Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Polícia da Nicarágua invade jornal crítico à ditadura de Ortega

Operação ocorre um dia após La Prensa, principal jornal do país, informar que suspenderia circulação da versão impressa devido à retenção do papel importado
Polícia da Nicarágua invade jornal crítico à ditadura de Ortega
Foto: Reprodução, Twitter de La Prensa

A polícia da Nicarágua invadiu nesta sexta-feira (13) as instalações do La Prensa, o principal jornal do país, que é crítico ao governo do ditador Daniel Ortega, informa a agência Reuters.

As autoridades alegaram ter iniciado uma investigação sobre fraude aduaneira e lavagem de dinheiro contra o veículo de imprensa, fundado há 95 anos.

Na quinta (12), o jornal anunciou que suspenderia a circulação da versão impressa porque o governo havia retido na alfândega o papel importado necessário para a impressão —tática usada por outras ditaduras de esquerda, como a da Venezuela.

Segundo o editor-chefe Eduardo Enríquez, além de invadir as instalações de La Prensa, os policiais proibiram os funcionários de usar seus celulares.

A ação policial ocorre uma semana após a Justiça Eleitoral nicaraguense suspender o registro do partido que lidera uma frente de oposição a Ortega meses antes das eleições —cada vez mais fictícias— previstas para 7 de novembro.

A medida se soma a outras ações contra opositores, que incluem a prisão de mais de 30 pessoas, entre os quais alguns potenciais rivais do ditador.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO