Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Protestos na Colômbia têm 42 mortos em 13 dias

Manifestações contra o governo começaram em 28 de abril; ONU condenou repressão e apontou uso excessivo de força policial
Protestos na Colômbia têm 42 mortos em 13 dias
Foto: Reprodução, France 24

A Defensoria do Povo, órgão ligado ao Ministério Público da Colômbia, atualizou de 27 para 42 o total de mortos em 13 dias de protestos violentos no país, informam as agências internacionais.

Com a atualização, incluindo a morte de dois homens que passaram vários dias em estado crítico, o saldo de vítimas é mais próximo dos relatos de ONGs como a Temblores, que registraram 47 mortes nas manifestações.

Os protestos contra o governo colombiano começaram em 28 de abril e seu alvo era uma polêmica reforma tributária. A repressão a eles foi condenada pela ONU, que apontou uso excessivo de força policial.

Na última segunda (10), a polícia anunciou a suspensão de cinco agentes e disse que há 62 investigações em andamento por supostos abusos cometidos durante as manifestações. O Ministério da Defesa, por sua vez, computou quase mil feridos nos confrontos, entre civis e policiais.

Leia mais: Assine a Crusoé e apoie a o jornalismo independente.
Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO