Nasa lança robô rumo à superfície de Marte

A Nasa lançou nesta quinta-feira, às 8h50 (horário de Brasília), o robô Perseverance, que parte rumo à superfície de Marte.

Trata-se de um robô de seis rodas equipado com um mini-helicóptero e carregado com equipamentos para eventuais missões tripuladas no futuro. Ele tem, aproximadamente, o tamanho de um carro.

A previsão é que a aterrissagem em Marte aconteça no dia 18 de fevereiro do ano que vem.

“Estamos todos muito emocionados. É simplesmente fantástico”, disse o diretor Ciências Planetárias da agência espacial americana, Bobby Braun.

Segundo Braun, o foguete está “quase na rota de Marte” — ainda será necessária outra queima de motor para que saia da “sombra” da Terra e os cientistas possam fazer contato com a aeronave.

“Uma vez que fizermos isso, estaremos, de fato, a caminho de Marte”, comemorou.

O robô tem a missão de coletar amostras de rochas de Marte e trazê-las de volta à Terra — seria a primeira vez que isso aconteceria. O material deve ser coletado por meio de cápsulas.

A missão teve o custo aproximado de US$ 2,4 bilhões e é a nona jornada da Nasa rumo à superfície marciana.

A expectativa é que as amostras coletadas pelo Perseverance sejam trazidas à Terra apenas em 2031.

Assista ao momento do lançamento:

Leia mais: O estrago do plano do PGR sobre a Lava Jato
Mais notícias
Comentários
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 22 comentários
TOPO