Ninguém segura os aiatolás

Ninguém segura os aiatolás
Arte: O Antagonista

Reportagem de Duda Teixeira na Crusoé trata do impacto mundial dos ataques a duas refinarias na Arábia Saudita, no último fim de semana, o que faz com que algumas das principais lideranças políticas do planeta batam cabeça sobre como reagir.

O Irã negou a autoria dos ataques e, para ajudar no despiste, os rebeldes houthis do Iêmen assumiram animadamente a responsabilidade pelo ato. Entretanto, quanto fica mais evidente que a culpa é mesmo dos iranianos, menor é a probabilidade de uma retaliação militar em larga escala contra o país. Cada um a seu modo, Estados Unidos e Arábia Saudita passaram a buscar meios para se esquivar de uma encrenca gigantesca.

“Para os americanos, o ataque contra as duas refinarias não é uma provocação grande o suficiente para merecer uma retaliação bélica. Muitos pensam que o dano é mais para a economia mundial ou que é um problema da Arábia Saudita, e não dos Estados Unidos”, diz o cientista político americano Benjamin Valentino, professor da Universidade Dartmouth.

Leia a reportagem completa:

Ninguém segura os aiatolás

Queimadas na Amazônia: o que a imprensa fala, e o que é verdade. LEIA AQUI
Mais notícias
Comentários
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 11 comentários
TOPO