Parlamento catalão aprova separação da Espanha

O Parlamento da Catalunha aprovou um “processo constituinte” para separar-se da Espanha.

Foram 70 votos a favor, 10 contra, 2 brancos e 53 abstenções.

O pau vai comer feio.

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler 30 comentários
  1. Se a Catalunha quisesse ficar independente de verdade e se insurgir contra a constituição espanhola, deveria ter formado um exército e se preparado para a guerra.
    Na história da humanidade nunca houve separação pacífica de um governo central.

  2. Pelos comentários se ve o quanto brasileiro é burro separar pra nação ficar com um monte de imigrante invadindo aquilo ali será islamico povo trouxa que cai nos engodos da esquerda o argumento de imposto nao se sustenta pois o governo espanhol fez e ainda faz investimentos naquele país ou seja tem retorno enfim não moro la mesmo deixa se ferrar!!!

  3. CATALUNHA É SÃO PAULO—SÃO OS ALIMENTADORES DE OUTROS ESTADOS—COMO SUSTENTAMOS MUITÍSSIMO BRASILIA -CERVA DE 800 BILIHOES E RETORNA PRA SP 40 BILHÕES–PODERIA SER UM PAÍS DE PRIMEIRO MUNDO

    1. Separa aí depois nao vai voltar vai amargar na crise com os islamicos que estão aí só nao vale voltar ok. Pois o que sustenta é os acordos nacionais entre estados e a bolsa que tem empresas de outros estados todos iriam abrir IPO em outro canto provavelmente a bolsa ia mudar pra outro estado queria ver como os paulistinhas iam se virar ia ser divertido fora os embargos kkkkkk

    2. “Não vai separar”, seus argumentos são estúpidos e tudo que há de “ruim” no que voce apontou é contornável ao longo do tempo.
      Pois São Paulo tem de sobra o que pouco do resto de Brasil tem
      GENTE QUE TRABALHA!

    3. Ja disse separa e não volta nao queremos pessoas que trouxeram maluf,Lula,FHC os piores criminosos pro país se não for por falta de adeus byebye engano seu meu querido o que movimenta SP é a bolsa se voces perdem esse monopólio essa porcaria vive do que ainda mais com embargos vai fazer parceria estratégica com quem fora a imigração em massa que ja está tendo ou ja se esqueceu do terrorista que foi aí palestrar nao dou 3 anos após a separação pra virar uma frança dos dias atuais kkkkk isso sendo otimista.

  4. Separa. Não quero pagar imposto. Imposto é roubo. Quem quiser se drogar se mate e eu defendo a minha propriedade sem um politico ou os peões fardados dele me torrarem o saco. Trabalho dignamente sem pedir intervenção.
    Mas tá na cara que os intervencionistas não querem saber. Eles querem intervenção e idolatrar o politico de estimação deles tratando os outros com um chicote na mão. Eles são os capatazes dos senhores da fazenda.
    Agora eu duvido muito que a Catalunha se separe. PAGO PRA VER!
    California vai ser a próxima.

  5. eu quero me separar do brasil também.

    Pagar imposto pra sustentar corrupto, nunca mais.

    acho que vou virar dependente químico e exigir meus direitos, minha bolsa, meu cartao, não vou pagar impostos e viver do mesmo jeito de quem trabalha o mes inteiro.

    Sem bandido e dependente químico está dando mais status e benefícios do que ser trabalhador. Por ex. teria direito a direitos humanos, por ser um excluido pela sociedade sou protegido pelo PT, posso virar sem teto ou sem terra, posso pedir comida na rua e dormir o dia inteiro, não pagarei impostos, não preciso votar, não vou precisar de internet. não irei mais pagar esse absurdo de 4,00 o litro da gasolina, não vou mai sustentar corrupto, se for preso terei comida e quarto de graça, e muito mais…..

    vamos todos virar dependentes químicos, sem teto, sem terra que vamos viver melhor….

  6. Esse caso é interessante, pois pense, se vc tem um irmão folgado e preguiçoso e que não gosta de trabalhar; vive te pedindo dinheiro emprestado, usando suas roupas e suas coisas; e quando vc chega cansado do trabalho e ao dar aquela corrida de olho na casa a pia está cheia de louça, sapatos esparramados pela sala, roupas e meias, cuecas sujas jogadas pelo chão e ele estirado no sofá comendo suas coisas e assistindo sua tv, enfim aquele caos… e quando vc vai falar, ele levanta todo cheio da razão e te dá aquele sermão. Como se sentiria mesmo ele sendo seu irmão?

  7. Quando a repressão começar e acabar os direitos individuais, e a união européia fechar os olhos para isso, ai os ingleses vão dizer “Nós já sabiamos!”. Porque se a união européia não combater a catalunha, amanhã vai ser Trento na Itália, e a bélgica, e o país Basco, e a Normandia, e a Bavária …
    Sem falar nas reunificações… Tirol para os tiroleses, clamando pelo secular domínio itálo-austriaco… ou as regiões alemãs da frança querendo se reunir com a alemanha? e nem entrando nos povos eslavos, onde há séculos de desentendimentos culturais enraizados. É a encruzilhada, ou temos uma UE forte e abrimos mão das “nações” (que nunca existiram de fato!) ou esquece a UE e cada um cuida do seu rebelde.

  8. O ideal é que a Catalunha saia da história pior do que entrou.
    Tem que perder a pouca autonomia que tinha.
    Os manifestantes têm que conseguir o oposto do que queriam.

  9. Há povos que tem brios, tradições, cultura própria e as consideram inegociáveis.
    Há povos que não se vendem por dentaduras, cargos publicos e muito menos mortadelas
    Seria o nosso caso?

  10. Parece que veremos em breve a diferença entre ser espanhol esclarecido e brasileiro bananão, analfabeto ou alienado

  11. Parece aquela atitude do cupanhero Genuíno levantando o braço …. “é nóis”.
    Mas, o detalhe, é que ele estava indo para a jaula

  12. vai ser feio mesmo…
    a Catalunha é uma espécie de Estado de SP para o caixa de Brasília, oop´s, digo, Madri…
    e ouso dizer que não mandarão o exército espanhol, repleto de oficiais catalães, mas sim a quase esquecida e pouco lembrada Legião Espanhola (formada só por espanhóis voluntários) para fazer o serviço sujo atuando como “Força Nacional de Segurança”.
    vai ser feo mesmo e isto ainda levará a sangue.
    É a Espanha, e não como aqui, o Bostil do sangunho mole de baratinha latrino americana!!

  13. Se tivéssemos o espirito aguerrido desses espanhóis (ou outros europeus) o congresso estaria lotado no dia D da votação da denuncia.

  14. O Senado espanhol destitui o Parlamento catalão.
    Essas pessoas realmente não sabem quando perderam.
    Terão que ser ensinadas.
    Destrua-os, Rajoy.

    1. Apoiado! Aliás, o mundo civilizado tem q acordar para o enorme perigo q estes comunistas maléficos representam e q cada dia avançam mais. As pessoas se não saírem logo da ingenuidade serão escravizadas por estes malucos q só fizeram levar a destruição e escravidão do povo em todos países q se proliferaram. Só desgraça q esses malditos trazem.

  15. rs rs rs eles já falaram pra massa de manobra quanto custa? rs, 53+ 10 + 2 dá 65 né, acho que não deu maioria, o cabeleira catalão tem cara de doido e só fez porcaria
    Ah sem dúvida que o pau vai quebrar

Os comentários para essa notícia foram encerrados.