Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Líderes europeus pedem nova investigação sobre origem do coronavírus

Na mesma direção de Joe Biden, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, defendeu uma nova apuração
Líderes europeus pedem nova investigação sobre origem do coronavírus
Reprodução/Janis Mackey Frayer/NBC/Twitter

Líderes da União Europeia defenderam nesta quinta-feira (10) uma investigação completa sobre a origem do coronavírus.

“Os investigadores precisam de acesso completo ao que for necessário para realmente encontrar a origem desta pandemia”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em uma entrevista em Bruxelas.

Ela deu a declaração ao lado do chefe do Conselho Europeu, Charles Michel.

No fim do ano passado, integrantes da OMS visitaram a China para fazer a apuração. No entanto, a organização relatou que teve dificuldades para acessar dados que ajudariam na investigação.

Segundo a Reuters, a União Europeia e os Estados Unidos preparam uma declaração conjunta sobre o assunto, que deve ser divulgada na próxima semana.

O presidente americano, Joe Biden, pediu, no mês passado, às agências de inteligência do país um relatório que incorpore descobertas de laboratórios e outras agências federais para tentar esclarecer se o vírus vazou acidentalmente de um laboratório ou se foi transmitido por um animal para seres humanos.

A tese do vazamento do vírus ganhou força depois que um grupo de cientistas publicou uma carta na revista Science citando a falta de informações confiáveis sobre a origem do coronavírus e pedindo uma nova investigação.

Leia mais: O furo de reportagem de O Antagonista sobre a mansão comprada por Flávio Bolsonaro em Brasília é dissecado na edição desta semana da Crusoé
Mais notícias
TOPO