Pacheco pede a Kamala Harris autorização para comprar vacinas estocadas nos EUA

Pacheco pede a Kamala Harris autorização para comprar vacinas estocadas nos EUA
Foto: Alan Santos/PR

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, pediu à vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, autorização para que o Brasil compre vacinas contra a Covid estocadas e sem previsão de uso em solo americano.

Ele mencionou a vacina da AstraZeneca, já aprovada nos EUA e que é produzida pela Fiocruz no Brasil. Destacou, no entanto, a demora na chegada de insumos importados e “lento ritmo de preparo” das doses.

O pedido foi feito numa carta entregue hoje à Embaixada dos EUA pela senadora Kátia Abreu, presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado. Kamala Harris é presidente do Senado dos EUA.

Pacheco disse que o rápido avanço do vírus no Brasil é um risco para todo o hemisfério ocidental.

“Nossas melhores defesas contra a propagação da doença e o surgimento de novas variantes são a cooperação internacional e a vacinação em massa de nossas populações.”

A carta diz que Brasil e Estados Unidos são os países com mais casos e mortes por Covid e elogia a nova administração de Joe Biden pela aplicação de 100 milhões de doses.

“Também o Brasil está à busca de soluções que permitam conter o avanço da pandemia e reconduzir o país à normalidade. Tenho acompanhado a provação por que tantos cidadãos norte-americanos passaram nos últimos meses, Vossa Excelência poderá bem avaliar a angústia e o sofrimento das famílias brasileiras diante do recente recrudescimento da pandemia”, diz a carta.

Leia aqui a íntegra.

Leia mais: O impeachment de Bolsonaro entra na agenda.
Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO