O desespero por comida na Venezuela

Multidões de venezuelanos se aglomeraram do lado de fora de alguns supermercados de Caracas neste sábado, um dia após o governo de Nicolás Maduro obrigar estabelecimentos a reduzirem os preços a níveis de um mês atrás, informa O Globo.

Trata-se de uma redução drástica, dada a hiperinflação da Venezuela.

“Em um dos supermercados, centenas de pessoas, incluindo bebês, pensionistas e crianças com deficiências se reuniam em cenas caóticas.

‘Na minha casa, não comemos três vezes por dia’, disse Mileidy Acosta, de 28 anos, com três crianças. ‘As pessoas estão cansadas. Uma pessoa que ganha um salário mínimo não pode comprar nem molho de tomate.'”

Lula não vai agendar uma palestra em Caracas?

Fome mata crianças na Venezuela, diz New York Times

Adeus, palestras de Lula

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. E o mundo, onde anda? Ah, tem-se que respeitar a soberania dum país! E isto dá direito a um sem-vergonha, descarado, e a uma elite vendida, fazerem o que querem com o povo? Não se trata de aviltamento aos direitos humanos? Cedo, cedo, teremos uma guerra civil na Venezuela. Será que não é melhor as grandes potências se reunirem e darem um ultimato ao Nicolás Maduro antes que desgraça maior se estabeleça naquele país?

Ler mais 79 comentários
  1. E o mundo, onde anda? Ah, tem-se que respeitar a soberania dum país! E isto dá direito a um sem-vergonha, descarado, e a uma elite vendida, fazerem o que querem com o povo? Não se trata de aviltamento aos direitos humanos? Cedo, cedo, teremos uma guerra civil na Venezuela. Será que não é melhor as grandes potências se reunirem e darem um ultimato ao Nicolás Maduro antes que desgraça maior se estabeleça naquele país?

  2. Meu Deus!!! Os países têm que intervir já, tirar esse presidente que destruiu a dignidade dessas pobres pessoas em prol de seu prazer egoísta, pra não dizer doentio mesmo!!! É chocante!!! E pensar que isso estava, espero que esse seja o verbo correto, estava caminhando para acontecer em nosso país, chegamos bem perto, estamos no caos!!!

  3. Este é o modelo de governo que o PT tentava emplacar no Brasil. Pobre da ignorância bolivariana. Simon Bolívar foi herdeiro e membro da alta aristocracia. Enfim, representante da classe burguesa que os imbecis bolivarianos tentam marginalizar.

  4. O X da questão. A Venezuela quebrou porque o governo popular do Brasil parou de bancar ou porque o Brasil quebrou e não pode continuar à bancá-la. Temer, o vice da chapa, sabe a resposta.

    1. Errado. Quebrou porque estatizou um monte de empresa e impôs na marra vários
      achaques sobre a classe produtiva, provocando quebras e fuga de talentos do país. Quebrou bem antes do PT sair do Planalto.

    2. O papel do Brasil na quebra da Venezuela é quase nulo. Mas por causa das ações e omissões no campo político do que no econômico. A Venezuela quebrou porque expropriou, nacionalizou e estatizou grande parte da economia, incluindo indústrias de base, terras e até hotéis, e os entregou a partidários que passaram a administrar de forma corrupta e desastrosa. Quebrou porque passou a botar hordas de trogloditas para achacar os empresários que ainda ficaram no país (a perda de capital humano, per si, já foi devastadora) com tabelamentos e congelamentos de preços, câmbio e contratos. Quebrou porque pegou as receitas de seu principal produto para comprar produtos no exterior e vendê-los internamente (não sem máfias) e com isso terminar de quebrar a PDVSA e com o que restou de quem produzia.

  5. Impressionante como um povo pode ser tão submisso. Está parecendo o brasileiro. Depois de tudo que estão passando por lá e nós por aqui, só nos resta pensar que a covardia faz parte do DNA deles e do nosso também.

