“Paradise papers”: ministros negam irregularidades

Os ministros Henrique Meirelles (Fazenda) e Blairo Maggi (Agricultura) são mencionados nos “Paradise Papers”, documentos do escritório de advocacia Appleby, especializado em empresas offshores, que começaram a ser publicados neste domingo.

As informações são resultado de uma investigação jornalística de iniciativa do ICIJ (Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos), de Washington, nos EUA, e cujo desdobramento no Brasil foi apurado pelo Poder360.

Como explica o UOL: “Cidadãos brasileiros possuem o direito de manter empresas offshores – e as contas bancárias associadas a elas – no exterior. A única exigência da lei é que os recursos sejam devidamente declarados à Receita, para que os impostos sejam pagos. Menções a pessoas e empresas na série ‘Paradise Papers’ não significam necessariamente que tais pessoas estejam envolvidas em irregularidades.”

Meirelles divulgou cópia de sua declaração de Imposto de Renda, provando que a offshore dele “The Sabedoria Trust” está devidamente registrada.

Já Maggi aparece como beneficiário final de uma companhia aberta nas Ilhas Cayman em 2010 pela sociedade firmada entre uma de suas empresas e a gigante holandesa Louis Dreyfus.

Por meio de seus advogados, entretanto, o ministro afirmou ao Poder360 não ter recebido qualquer valor diretamente da offshore. Diz se tratar de um beneficiário indireto.

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Por que não se fala sobre a Odebrecht em relação aos Paradise Papers? Por exemplo quanto aos “negócios” em Angola (Porto de Cabinda e outros) no qual estão implicados o filho do presidente de Angola e o suíço-angolano Jean-Claude de Morais Bastos (que tem uma Fundação na Suíça)? Suspeito este silêncio….

  2. Ler mais 51 comentários
    1. Por que não se fala sobre a Odebrecht em relação aos Paradise Papers? Por exemplo quanto aos “negócios” em Angola (Porto de Cabinda e outros) no qual estão implicados o filho do presidente de Angola e o suíço-angolano Jean-Claude de Morais Bastos (que tem uma Fundação na Suíça)? Suspeito este silêncio….

    2. Conheci o Meirelles quando era gerente do Bank of Boston na Líbero Badaró. Por um “jurinho a mais” emprestava ao Diabo.

    3. Abrir offshore não é ilegal e todos sabemos, mas sabemos também que não se pode sacar míseros 5.000 sem que o Banco Central tenha conhecimento. Offshore é legal apenas para dinheiro legítimo e declarado, não pode ser cofre seguro para dinheiro roubado.

    4. Podem esperar que os tais do STF vão defender os direitos humanos do Blagio e do Meirelles. FFAA defendam os direitos humanos dos brasileiros que são roubados continuamente pelos quadrilheiros que governam esse país!

    5. PESSOAL, VAMOS DEVAGAR. TER OFFSHORE NAO É ILEGAL, DESDE QUE DECLARADA. CUIDADO POR QUE AGORA VAO QUERER DETONAR CANDIDATOS FORTES LEVANTANDO PROBLEMAS QUE NAO EXISTEM. ESSEA TEM SIDO NOSSA POLITICA E POR ISSO CHEGAMOS ONDE CHEGAMOS.

    6. Sabe-se que a empresa do Meirelles, está registrada, teria que estar para ele levar dinheiro para lá. O incrível, o abominável é saber que eles escondem o dinheiro fora do Brasil, levam o dinheiro roubado para longe, sim roubado, porque se não fosse roubado não precisaria esconder.

    7. Esse Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos é pura balela.
      Nada de soltarem todos os dados do PANAMA PAPERS. Soltam só aquilo que interessa.

    8. O Meirelles é o Luladrão com pós-doutorado, por isso foi escolhido pelo Luladrão para o BC e sob as bençãos do Luladrão foi admitido na JBS, finalmente foi indicado pelo Luladrão para Ministro da Fazenda nos últimos dias da Presidanta.
      O Meirelles superfaturou as taxas de juros da dívida pública brasileira internando divida externa num mercado restrito altamente oligopolizado, caso de polícia levem junto o Luladrão!
      Luladrão teu lugar é na prisão!

    9. Candidatura Meirelles: gluppp… glup… glupppp… glupp… repousa no fundo do mar. Será habitáculo de frutos do mar… mariscos… arraias…

    10. .
      Poder360 – Não se mistura letras com números. Fazem de tudo para virar um caos e para que os otários não percebam a diferença do que é certo do que é errado. Imbecilização coletiva.
      .

