Papa e psicanalisado

Em livro a ser publicado na França, sob o título “Política e Sociedade”, o papa Francisco conta ao sociólogo Dominique Wolton que fez análise com uma psicanalista judia, quando ele tinha 42 anos. A notícia foi publicada no jornal italiano La Stampa.

“Consulte uma psicanalista judia. Durante seis meses fui a sua casa, uma vez por semana, para aclarar algumas coisas. Um dia, quando estava para morrer, me chamou. Não para receber os sacramentos, visto que era judia, mas para um diálogo espiritual. Era uma boa pessoa. Por seis meses me ajudou muito, quando eu tinha 42 anos.”

Como lembra o jornal, a Igreja no início repudiou a psicanálise, por seu “pansexualismo” e “ambições totalitárias”. Só a partir da década de 50, começou a aceitar, com reservas, que as pessoas recorressem à psicologia.

A Argentina tem uma forte escola psicanalítica.

15 comentários

  1. Apenas um ajuste: psicanálise não é psicologia. Qualquer um pode ser psicanalista, não é necessário o diploma de psicólogo.

  2. Papa comunista! Cada dia os sermões comunistas dominicais estão afastando os fiéis da Igreja Católica ! Trocou o crucifixo dourado por um prateado! Conflito existencial resolvido com ajuda desta psicanalista ? Será que vai mandar pintar de branco as igrejas barrocas ?

  3. Papa comunista!Os sermões pregador por padres comunistas estão afastando cada dia mais os fiéis das igrejas católicas .Simples assim!Aboliu o crucifixo dourado e passou a usar um prateado! Conflito existencial resolvido pela psicóloga !

    1. Não, é Xicão (o falso papa) que tem Fixação por Marketing e aparecer, e chamar a atenção, e acaba então tendo que ouvir sobre suas faltas de cristianismo (quando quando aceitou a Cruz do cocaleiro Moraes, como Cristo crucificado entre uma cruz e martelo)

  4. A psicanálise surgiu como uma alternativa à confissão dos cristãos.
    Os romanos “desabafavam” com seus sacerdotes, enquanto os reformados o faziam “diretamente” com seu Senhor. Isso deixou os líderes cristãos contrariados.
    Parece-me que a inovação freudiana funcionou mesmo, visto que um jesuíta dela fez uso…
    Entretanto, quando vejo os comentários dos “cristãos” fico assustado…
    A “caridade” (considerada como marca indelével dessa religião) parece inexistir…
    Interessante o que dizia meu velho avô (que escapou da Shoah) sobre às divergências entre a diversidade de ramos do cristianismo:
    “Sua fé prega o amor fraternal, mas, veja só como se odeiam uns aos outros!”

    1. Oh DESONESTO, TE ENSINO, CRISTO era o maior CARIDOSO que já existiu, e mesmo assim viveu de Exortar os FALSOS religiosos (os da seita dos Fariseus).

      Aprenda guri, que o maior AMOR AO PRÓXIMO, é o que CCristo fez com os Vendilhões do Templo – até usar a Chibata para os que querem negociar ‘deus’, para não irem ao inferno pensando que Deus é uma mercadoria..

  5. Não precisas ser esperto para entender que SE FOSSE papa mesmo (não é, Nunca houve nenhum, Cristo nunca autorizou, nunca autorizará), teria muita VERGONHA de admitir que NÃO TEM PREPARO PSICOLÓGICO, porque os REAIS pastores (guias cristãos), EVIDENTEMENTE tem que estar preparados para ANALISAR e não serem ‘psicoanalisados’.

    é o mesmo que falar que a carroça é quem puxa os bois.
    E falar que Cristo é inerte e não dá condição psicológica ao seu suposto ‘Sumo pontifice’) que e ‘suma só tem a Suma Hipocrisia’).

  6. Por isto a bíblia (se católico tivesse Mínimo apego a ela, não tem) diz -==> ”A NINGUÉM CHAMEIS DE PAPA NA TERRA, POIS SÓ UM O É, O AQUE ESTÁ NOS CÉUS” – Cristo o Disse, o resto são VELHACOS enganando TROUXAS que amam mais as TRADIÇÕES DE HOMENS do que a palavra de Cristo.

    CATOLICISMO – UMA DEFORMAÇÃO DO EEVANGELHO ORIGINAL, uma Tradição HUMANA que veio apenas 450 anos após o Cristianismo.

  7. Que tempos. Papa fazendo psicanalise e padres com depressão. Os fieis estão lascados e entregues a propria sorte. So pode ser prenuncio da volta de Jizuiz!

    1. Papas de Antigamente eram TORQUEMADAS, SANGUINÁRIOS, ORIGIÁSTICOS E ASSASSINOS (Bórgias, Inocêncios, e toda a corja maldita que mandava rasgar protestantes e mulheres ‘bruxas’, e qualquer dissidente), os de Hoje são perturbados psicológicos, Marxistas, relativistas morais enfim, é tudo do mesmo saco de fingidos que NUNCA serviram Cristo.

Comentários temporariamente fechados.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.