ACESSE

Prefeito de Richmond, nos EUA, ordena remoção de estátuas de Confederados

Telegram

O prefeito de Richmond, Levar Stoney, anunciou hoje a remoção imediata de todas as estátuas de Confederados no território do município, dizendo usar seus poderes de emergência para acelerar o processo de cura da ex-capital dos Estados Confederados em meio a protestos sobre brutalidade policial e injustiça racial.

A notícia é da Associated Press.

Os Estados Confederados da América declararam independência dos Estados Unidos em 1861, sendo derrotados em 1865 pelas forças lideradas pelo presidente Abraham Lincoln. Durante a maior parte da Guerra Civil, Richmond foi a capital da facção pró-escravidão.

Stoney afirmou ter pressa porque manifestantes já derrubaram vários monumentos confederados, e teme que pessoas se machuquem ao tentarem derrubar as estátuas.

Vereadores de Richmond expressaram apoio à ideia, mas vários disseram ser necessário seguir um rito legal antes de começar a remoção das estátuas.

Leia mais: A estratégia de Bolsonaro para chegar ao fim do mandato

Comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 21 comentários