    1. Povo submisso ? Sabe quantos venezuelanos já foram assassinados pelas milícias e exército do Maduro ? Quase 4000 em 3 anos de protestos. Sabe quantos foram torturados ? mais de 10 mil. Sabe quantas mulheres foram estupradas por bandidos que vestem farda lá ? Mais de 5000. São mais de 12 mil desaparecidos e vc vem dizer que o povo é submisso ?

    2. É isso mesmo!!! O brasileiro é pacífico, ordeiro, por isso chegamos nesse caos que estamos, e íamos caminhando pra esse comunismo de horror, que o “chefe” de todo esse nosso caos quer implantar aqui, enquanto ele se esbalda na mordomia e nos cartões corporativos secretos!!!

  6. Tinham que filmar, documentar e mostrar para todo o povo brasileiros o que o stf, lula, aloysio nunes, dilma e seu comparsas querem transformar o Brasil. No Brasil os Estados mais quebrados os governadores pertencem a esquerdalha e foram apoiados pelo lula.

  7. Petralhagem FDP: que tal uma vaquinha pra comprar alimentos para as vitimas dos bolivarianos na Venezuela? O corrupto de vcs já está condenado e não vale mais a pena botar grana nele.

  8. Quem é esta idiota desta Judith…que parece acreditar em Papai Noel. O que uma nojeira destas está fazendo aqui. Fica na sua Venezuela com Maduro e afunda com ele, de uma vez por todas.

  9. Por que não tem videos ou fotos mostrando as atrocidades com o povo venezuelano, pois, o comuna aluysio nunes, lula, dilma e toda a trupe petistas, psolistas, comunistas continuam defendendo a ditadura maduro assim como defendem o evo morales da Bolívia e todos os ditadores mundo à fora.

  10. Povo venezuelano estão pagando por acreditar na boa vida prometida por Hugo Chaves e continuou com Nicolas maduro.expropiaram as terras de quem produzia e as doaram para os terrorisras de lá semelhante aos daqui baderneiros do MST tá ai o resultado do projeto que o Pt ainda sonha em implantar no Brasil.

  11. Com o TEMER Corrupto e o LULA que não vai ser condenado rumo a presidência teremos o mesmo fim. O DIABO com muita sorte leva o TEMER antes. O LULa o diabo não quer. Vai ser presidente

  12. SÓ MESMO ESSA ESQUERDA CAVIAR PARA DESTRUIR A ECONOMIA DA OUTRORA PROSPERA VENEZUELA, PAÍS POSSUIDORA DA MAIOR RESERVA DE PETRÓLEO DO PLANETA. TEMOS QUE ABORTAR ESSA TENTATIVA DOENTIA DE TRANSFORMAR NOSSO QUERIDO BRASIL NUMA REPUBLIQUETA SINDICALISTA CONSTITUÍDA DE PELEGOS APADRINHADOS E VAGABUNDOS QUE NÃO QUEREM NADA COM O TRABALHO. TEMOS QUE BOTAR ESSA QUADRILHA PETISTA NA JAULA.
    BRASIL ACIMA DE TUDO

  13. O DR. PIROCA É UM MORTADELOSO…NAO SE PREOCUPE, SUA HORA VAI CHEGAR E QWUANDO CHEGAR, EU VOU ESTAR LÁ .
    O BRASIL SEU CANALHA, É A MINHA TRINCHEIRA .
    QUANDO EXPLODIR, NAO VOU ME ESQUECER DE ‘GENTE’ COMO VOCE…PROMETO, NÃO É UMA AMEAÇA MAS UMA ,PROMESSA !

    1. Vá se tratar, pois vc está doido. Só o fato de só escrever em maiúsculas mostra que está carente e precisa de atenção. Procure um terapeuta, um psiquiatra, um “médico de cabeça”. Ou então venha aqui no consultório do Dr. P I R O C A. Vou te dar uma injeção.

    2. Vá se tratar, pois vc está doente. Só o fato de só escrever em maiúsculas mostra que está carente e precisa de atenção. Procure um terapeuta, um psiquiatra, um “médico de cabeça”. Ou então venha aqui no consultório do Dr. P I R O C A. Vou te dar uma injeção.

