Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Putin ameaça enviar tropas a Belarus 'se necessário'

Vladimir Putin afirmou nesta quinta-feira (27) ter preparado tropas da Rússia para intervir em Belarus a pedido do ditador Alexander Lukashenko, mas disse que elas só serão empregadas “se necessário”.

Lukashenko, no poder desde 1994, ganhou o direito ao sexto mandato no início do mês, numa votação acusada de fraude pela oposição e não reconhecida como livre pela União Europeia.

Desde então, bielorrussos têm promovido protestos diários na capital, Minsk, e em outras cidades do país, muitos deles reprimidos violentamente pela polícia.

“A Rússia parte do pressuposto de que todos os problemas na Belarus serão resolvidos pacificamente. Ainda não há necessidade do uso de forças russas na Belarus, espero que não haja, e Moscou e Minsk concordam com isso”, declarou Putin a jornalistas russos.

Segundo ele,  não haverá intervenção “até que a situação saia do controle, quando elementos extremistas começarem a cruzar fronteiras, incendiar carros, casas, bancos, tentarem tomar prédios administrativos e assim por diante”.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO