Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Oposição apresenta moção para destituir presidente do Peru, no cargo há 4 meses

Pedido dificilmente deve prosperar no Congresso, mas dois dos antecessores de Pedro Castillo sofreram processos de impeachment
Oposição apresenta moção para destituir presidente do Peru, no cargo há 4 meses
Foto: Flickr, Presidência do Peru

Congressistas de três partidos de direita apresentaram nesta quinta-feira (24) ao Parlamento do Peru um pedido para remover do cargo o presidente Pedro Castillo (foto), que está há apenas quatro meses no poder, informa o Estadão.

A moção, que alega “incapacidade moral” do esquerdista Castillo para exercer suas funções, tem poucas chances de avançar —ela obteve 28 assinaturas, só duas a mais que o exigido para iniciar o trâmite no Legislativo. Para remover o presidente, são necessários 87 votos de um total de 130 congressistas (o Parlamento é unicameral).

O pedido foi apresentado por congressistas dos partidos Avança País, Renovação Popular e Força Popular, de Keiko Fujimori, filha do ex-ditador Alberto Fujimori e derrotada três vezes nas urnas nas últimas eleições.

Dois antecessores de Castillo foram alvos de processos de impeachment: Pedro Pablo Kuczynski renunciou para não perder o mandato, e seu vice Martín Vizcarra, que assumiu a Presidência na sequência, acabou impedido.

Mais notícias
TOPO