  14. ‘DR. PIROCA’…NAO SE ESCONDA ATRAS DE NICKS QUANDO INSULTAR ALGUEM. FAÇA COMO EU, EM NOME PROPRIO . SEU COVARDE ,ESTUPIDO E IGNORANTE !
    BORRA BOTAS NAZIPETISTA , INFELIZ, FRUSTRADO !!

  15. O Socialismo é muito bom, enquanto ainda existe o capital dos outros para sustentar…
    O Brasil não está apoiando a Venezuela e os outros países ideologicamente comprometidos.
    Quando a ex-URSS deixou de existir, o que aconteceu com Cuba? Fidel criou o “Foro de São Paulo”, junto com o Lula…
    Se o Brasil é os brasileiros não “abrirem o olho”, nós seremos a Venezuela, no futuro…
    Ou, preferem “bradar” Lula 2018 ?!!!

    1. Mentiroso. Em 2013 não havia essa fome toda na Venezuela. E, repito, Martina Mussolini é ITALIANA. Pare de mentir, seu demente!

    2. Mentiroso. Em 2013 não havia essa fome toda na Venezuela. E, repito, Martina Mussolini é ITALIANA. Pare de mentir, seu doente!

  16. Judith lemos,admiro muito a sua coragem de vir aqui defender nossos herois democratas o LULA2018 e o MADUROFOREVER !Quero ajudar a causa entao peco a sua ajuda e sua orientacao politica.Por favor,me passe seu email e telefone para q eu possa comecar logo a contribuir,inclusive financeiramente!

  17. SÉRIO…TENHO DUAS AMIGAS ITALO-VENEZUELANAS…A ULTIMA VEZ EM QUE ESTIVE COM ELAS FOI EM VENEZA PEGANDO UMA BARCA…CONSEGUIRAM FUGIR, ESTA É A PALAVRA, FUGIR DO INFERNO COM A FAMILIA…QUEM AS ESCUTAVA CONTANDO AS HISTORIAS DE DESESPERO E FOME LEMBRAVA AQUELA COISA TODA DO GUETO DE VARSOVIA, DA FOME…EM RESUMO, ATÉ OS GATOS DAS REDONDEZAS FORAM DEVORADOS E, NUMA CENA DE ‘VIDAS SECAS’ A LA VENEZEULA, ATÉ O CÃO DE ESTIMAÇÃO DA FAMÍLIA FOI DEVORADO !
    QUEM AS AJUDOU A SAIR DE LÁ, FOI UMA VENEZUELANA DE SOBRENOME FAMOSO, ELA TBM , DE ORIGEM ITALIANA, MARTINA MUSSOLINI, BISNETA DO PROPRIO BENITO !
    ASSIM ESTÁ O POBRE E DESESPERADO POVO DA VENEZUELA MAS PARA ELE NAO HA OS ‘IXPICIALIZTAZ’ DA FOLHA DA VILA MADALENA EM SEU SUBJORNALISMO COSMETICO !!
    PAULO BOCCATO

    1. PROCURE VOCE A CARTA-TESTAMENTO QUE ELA DEIXOU…E AGRADEÇA POR TER ME REBAIXADO A ESCREVER A VOCE .MARTINA TINHA ORGULHO DA CIDADANIA VENEZUELANA, SE APRESENTAVA ASSIM, ITALO-VENEZUELANA, IGNORANTE !

    2. Até os indios venezuelanos estão dando no pe5, em Manaus tem um monte que fugiram da Venezuela.E o que é pior, quem produzia, Estudava, tinha competência e empregava estão indo embora, está ficando o povo pobre ficando miserável.É como na Floresta, vc derruba as árvores grandes e as medias , destruirá todos pássaros, insetos, fungos, musgos, ou seja, todos que viviam das sombras do mesmas.

  18. Estes crápulas terão um destino terrível.
    Nada como um dia atrás do outro. Arcarão com as consequências das atrocidades que cometeram e ainda cometem. E aqui incluo também Lula e sua caterva.

