Maduro passando o chapéu

A ditadura de Nicolás Maduro convidou credores internacionais para, no dia 13, discutir a “renegociação” dos US$ 150 bilhões de sua dívida externa.

O vice de Maduro, Tareck El Aissami, prometeu pagar o US$ 1,1 bilhão em títulos da dívida que vencem neste mês e –é claro– culpou os EUA pela situação toda.

A incompetência do chavismo é responsável pelo buraco em que a Venezuela está: com queda do preço do petróleo, corrupção e descontrole no gasto público, as reservas do país em dólar despencaram.

A “solução” de Maduro foi congelar a oferta de dólares para importação –o que está na raiz da escassez generalizada de alimentos e remédios.

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler 16 comentários
  1. Esse negócio de culpar os EUA é tão década de 1970, tão tropicalismo, tão cara do Che Guevara pichada embaixo de viaduto, tão salas de faculdade com pintura esverdeada e cheiro de naftalina… Coisa mais brega.

  2. Os chavistas estatizaram o que bem entenderam. Setores como cimento, siderurgia, energia, petróleo, gás, fertilizantes, expropriaram milhões de hectares de terra, para a reforma agrária, nacionalizaram até cadeias de hotéis e supermercados. Isso controlando câmbio a ferro e fogo e botando brucutu para intimidar comerciantes. Quando a coisa já estava feia, passou a importar produto e vendê-los de forma subsidiada (não sem máfias de simpatizantes), terminando assim de quebrar os produtores locais. Culpa do preço do petróleo? Já se falava em falta de papel higiênico em pleno pico no preço do petróleo. Culpa dos americanos? Os venezuelanos sempre venderam mais para os americanos e foi de lá que vieram as maiores compras. .. ah, deturparam Marx…. vtnc

    1. Fora os controles sobre preços e contratos, sempre botando trogloditas para achincalhar quem produz. Se brasileiro tivesse um pingo de juízo, deveria fugir, como o diabo foge da cruz, de qualquer candidato é manifestasse a mais infinitesimal simpatia pelo chavismo.

  3. Os únicos lugares onde o socialismo foi implantado completamente e que sirva de exemplo para o mundo livre, Cuba Coreia do Norte e Venezuela.

  4. “Incompetência do chavismo” ?!?! Apenas incautos tratam esquerdistas como incompetentes. Na verdade o chavismo foi muito competente para implantar um regime totalitário. Aprendam Antas: comunas só ficam no poder com a economia destruída e o povo escravizado.

  5. Se a esquerda se eleger em 2018,eles vão pegar as reservas em dólar,que o Brasil está acumulando,no competente governo Temer e emprestar pra Venezuela.
    Maduro se salva e o Brasil quebra outra vez.
    Não duvidem disso,o nosso povo é analfabeto,idiota e alienado.

  6. Ahhh…tá!! Só falta agora vocês do Antagonistas quererem desmentir o supremo comandante, o que “troca uma ideia” com pajarito e dizer que a culpa por todos os males que assolam a Venezuela não é do imperialismo ianque!! Parei com vocês!!

  7. Já estão recebendo MUITA ajuda de Cuba, Rússia e China faz tempo.
    Mas não tem jeito. É o mesmo que enxugar gelo, rasgar dinheiro. Saco sem fundo.
    Boa sorte aos novos credores/doadores.

  8. Quero saber quem vai negociar com esse ditador a dívida com o Brasil!!! O ministreco Aloisio Nunes???? Esse comuna vai inventar o REFIS internacional e vamos acabar pagando a conta pela cag.ada que Lula e seu poste fizeram!!! Não dá pra perdoar devedor internacional na situação em que estamos! Ja chega a safadeza de Temer com o REFIS que beneficia as empresas espertas e oportunistas que não geram mais empregos e tambem não pagam os impostos e tributos. CHEGA!!!! CHEGA!!!! CHEGA!!!!!! ESTAMOS FARTOS DE PILANTRAGENS, SACANAGENS, SAFADEZAS, CORRUPÇÃO E OPORTUNISTAS!!!

  9. Na história mundial, elementos como este MADURO sempre tiveram o mesmo trágico e merecido epílogo. Alguns na ponta de uma corda (Mussoline), outros no paredão e com sua mulher, como aquele comunista ditador da Romênia.
    Tais fatos sempre ocorreram onde o povo não tem virtudes.

  10. Os vermelhos escarlates bolivarianos atrasados e incompetentes além de mentirosos nunca assumem suas respobsabilidades, ou irresponsabilidades.Lembram dos 13,5 anos desgoverno no Brasil? Aculpa era sempre do FHC.

  11. olha aí o futuro do Brasil.com a ESQUERDALHA BOLIVARIANA no poder!!!!Se os EUA não COMPRASSEM o petróleo da Venezuela,esse paiseco estaria pior ainda!!!

Os comentários para essa notícia foram encerrados.