ACESSE

Primeiro-ministro de Portugal diz que país pode barrar brasileiros

Telegram

António Costa, primeiro-ministro português, afirmou hoje que, caso a União Europeia determine, o país vai barrar a entrada de brasileiros como medida de precaução por causa da pandemia de Covid-19.

Até o momento, Portugal continua liberando a entrada de brasileiros — desde que sejam residentes do país, parentes de residentes ou parentes de portugueses.

“A partir do momento em que houver sinalização por parte do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças da União Europeia, nós cumpriremos as regras comuns da União Europeia a países de fora do bloco”, disse Costa.

“Até agora, temos mantido exceções. Mantivemos voos do Brasil. A frequência tem sido baixa, e 11 pessoas entre 8.767 que vieram do Brasil desde março foram dadas como infectadas”, prosseguiu o premiê português.”

Na semana passada, a Comissão Europeia anunciou que residentes de países que ainda não controlaram a epidemia de Covid-19 podem ser impedidos de entrar na Europa. A lista de países vetados ainda não foi divulgada oficialmente, mas o Brasil deve fazer parte dela.

A reabertura das fronteiras externas da União Europeia está prevista para o dia 1º de julho. A maioria das fronteiras internas começou a ser reaberta hoje.

“Não sabemos se o Brasil estará na lista ou não. O que podemos desejar é que o Brasil tenha evolução positiva da situação. Aguardamos que cumpra os critérios e desejamos que um país-irmão como é o Brasil possa recuperar a sua situação epidemiológica e preencher critérios para que não seja afetado pela medida da União Europeia”, concluiu Costa.

Leia mais: Os 2 inimigos do Brasil na pandemia: o vírus e a tentativa de manipulação dos dados da Saúde

Comentários

  • Marcia -

    Uau!!!! Parabéns Crusoé!!!! Imperdível!

  • Sidnei -

    ACOOOORDA MINHA GENTE... Este folhetim de 5.a categoria e tão CONTRA O BRASIL, que a notícia da possivel DECISÃO NEM SAIU, eles já estão dando como CERTA. CANALHAS!

  • Igor -

    LAMENTÁVEL QUE ESSE PEQUENO PAÍS COMUNISTA TOME UMA ATITUDE TÃO MESQUINHA. LOGO MAIS PORTUGAL VIRÁ PEDIR ARREGO E DINHEIRO PARA O BRASIL.

Ler 37 comentários