Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

OMS novamente retira cloroquina de ensaio clínico

A OMS anunciou nesta quarta-feira que decidiu retirar a hidroxicloroquina do seu ensaio clínico conduzido no mundo todo, o ‘Solidariedade’. No Brasil, o Solidariedade é conduzido pela Fiocruz em 18 hospitais de 12 estados. Ao todo, mais de 400 hospitais em 35 países participam da pesquisa.

O Solidariedade testa quatro regimes diferentes de drogas no tratamento contra a COVID-19. Um deles é com hidroxicloroquina.

Em 23 de maio, a OMS havia decidido por uma ‘pausa temporária’ no uso do remédio, que tem Donald Trump e Jair Bolsonaro como garotos-propaganda. Em 3 de junho, o grupo executivo do ensaio voltou atrás.

A dra. Ana Maria Henao Restrepo, do departamento de vacinas da organização, disse hoje que a decisão veio dos dados gerados até agora no Solidariedade e também no RECOVERY, ensaio patrocinado pela Universidade de Oxford.

O RECOVERY foi mencionado na carta da cientista-chefe da FDA, Denise Hinton, anunciando a decisão de revogar a autorização da cloroquina e da hidroxicloroquina para pacientes hospitalizados por COVID-19 nos EUA. A carta foi publicada nesta segunda-feira (15).

Assista também: O Mito da Cloroquina

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO