“Nunca houve na América Latina nada à altura da catástrofe na Venezuela”

Ricardo Hausmann, professor venezuelano em Harvard, disse à Exame que o Brasil tem obrigação moral de acabar com a tragédia em curso no país do tirano Nicolás Maduro.

“Os países intervêm nos assuntos uns dos outros porque existe uma obrigação moral. Quando se escrever a história deste período que estamos vivendo, os brasileiros não terão como dizer que não puderam fazer nada enquanto os venezuelanos morriam.”

Hausmann descreveu a situação na Venezuela:

“Nunca houve na América Latina nada que esteja à altura da catástrofe que está acontecendo atualmente na Venezuela. Estou falando de fome e de mortes de crianças por desnutrição. Para mim dói mais porque eu sabia que isso iria acontecer. Houve um colapso da produção agrícola e das importações de alimentos. Hoje não há proteínas nem calorias suficientes para alimentar a população. E o governo se nega a receber ajuda humanitária. Esse mesmo governo anulou o Poder Legislativo depois que a oposição ganhou dois terços da Assembleia Nacional e usa as Forças Armadas para reprimir as pessoas que pedem uma solução.”

Para o professor, a saída é o Poder Legislativo votar o impeachment de Maduro por violação da Constituição, como diz a Organização dos Estados Americanos, e pedir ajuda militar internacional.

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 62 comentários
  1. A Eterna mania que qq estrangeiro seja de 1° ou 3° mundo querer por moral pra cima do Brasil e exigir obrigações. Ele que está em Havard que seja o primeiro a ir la levantar essa bandeira assim como fez o Oscar Perez, esse sim merecedor de todo apoio brasileiro.

  2. O povo venezuelano está impotente diante da situação em que foram colocados sozinhos não conseguirão sair desta. Precisam de uma intervenção militar dos EUA. Apesar da interferência de Putin na Venezuela, nada irá mudar à favor deste povo. Putin é adepto da ideologia comunista, o mesmo que Maduro. Prezam um governo ditatorial, mas nunca intervirão pelo povo. É comum no regime comunista, este comportamento!

  3. O Brasil tem condições de acabar com a festa do Madurolixo, o problema é que está ocupado por um governo corrupto e escória de esquerda, que apoiou, mamou e se locupletou em sua associação com comunistas no Brasil, então, nada se fará, ainda que sua responsabilidade na tragedia seja total. Qual a saída, EUA, uma pressão profunda no Brasil, economicamente, levaria a canalhada esquerdóide a jogar seus hermanos venezuelano no mar.

  4. O Brasil não tem como intervir em nenhum outro país. Já temos muitos problemas aqui.
    Além disso, mesmo com essa situação caótica o Maduro ainda tem o apoio de uma grande parte do povo, mesmo que não seja maioria, isso complica as coisas. São civis inocentes e enganados pelo socialismo comunista.

  5. A melhor coisa que o mundo deve fazer é ignorar a Venezuela. Deixem que recorram ao canibalismo. Vamos fingir que ela não existe. O povo de lá quis assim e será assim. Vejam que votaram maciçamente pra derrubar a oposição na última eleição e fortalecer Maduro.

  6. tem nomes e sobrenomes e partidos.
    A começar por:
    fernando henrique cardoso;
    luis inácio lula da silva;
    josé dirceu de oliveira e silva;
    seguidos por:
    toda a quadrilha petista;
    todos os integrantes, militantes e seguidores de:
    Rede e marina silva,
    PSOL,
    PC do B
    e demais partidos de esquerda, incluindo por ação ou omissão:
    PSDB, PMDB, DEM.
    É uma lástima o que acontece ao povo venezuelano, ao qual sou solidário, mas sugiro ao Sr. Ricardo Hausmann, que processe, perante as cortes internacionais, todos os nomes citados. E não esqueça de incluir george soros!

  7. “Nunca houve na América Latina nada à altura da catástrofe na Venezuela”
    Por outro lado da moeda podre, o tiranete Maduro e a ditadura bolivariana, ao obrigarem venezuelanos esfomeados a consumirem “receitas criativas” com ração animal e embutidos pra cachorro, conspiram para que o pensador humanista francês Étienne de La Boétie (1530-1563) se remexa no túmulo, pois que, a ditadura bolivariana oferece um “upgrade marxista” ao famoso panfleto político-ideológico de La Boétie: Discurso sobre a servidão voluntária canina.

  8. Pode esperar sentado por esse anão diplomático! Governos comunistas desarmam a população, deixando-a à mercê dos exércitos que apoiam suas ditaduras. Uma excelente ajuda sem adentrar em problemáticas à soberania, era armar a oposição e deixar o pau quebrar. Quem sabe teríamos a bela notícia da prisão e execução daquele porco do Maduro?

