O escudo pode virar bumerangue

Na lógica da Guerra Fria, a Coreia do Norte servia de escudo para a China contra os aliados americanos — Coreia do Sul e Japão.

A China, porém, não precisa mais desse escudo como antes.

Ou os chineses controlam a Coreia do Norte, ou o escudo pode virar bumerangue.

22 comentários

  1. A burrice da China vai custar bem alto pra ela.Imaginem um regime que manda as favas todas as resoluções da ONU não irá pensar em arrancar alguma coisa dela.Se tiverem misséis nucleares os norte-coreanos apontarão cedou ou tarde seus petardos em direção ao sul da China onde estão mais de 400 milhões de pessoas e muita riqueza e exigirão taxa de proteção da China.Lembrando que a China já praticou no passado essa política da compra de paz e só não foi destruída porque um tal de Gengis Khan destruiu o império Jin que se locupletava com ouro e garotas chinesas ao extorquir o império do Meio.Mesmo assim um neto de Gengis terminou o trabalho e a China foi colônia dos mongóis ao fim.

  2. _
    China e URSS, esta sucedida pela Rússia sempre se valeram de prepostos para pressionar e prevalecer sobre o Ocidente – assim foram / são Cuba, Coréia do Norte, Vietnam, Alemanha Oriental, etc. – a lista é imensa.

    Ainda que Kim Jong-un, possa estar agindo autônomamente em alguns aspectos, o que está acontecendo é fruto de muitos anos de maquinação.

    Não há espaço para deixar esta chantagem prevalecer, mas também é necessário desarmar as muitas armadilhas que estão disseminadas pelo mundo: -Coréias, Oriente Médio, Venezuela, refugiados prá todo lado, etc., . . .
    _

  3. O maluco coreano do Kim Jon un é órfão de pai e o líder chinês Xi Jinping atua como seu “padrasto”, ou melhor, o seu “mestre”. A relação estreita entre a poderosa China e a Coréia do Norte costuma ultrapassar o entendimento médio dos ocidentais. De qualquer forma, a situação é preocupante.

  4. Só li imbecilidades nos comentários, de gente que não sabe nada sobre o mundo fora de deus umbigos de samba, Carnaval e futebol. A massa de ignorantes nesse país continua achando que a China é aquela república maoísta dos anos 50. Vão estudar, bando de desdentados!

  5. Só li imbecilidades, de gente que não sabe nada sobre o mundo fora de deus umbigos de samba, Carnaval e futebol. A massa de ignorantes nesse país continua achando que a China é aquela república maoísta dos anos 50. Vão estudar, bando de desdentados!

  6. A China do Partido Comunista não é um país pacífico. Pela movimentação das peças no tabuleiro, eles pretendem controlar as principais reservas de recursos naturais do planeta para acossar os EUA e passar a ditar as regras do mundo. Dá pra se ter uma idéia da m3rd4 que seria o mundo regulado por desses facínoras. O comportamento anômalo dos principais meios de comunicação do Ocidente serve como trailer desse filme de horror. Vejam o que diz o Secretário-geral da ONG RSF no último parágrafo dessa matéria: https://oglobo.globo.com/mundo/rsf-denuncia-cerco-liberdade-de-imprensa-na-america-latina-21775891#ixzz4rXJDPxF6

    1. MÁRCIA, VOCE SABIA QUE O AÉCIO E O ANASTASIA DERAM A MINA DE ARAXÁ -MG –DE NIÓBIO PROS CHINESES EXPLORAREM–RECEBERAM BILHÕES POR ESSE ROUBO

    2. Gutierrez, escrever em letras maiúsculas não torna o que disse mais ou menos verdadeiro. Aliás, parece que está gritando todo o tempo.

    3. Não tomei conhecimento disso, não, gutierrez. Na verdade, o que me incomoda não é propriamente a concessão de exploração a estrangeiros, mas sim a não diversificação de países envolvidos. A China parece açodada demais para o meu gosto.

  7. Definitivamente Mario não entende patavinas de geopolítica! Duvido que esse post tenha sido escrito pelo FMB.
    A Coréia do Norte é importante instrumento de contenção que a China usa em face dos seus inimigos norte-americanos, sul-coreanos e japoneses. Ainda mais agora que a China quer o domínio total do mar do sul da China. A estratégia que o gordinho Kim usou para tapear o Japão e os EUA em relação ao míssil disparado na semana passada e que caiu perto de Hokkaido é uma amostra que o Ocidente está tremendamente despreparado para a guerra. Guerras, Mario Sabino, não são travadas com tecnologia, mas, principalmente, com estratégia.

  8. Parabéns à KN, mostou que tem culhão, se vão usar com sabedoria o domínio dessa tecnologia são outros quinhentos. Enquanto isso em Banânia é só carnaval, futebol e p.u.t.a.r.i.a. e o zé povinho como sempre tomando na b.u.n.d.a e parece que gostam até.

    1. Nossos inimigos já estão aqui dentro e falam nossa língua ,mal, mas falam. Se tu tens uma serpente na cama vais te preocupar com as que estão no umbral da tua casa ?

  9. Eu não concordo. China e Coreia do Norte são aliados. A china jamais permitirá que o regine norte-coreano acabe pois se as Coreias forem reunificadas os EUA vão instalar suas bases militares bem na fronteira com a China, ou seja, os EUA vão adquirir uma hegemonia militar e estratégica bem no quintal da China! Portanto é interessantíssimo para a China manter a Coreia do Norte como um aliado poderoso militarmente. É uma maneira de impedir que os EUA tenha uma hegemonia na região sem contudo bater de frente com eles já que são seus maiores parceiros comerciais.

  10. AS DESGRAÇAS COMUNISTAS RUSSIA-CHINA-PUSERAM A KOREA DO NORTE PRA ESTIMULAR GUERRA CONTRA OS EUA–ALIÁS CONTRA TRUMP–PORQUE OS COMUNISTAS O CASAL CLINTON PERDEU A ELEIÇÃO—TUDO COM O COMANDO DO GRUPO DOS SETE SOB A CHEFIA DO SANGUINÁRIO GEORGE SOROS–

    1. Gutierrez tá com o teclado travado. Só consegue escrever com letras maiúsculas. Gutierrez travadão.

  11. Já virou bumerangue.
    Brasil não deve virar as costas para os Estados Unidos, Israel, Japão e Alemanha (de direita). Isso é papel de franceses.

Comentários temporariamente fechados.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.