    11. “Brazil’s Meirelles said the foundation he created does not benefit him personally and will support education charities after his death.”
      ===============
      Meirelles do Brasil disse que a fundação que ele criou não o beneficia pessoalmente e apoiará instituições de caridade educacionais após sua morte.
      ==============
      https://www.icij.org/investigations/paradise-papers/paradise-papers-exposes-donald-trump-russia-links-and-piggy-banks-of-the-wealthiest-1-percent/
      PELAS CRIANCINHAS CARENTES E PELA PAZ MUNDIAL! MUITO NOBRE!

    12. Com o Cunha começou assim, com as MESMÍSSIMAS desculpas. “Não sou beneficiário direto…”, “Não sou eu que controlo os “trusts””….,

    13. A turma da lava jato em primeira instância e demais instância já estão sabendo dessa treta dos ministros do temer? Quando vão investigar com imparcialidade?

    14. Blairo Borges Maggi is Brazil’s agriculture minister. Before that he was a senator and governor of the state of Mato Grosso.
      Documents show that the Cayman Islands company estimated that when it was “fully operational” it would have gross sales of $100 million from trading in agricultural commodities. The declared reason for incorporating the entity in the Cayman Islands was the “possibility of obtaining easier access to international funding and to leading mercantile exchanges.”

      In October 2017 Amaggi & LD Commodities International Ltd. was still active according to the Cayman Islands corporate registry. It had changed its original name to Amaggi Louis Dreyfus Zen-Noh International Ltd.

    15. https://www.elconfidencial.com/economia/paradise-papers/2017-11-05/papeles-paraiso-henrique-meirelles-blairo-maggi_1472808/

    16. Joaquim Barbosa, former President of the Supreme Federal Court
      Newton Cardoso Jr, Member of the Chamber of Deputies
      Eduardo Cunha, President of the Chamber of Deputies
      Edison Lobão, Member of the Senate and former Minister of Mines and Energy
      João Lyra, Member of the Chamber of Deputies

      https://en.m.wikipedia.org/wiki/List_of_people_named_in_the_Panama_Papers

      1. Só encontrou esses ? tem varios bilionários artistas,donos de televisão amigo é paradise papers panama papers foi o escandalo anterior…

    17. Mas o Meireles Friboi Original acha que 937 é muito dinheiro para o aposentado.
      Essa tia velha é uma das criaturas mais abjetas que já vi, mas é adotada pelo mercado.

    18. 31 mil brasileiros (políticos, empresários, juízes e procuradores) são citados nos Paradise Papers:

      https://www.icij.org/investigations/paradise-papers/paradise-papers-exposes-donald-trump-russia-links-and-piggy-banks-of-the-wealthiest-1-percent/

    19. Elite brasileira esconde bilhões de dólares em paraísos fiscais;

      https://www.nytimes.com/2017/11/05/world/paradise-papers.html

      1. Arrecadar mais com o contribuinte, gastar menos (com previdencia, saude, escolas e segurança) e aumentar o tamanho/inchaço do estado.
        Avança [em nós] Brasil!

      2. Esses sao os bandidos que afirmam enfaticamente que ha deficit na previdência, são os do estado mínimo para sonegar porem não gostam de liberalismo no que lhes levaria para a cadeia. Citam o que lhes convém.

    20. NUNCA VI PILANTRA AFIRMAR A IRREGULARIDADE, GERALMENTE ELES NEGAM.
      VIDE DIVERSOS MELIANTES DA LAVA JATO. TODOS NEGAM, DEPOIS ALGUNS CONFESSAM PARA TER PRIVILEGIOS.

    21. Poe enquanto só esses dois nomes brasileiros, porém tem mais de 3 milhões de documentos para serem devulgados. Se o dinheiro não foi roubado, se é legítimo por que não declarar?

    22. Cheio de burgues sonegando achei varias figuras do mercado de milionários a celebridades e claro bilionários se quer ficar rico meu irmao voce vai ter que sonegar nao tem outro caminho rico não fica rico sendo 100% certinho…

    23. Ê! Cunha! Parece que tua cabeça rolou de graça.

      Vinha com minha cabeça já pelas tabelas. Claro que ninguém se importa com minha aflição. Quando vi todo mundo de noite BATENDO AS PANELAS, eu pensei que era ela voltando de noite pra minha cabeça batendo panelas.

    Os comentários para essa notícia foram encerrados.