Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Por que o Facebook, o WhatsApp e o Instagram caíram

Erro durante manutenção é apontado por especialistas em tecnologia como a causa da pane mundial nas três redes sociais. Facebook enviou técnicos à Califórnia para tentar reiniciar manualmente os serviços
Por que o Facebook, o WhatsApp e o Instagram caíram
Foto: Solen Feyissa/Unsplash

Um erro durante uma manutenção rotineira é apontado por especialistas em tecnologia como a provável causa da pane que tirou do ar o Facebook, o WhatsApp e o Instagram, em todo o mundo, nesta segunda-feira.

Segundo Matthew Prince, CEO da Cloudflare, uma das maiores empresas de segurança da internet no mundo, os Border Gateway Protocols (BGP) do Facebook foram apagados nesta segunda-feira. O BGP é uma espécie de “estrada virtual” que conecta as redes que formam a internet. Se o BGP de um site serviço está fora do ar ou indisponível, é impossível acessá-lo.

Tweet Matthew Prince 535x353

“Nada relacionado à pane dos serviços do Facebook indica que houve um ataque. A explicação mais plausível é que as rotas de internet da companhia foram apagadas por engano durante uma manutenção”, escreveu Prince, em seu perfil no Twitter.

Chefe da Tecnologia da mesma Cloudflare, John Graham-Cumming publicou também no Twitter gráficos mostrando inúmeras atualizações nos BGPs do Facebook minutos antes de os três serviços da empresa de Mark Zuckerberg saírem do ar.

Tweet John Graham 482x353

Segundo o The New York Times, a solução para a pane terá de ser manual. Um grupo de funcionários foi recrutado e enviado à sede da empresa, na Califórnia, onde estão os servidores, para tentar reiniciar os serviços manualmente.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....