ACESSE

PIB dos EUA cai 4,8% no 1º trimestre

Telegram

O PIB dos Estados Unidos no primeiro trimestre deste ano registrou uma queda anualizada de 4,8%, segundo dados preliminares divulgados nesta quarta-feira pelo Departamento de Comércio.

No trimestre anterior, a economia americana havia crescido 2,1%.

Este é o pior resultado desde o último trimestre de 2008, quando o PIB despencou 8,4% — e também a primeira queda desde o recuo de 1,1% no primeiro trimestre de 2014.

Os dados constituem ainda uma estimativa e serão revisados posteriormente. Analistas consultados pela Bloomberg estimavam uma redução um pouco menor, de cerca de 4%.

O principal fator que explica a queda no PIB, claro, é a pandemia da Covid-19.

“Isso levou a mudanças bruscas na demanda, conforme empresas e escolas entraram em trabalho remoto ou cancelaram suas operações, e consumidores cancelaram, restringiram ou redirecionaram seus gastos”, diz o relatório divulgado pelo escritório de estatísticas econômicas do governo americano.

Leia também: Bom jornalismo: sua vacina contra fake news. Imunize-se

Comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 2 comentários