  19. Prezados brasileiros trabalhadores ,pagadores de impostos e pessoas de bem. Eu votei PT /Lula o VERME SAFADP um dia e deus vai me ajudar a tirar esse PESO absurdo que levo PELA DESGRAÇA que vi essa corja de comunistas ,infelizmente tbm com meu voto ,destruir o Brasil. LULA e esses vermes imundos NA CADEIA JÁ!! REVOLTANTE PENSAR QUE UM DIA ACREDITEI NESSES VAGABUN DOS COMUNISTAS QUE DE ” democratas” não tem naaadaaaa!!!!este blog Aluizio Amorim me esclareceu muito sobre tudo isso que estamos vendo ,é um jornalista muito sério e trabalhador também como nos, e hoje vi lá um texto e vídeo que são realmente imperdíveis ,se puderem vejam muitos ex petistas amigos vamos lá saber e entender a merrrd@ que fizemos http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2018/01/uma-cacetada-nos-socialistas-de-iphone

  20. Judith é a tipica comunista escrota, problema é sempre do malvado capitalismo opressor e das sanções imperialistas. O Maduro ter instaurado uma ditadura, promover assasinato do próprio povo ou ter destruído a economia venezuelana, por sinal, distribuindo calote para todos fornecedores, é só um detalhe para gente como essa Judith hipocrita.
    Socialismo = Comunismo = Genocidio.
    Só doentes mentais defendem uma ideologia, que sempre resultou e resultará em morte.

  21. Hasta la victoria camarada Ju!
    Viva la revolucion.
    O que se pasa con nuestra amada Venezuela es un golpe hecho por los imperialistas americanos y tambien de Portugal.
    Vamos juntos unidos hasta la victoria del comunismo camarada!

    1. O territorio de Cuba é maior que de Portugal, Por quê os cubanos não socorrerama a Venezuela e forneceu os Pernis para ceia de Natal?A Venezuela é 10 vezes maior que Portugal, por quê não produz seu próprio Pernil?Não seria porque o comandante Chaves expropriou 7 milhões de hectares de quem produzia e distribuiu para os Sem Terras de lá que não produzem?

  22. A população venezuelana quer que os outros países invadam de propósito, pra assim fortalecer Maduro, que se vitimizaria. Temos que esquecer a Venezuela como esquecemos Cuba e deixar que eles se afundem sozinhos.

  23. Isso daí é intriga da oposição! Só pode ser, pois eu acompanho o governo de Maduro há meses e pude observar que a cada dia ele fica um “cadinho” mais mais rechonchudo!! Deduzo, pois, que não falta comida na Venezuela!!

  24. É bom que se esclareça que a falta de produtos na Venezuela é devido ao boicote dos fornecedores. O caso do pernil de Natal é emblemático, com os fornecedores portugueses negando-se a vender. Esses que fazem o embargo, capitaneados pelos estadunidenses, não fazem a ideia da dimensão do mal que estão causando ao povo venezuelano, especialmente os caraqueños, que não tem onde plantar nada. Os do interior ainda se viram, pois podem plantar para subsistência. Essa é a consequência do que estão fazendo os inimigos dos pobres. Para atingir o comandante Maduro estão sacrificando toda uma população!
    LULA 2018

    1. A mando do Lula a Sadia vendeu US$60 milhões ao Hugo Chaves. A Venezuela não pagou a Sadia aí o Lula tirou dinheiro do BNDES e pagou a Sadia. A Venezuela se comprar 1 litro de leite não paga, pois não tem dinheiro pra pagar ninguém, o Hugo Chaves, Madura e a organização criminosa montada por esses dois lá roubaram todo o dinheiro da Venezuela. Quem defende esses caras é tão ladrão e ladra quanto eles e vc com toda certeza é.