  9. Foi uma ótima colocação, so tem um pequeno probleminha. O PESSOAL DO COMANDO FOI EMPOSSADO PELO PT E PSDB,então se aqui o pessoal não mexe uma vírgula para acabar Com
    A baderna e a corrupção ,a violencia,entao o sr acha que eles vao levantar os olhares pra venezuela e levar uma pimba,claro que nao, aqui a FAS e paz amor

  10. Muito bonito esse professor. Quer que o Brasil; com seu poderio militar de 1970, arruma confusão com um tirano desequilibrado com uma m exército e uma força aérea moderna. Ele que deveria deixar as palavrinhas bonitas de lado, largar a vida boa nos EUA e ajudar mais concretamente seu país.

    1. COVARDE, COVARDE !!!!

      Se precisar modernizamos nossas forças, isso é coisa que se faz em alguns dias.

      COVARDE !!! QUEM TEM QUE RESOLVER A VENEZUELA É O BRASIL !!!

      EU IRIA COM PRAZER LUTAR PARA LIBERTAÇÃO DA VENEZUELA !!!

      VOCÊ QUE É COVARDE ESTÁ COM MEDO DAS BOMBAS.

      DEVE SER ALCKMISTA, BOLSONARO NELES !!!

  11. Esses que estão pedindo para o Trump atacar a Venezuela são uns COVARDES !!!! O Michel Temer que tem que atacar a Venezuela pois é um país vizinho nosso, não sejam covardes seus lixos, o Brasil tem força militar para esmagar as forças bolivarianas, e se faltar equipamento basta comprar.

    Eu seria um voluntário nessa cruzada contra o mal, iria marchar vitorioso, se Deus permitir, até Caracas e libertar o povo Venezuelano !

    A LIBERTAÇÃO DA VENEZUELA É PAPEL DO BRASIL, NÃO ESPEREM NADA DO TRUMP QUE DESPEZA O POVO VENEZUELANO !!!

  12. Compete à população de um país impedir que ele seja colapsado. Não temos nada com aquilo, que nunca foi mais do que um poço de petróleo mal gerido. Do mesmo modo, a meleca em que o Brasil está se transformado não deve ser motivo para ingerências externas, nos mais das vezes acobertando interesses escusos.

  13. Sempre que alguém, falando sobre a situação brasileira, me diz “estamos no fundo do poço”, digo à alma ignorante para dar um google sobre a situação venezuelana, para ter uma ideia do que o caminho do petismo nos reserva para o futuro.

    A corrupção, os problemas com o sistema de saúde e o caos na segurança pública que estamos enfrentando aqui não são NADA comparados à desgraça humanitária que assola nosso vizinho.

    Concordo que uma intervenção estrangeira é questão delicada, mas dizer que “temos nossos próprios problemas para cuidar” para justificar nossa inércia é de uma leviandade inadmissível.

  14. Eu até concordo com ele que o Brasil deveria fazer alguma coisa, mas a verdade é que já estamos com muitos problemas de corrupção tentando evitar que o mesmo ocorra por aqui. Nosso país também está sem rumo.

  15. Eu venho aqui sempre apontar a culpa de Temer e Nunes em não elevar o tom com maduro! O Brasil é a maior potência da america latina e está PERMITINDO que um monstro genocida escravize um povo no país vizinho! Precisamos fazer alguma coisa mais séria do que expulsar o responsável pelo comércio com esse pais.

  16. Professor, agora Inês é morta. A VENEZUELA SERÁ A NOVA UCRÂNIA. A tendência é só piorar e a guerra civil será INEVITÁVEL, a não ser que derrubem o tabuleiro do MADURO, POIS DO CONTRÁRIO, SERÁ O CAOS. TIRARAM AS PROPRIEDADES DAS MÃOS DE QUEM REALMENTE PRODUZ E ENTREGARAM AOS INCOMPETENTES E IMPRODUTIVOS. AGORA QUE A CIGARRA ACABOU COM TUDO, INCLUSIVE COM AS FORMIGAS, NÃO SERÃO OS IMPRODUTÍVEIS QUE RESOLVERÃO O PROBLEMA. QUEM NASCEU PARA SER CIGARRA, NUNCA SERÁ FORMIGA! LEMBRAM DAS TERRAS DOADAS PELO GILBERTO GIL AO MST?

  17. A Russia armou a Venezuela ate os dentes. O que o Vilas Boas (numa cadeira de rodas) pode fazer com meia hora de munição?! Somente o PCC junto com CV poderia fazer frente contra aqueles bolivarianitos.

  18. Deviam fazer um documentário, para passar em pracas públicas de todo o Brasil, mostrando aonde as boas intencoes de Chávez levaram aVenezuela. Troquem Chávez por qq esquerdista brasileiro em campanha e o resultado seria o mesmo: miséria e genocídio. Serviria de alerta pro bando de ignorantes q quer receber tudo grátis, em troca de seu voto.

  19. Aí pensam que se o USA se intrometessem na Venezuela seria mandando soldados no 1° momento rsrsrs, o USA esta louco pra testar aqueles misseis intercontinentais supersônicos será q a Venezuela tem poderio militar pra aguentar isso? kkkkk. Enfim é triste tudo isso que o Comunismo esta fazendo com eles acho que vão ter que sair dessa sozinhos.

