“Parte da esquerda não aprende lições”, diz Mujica

O ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica, que defende eleições gerais na Venezuela, com um forte monitoramento internacional, deu uma entrevista à BBC Mundo.

Leia este trecho:

“BBC – Ao mesmo tempo em que a crise na Venezuela se aprofundou, vários governos de esquerda na América Latina perderam voto popular. Há uma conexão? O que acontece na Venezuela prejudica a esquerda latino-americana?

José Mujica – Sim, claro que sim. Há uma velha confusão entre socializar e estatizar que desemboca na burocracia, uma doença humana que fez até Roma padecer. E existe uma parcela da esquerda latino-americana e mundial que não aprende as lições da história.

Isso não significa que seja preciso abandonar a bandeira da luta pela redução da desigualdade. O crescimento substancial joga a favor da economia transnacional e do mundo financeiro, e as classes médias estão congeladas e em perigo no mundo todo. A luta pela igualdade se justifica mais que nunca. Não pela igualdade absoluta, mas para reduzir os abismos.”

Mujica não aprende a lição de que é preciso reduzir não necessariamente a desigualdade, mas a pobreza, para evitar que todos sejam iguais na miséria, como ocorre nos regimes socialistas.

A Ditadura de Esquerda de Maduro Por Um Fio: Acompanhe de Perto a Luta pelo Controle da Venezuela Leia aqui!

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 81 comentários
  1. O grande legado de Mujica: a liberação da maconha. Nada a acrescentar! O que acaba com a miséria é emprego e ensino de qualidade, que só o capitalismo proporciona. O resto é discurso do século

    1. A qualidade dos comentários desse portal é uma amostra fiel da burrice que habita os corações e mentes da direita. Ainda bem que imbecilidade não é transportada por osmose.

    2. Marlene, quantos países capitalistas existem nas Américas? Dois: Estados Unidos e Canadá. Os outros 33 países são todos comunistas por que seus povos estão todos na m erda.

  2. Mujica lixo da esquerda, não aprende,e mente toda vez que omite que a esquerda mantem sua sustentação no estatismo que cria uma elite funcional que destroi a economia dos paises, beneficiando-se

  3. Exatamente. Os problemas são a fome, miséria e pobreza. Vejam que coisa: a China aumentou a desigualdade (afinal permitiu a propriedade privada de meios de produção) e tirou milhões da pobreza.

  4. O q os comunistas ñ perceberam ainda,mas vão,é q ñ funciona mais ser comunista no ocidente.Acabou de q tirar dinheiro.A riqueza foi td p asia.E trump é o ultimo recurso,a ultima tentativa.

  5. Como ele é bonzinho. Todo radical revolucionário tanto a esquerda como a direita não aprendem nada pois a realidade é apenas circunstância, o fato um detalhe. O que importa é a pureza ideológic

  6. O Uruguai é um pais de aprox. 3,3 milhões de habitantes, sendo 1,6 em Montevideo. A grande maioria são funcionários Públicos e aposentados. Quem toca a economia são produtores rurais carregando

  7. É um país onde cerca de 40% da população ativa é de funcionários Públicos , e de outros 30% são de aposentados. Sobrevivem das exportações de Carne, Vinhos, produtos Lácteos. Cerca de 3.200

  8. Haverá alguma ligação entre esquerdas Venezuelana e Uruguaia no envio de dinheiro que Maduro fez para o Uruguai? Estaria ele pensando em fugir para lá? Seria aceito? São questões importantes.

  9. Tentando explicar porque todo ser humano morre e por que a esquerda faliu… são coisas óbvias: todos nós um dia vamos morrer e toda esquerda vai acabar, no dia em que ele torrar a grana dos govern

    1. Sim, o povo vive a vida estilo esquerda rapadura mas a burocracia estatal socialista vive aquela vida maravilhosa estilo esquerda caviar.

  10. A esquerda é um câncer que elimina tudo onde chega, que vicia que nega a seleção natural, corroendo a própria existência humana já que mina “os fortes” sonhando em pasteurizar o se humano e o

  11. Mujica é bem intencionado, talvez se ele desse um pulinho na Coréia do Sul, ia entender que a verdadeira revolução se faz pela educação, que é a melhor forma de se reduzir diferenças.

  12. A esquerda é uma adoradora da mentira sem essa adoração já teria acabado. A esquerda nunca lutou pela redução da desigualdade lotou para implantar ditaduras sanguinárias, inclusive vc Mojica

    1. Lutou pelo poder e sempre de forma antidemocrática, com explicita intenção de destruir o contraditório. Nunca tiveram vergonha de comemorar “o fim” da direita.

    1. Que nada… Um velho falacioso, com todo socialista. A primeira coisa que fazem para “distribuir renda” é aumentar o estado. Socialismo pede estatização e todo esquerdista concentra poder no esta

  13. Desigualdade sempre existiu e sempre existirá, porque as pessoas não são iguais, não agem de forma igual, não lutam de forma igual. Muitas, não largam o osso para sair à cata de algo melhor.