    2. Sei que debater com essa JUMENTA é perda de tempo, mas caso alguém esteja na dúvida, tudo o que ela falou está errado, obviamente. Se custa para mim $1.00 para produzir um quilograma de determinado alimento e o governo diz que eu só posso vender a $0.90, não tenho como cobrir meus próprios custos (comprar sementes e produtos agrícolas, manter instalações, pagar funcionários, etc.), além, é claro, de não haver incentivo (lucro). Em suma, eu estaria PAGANDO para produzir, algo que mesmo que eu queira, não tenho como fazer para sempre, pois uma hora o dinheiro simplesmente acaba. O SOCIALISMO, através do controle de preços e planejamento centralizado da economia é o que gera a escassez. Isso não tem absolutamente nada a ver com as conspirações delirantes dessa imbecil.

    3. Venezuela 920 mil km2, Cuba 98 mil km2, Portugal 92 mil km2, por quê venezuela e Cuba não produzem os Pernis que necessitam?Por que Portugal 10 vezes menor tem que abastecer a Venezuela?Será que a falata de Pernil e outros alimentos na Venezuela não é motivado pelo Coma Andante Chaves que expropriou 7 milhoes5de hectares de quem produzia e distribuiu para os Sem Terras venezuelanos que nada produzem?Comunismo e tirar dos competente e trabalhadores para dar para incompetentes e não trabalhadores.A Judith Lemos é uma excelente Stand UP, consegue alegrar todos com suas lerias.

    4. O socialismo não é auto sustentável querida, acaba quando termina o dindin dos outros. Sem meritocracia ninguém empreende e se esforça, por isso o comunismo só gerou milhões de mortes na antiga união soviética, miséria e atraso em Cuba e agora a coitada da Venezuela…E a culpa nunca são dos gestores ne?

    5. Pergunta: a Venezuela (governo) não pode fazer compra de pernil?
      Pergunta2: o empresário é obrigado a vender abaixo do preço que ele acha justo?
      Pergunta3: Se a Venezuela tem o poder (policia/exercito e judiciário) é possível um empressário manter estoque guardado?
      Pergunta4: A onde esta os empresários amigos do Governo (eles existem)? pois podem fazer compras de produtos no exterior e vender na venezuela?
      Pergunta5: existe embargo de alimentos contra a venezuela (claro que não)?
      Pergunta6: a Venezuela paga em dia as compra de alimentos que fez?

      É CADA BESTEIRA QUE FALA! VAI ESTUDAR ECONOMIA (PREÇO/TRABALHO/TRIBUTO/GARANTIA ETC)!

  25. O venezuelano é covarde e quer mesmo isso.
    Votaram no socialismo, continuam querendo socialismo e vão morrer com o socialismo.
    Agora estão pedindo que invadam esse lixo de país? Tem bolsominion “adorando” a ideia.

  26. Essa é a democracia de Lula e o semipresidencialimso de Temer/Gilmar
    Apreciem sem moderação emquanto não chegamos a esse ponto com um estado cada vez maior, inchado, corrupto, gastador e que procura remover obstaculos para gastar e roubar ainda mais nossos inpostos (quebra da regra de ouro e ataque para desviar 15 bilhoes do FGTS)

  27. O ditador assasdino defendido com unhas e dentes pela re gleise hofaman do pt nanico ja matou muita gente …aquele assassino tem q ser corrido do poder cade o mundo que nao invade e expulsa aquele ditador

  28. Eh um crime o fizeram com a Venezuela… Um país outrora próspero, se tornou miserável!! Esse Maduro e comparsas deveriam ser enforcados em praça pública!! Povo desarmado eh presa fácil de ditadores!!

  29. Depois esses petistas idiotas vem falar em democracia, estado de direito e mais asneiras!
    Esse lixo de partido sempre defendeu o regime ditatorial de Cuba e Venezuela!
    Acorda eleitores desse condenado ditador!

  30. Boa ideia, Lula poderia ir de Porto Alegre para Caracas para ajudar a resolver o problema da fome dos Venezuelanos. Ele fez campanha na TV de lá pra Maduro, então agora que ele ajude esse povo com fome, sem remédios e com uma hiperinflação galopante ne?

  31. Calma Venezuelanos a Judith está chegando ai com alimentos, Cuba tambem vai ajudar.Aliás Cuba tem o território maior que o de Portugal , por quê não exportou Pernil para Venezuela?Vermelhos hipócritas.