Procuradoria da Espanha pede prisão de políticos catalães

O Ministério Público da Espanha pediu a prisão, sem direito a fiança, de todos os integrantes do governo regional da Catalunha. As acusações são de rebelião, sedição e malversação de recursos.

O pedido, nesses termos, não alcança Santiago Vila, para quem a Procuradoria solicitou prisão evitável, sob fiança de 50 mil euros. Ele renunciou antes de o Parlamento catalão votar a declaração de independência.

Carles Puigdemont fugiu da Espanha. Está na Bélgica, mas nenhum país da UE lhe dará refúgio.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. GILMÁFIA MENDES CÃO DE TOGA DA ORCRIM disse:

    E o Putin, LÍDER INVASÃO BÉLICA NO TERRITÓRIO DA CRIMEIA, continua completamente IMPUNE. Bando de vermes burocratas. Pessoas fazem comércio, estados fazem guerra.

Ler comentários
  1. moderado disse:

    rebeliao eh uma boa so falta a plebe invadir a bastilha

  2. Ju disse:

    Devemos fazer o mesmo com os líderes do MST.

  3. Alcir disse:

    Sobre malversação de recursos, existem informações de que é algo parecido com aquilo que ocorre por aqui, inclusive com a participação de Andorra. E com a separação os culpados se livrariam de ações das autoridades espanhola. Já observaram a bandeira que aparece nos movimentos separatistas da Catalunha? Já observaram que os separatistas tem apoio de Nicolas Maduro, Luciana Genro e outros vermelhos? O PODEMOS espanhol, que é um partido equivalente ao PSOL aqui no Brasil , é que mais fomenta o separatismo da Catalunha.

  4. Hélio Schwartsman - Folha disse:

    Se me fosse dado o poder de apagar duas obsessões inscritas na natureza humana, eu eliminaria a religiosidade e o nacionalismo. Não é que nunca tragam nada de bom, mas o número de guerras que já causaram e o volume de sofrimento que já disseminaram fazem com que a contabilidade seja-lhes francamente negativa. Mas, como não tenho o poder de suprimir nada, religiosos e nacionalistas podem ficar sossegados. . O que me assusta na novela catalã é a irracionalidade dos cálculos dos separatistas. Do lado dos ganhos está apenas a realização do desejo, até meio infantil, de dizer que são independentes. Do lado das perdas, contam-se a exclusão do mercado da Espanha, a exclusão do mercado da União Europeia, a perda de investimentos e a fuga de empresas. . A revolta talvez se justificasse se Madri impusesse um regime de terror e perseguição aos catalães, mas isso deixou de ser o caso desde a redemocratização da Espanha nos anos 1970. Enfim, custa-me crer que seres racionais, que façam contas e ponderações antes de agir, possam escolher mesmo a separação. O perigo do nacionalismo e da religião é justamente que eles turvam a razão, fazendo as pessoas agirem contra seus melhores interesses.

    1. Falou o babaovo do papel higiênico esquerdista do canalha Frias. Nunca houve mais guerras e violências na história do mundo do que nos últimos cem anos e isto pouco tem a ver com religião ou nacionalismo, seu canalha analfabeto. Mas pega bem repetir lixo para pagar de intelectual.

    2. Pois é, Hélio. Também não entendo essas pessoas. Fazem primeiro. Pensam depois.

  5. Gibão disse:

    Situação difícil a dos catalães. Aspiram a independência, a defesa da sua cultura, da sua língua, do seu território, etc. Mas, sem respaldo internacional, teem pouca chance. E, do outro lado, teem um colonialista impiedoso e cruel, que não lhes dará chance alguma. Pobre povo catalão.

  6. REPÚBLICA DOS FDPs disse:

    SOCORRO PEÇA A PRISÃO PARA OS NOSSOS GOVERNANTES E JUIZES TAMBÉM