  20. Intervenção militar externa na Venezuela é impossível. As forças armadas venezuelanas estão muito bem equipadas , contam com um contingente expressivo e tem o apoio incondicional da Rússia, Irã e Cuba.
    Mudança só através de um golpe militar interno para por um mínimo de ordem no caos .

  21. Os Comunistas nunca sairam do poder pelo voto. Contra fatos não há argumentos.

    A Bolivia tem tudo para ser pior e pouca gente tem alertado. Tudo planejado abertamente no Foro de São Paulo, contando com a passividade dos governos democráticos, instituições e autoridades. O resultado só poderia ser esse.

    1. O problema é que não há opção como ficar de fora, o Brasil apoia e sustentou os regimes totalitários na América Latina, tem fronteiras com o país e sofre indiretamente pelas calamidades. Vai ser obrigado a tomar posição, querendo ou não. Recentemente, o Vampiro recebeu o Índio cocaleiro e não estão repercutindo o que está acontecendo na Bolivia, com o novo código penal, mandato de 30 anos na presidência, perseguição à liberdade de religião, restrição à propriedade privada, etc…
      É fácil ser analista de jogo terminado, um show de hipocrisia esses intelectuais progressistas, que esperam a calamidade acontecer.

  22. Cgaves/Maduro expropriaram as terras de quem produzia para dar aos assentados do MST da Venezuela que não produz nem pra eles, o legado é esse, falta de alimentos. Venezuela, País de Tolos.

  23. O Lula acabou a fome no Brasil, quem sabe poderá também resolver o probleminha da Venezuela! Do assunto ele entende, está indo agora mesmo para a Africa discutir isso, o notável consultor da FAO!

  24. Vamos ter de esperar o “alemão” Trump tomar a dianteira e mandar a Quarta Frota aportar na costa da Venezuela e liberar o país do jugo deletério comunista.
    Não tem outra alternativa.
    Pedir para os covardões sulamericanos que, quando não estão muito ocupados saqueando o próprio povo, estão com o rabo no meio das pernas ou são absolutamente coniventes com a desgraça da Venezuela?
    Esqueçam qualquer mobilização republicana e digna, abaixo da linha do Equador.

  25. Mandem o Lula como emissário especial conversar com o camarada Maduro! Junto com Cuba poderão reverter a situação da República Bolivariana do século XXI, em tempo, Glesi poderá ter contribuições a prestar.

  26. Não são os brasileiros que estão na inércia em relação à crise que destrói o povo venezuelano pelo comunismo de Maduro e seus cúmplices. O governo FDP do Brasil, ideologicamente e politicamente comunista, é que está aceitando a desgraça do povo venezuelano sem nada fazer. Também pudera, temos um grande FDP na Ministério das Relações Exteriores e todo mundo sabe que os partidos políticos do Brasil são todos socialistas e inclusive o PMDB hoje disfarçado de MDB no poder (tudo a mesma mer…) se omite em relação à crise dos nossos vizinhos pois comunistas são solidários com comunistas. Aliás, o MDB é o pai do comunismo no Brasil. Estamos phodidos com essa gentinha metida a governo mas que só querem as benesses do poder. Acorda povo!

  27. Se o tema fosse um pai de familia sapecando uns tapas no bum.bum do filho…ai ai ai, todas essas insituicoes lotadas de prasitas ja teriam reagido. O mundo vai de ma a pior, a massa entretida no “vai malandra”. E ao que parece la na Venezuela o Herói Oscar Perez deu a vida por um povo indolente que se contanta com um frango… é o que parece.

  28. A omissão que acontece na AL é a mesma que aconteceu na Europa durante o holocausto nazista, só que um enorme agravante. Hoje temos todo tipo de mídia aí para mostrar e a mesma, por alinhamento ideológico e criminoso com essa ditadura, esconde do mundo todo o genocídio de Maduro, sob as bençãos do Papa Francisco, o papa da mesma igreja que se furtou em denunciar os crimes nazistas, por puro medo e rabo preso. O inferno já está esperando todos os cúmplices do sangue derramado dessas crianças.

  29. Ele está falando, simplesmente, sobre o comunismo, que gerou desgraças impensáveis em todos os países em que foi implantado.
    A esquerda é isso. Só não vê quem não quer. Temos que nos livrar de todos o mais rápido possível.

  30. Pior, o Brasil claramente financiou tudo isso na Venezuela através do lixo chamado BNDES!
    O Lula tem sangue nas mãos, a Dilma tem sangue nas mãos, o Mantega tem sangue nas mãos, o Coutinho tem sangue nas mãos s todo diretor vagabundo do banco que assinou os empréstimos tem sangue nas mãos!
    Essa gente tem que ser presa e julgado por um tribunal penal internacional por crimes de Lesa Humanidade!