Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Presidentes de EUA e China farão cúpula virtual na segunda

Joe Biden e Xi Jinping conversaram duas vezes desde que o americano tomou posse, no início deste ano; Casa Branca fala em 'preocupações' com os chineses
Presidentes de EUA e China farão cúpula virtual na segunda
Reprodução/White House/Youtube

A Casa Branca confirmou nesta sexta (12) que o presidente dos EUA, Joe Biden (foto), e o líder da China, Xi Jinping, farão uma reunião de cúpula virtual nesta segunda-feira (15).

“Os dois líderes discutirão maneiras de administrar com responsabilidade a competição entre os EUA e a China, assim como maneiras de trabalhar juntos onde nossos interesses se alinham”, disse em nota a porta-voz do governo americano, Jen Psaki.

Biden e Xi conversaram duas vezes desde que o presidente americano assumiu o cargo, no início deste ano; a última ligação entre eles ocorreu em setembro. No mesmo mês, os EUA anunciaram um pacto com Reino Unido e Austrália que permitirá aos australianos construir submarinos nucleares, com o objetivo de conter o avanço dos chineses na região do Pacífico.

Embora tenham divulgado uma declaração conjunta sobre o combate ao aquecimento global na COP-26, as duas potências continuam se tratando como “inimigos cordiais”.

A porta-voz da Casa Branca disse que, na cúpula, Biden pretende ser “claro e franco sobre nossas preocupações com a China”. Xi, por sua vez, afirmou que a região da Ásia-Pacífico não pode entrar em uma era de “divisão e confronto”, como na Guerra Fria.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....