Reino Unido vai testar vacinas em voluntários que serão infectados com o vírus da Covid-19, diz jornal

O Financial Times noticia que, para acelerar a produção de vacinas, o Reino Unido fará a partir de janeiro testes com voluntários que serão inoculados com o vírus da Covid-19.

O experimento ocorrerá em Londres, em local isolado. Os voluntários tomarão uma vacina e, depois de um mês ou mais, receberão uma dose do Sars-CoV-2, vírus causador da doença. Cerca de 2 mil voluntários no Reino Unido já se inscreveram para eventuais experimentos como este, via o grupo americano 1DaySooner, que desde o início da pandemia advoga pela causa de testar vacinas em pessoas que se dispuseram a ser infectadas, a fim de acelerar o processo de imunização contra a Covid-19. No total, o 1DaySooner conseguiu arregimentar 37 mil voluntários ao redor do mundo.

De acordo com o Financial Times, uma clínica com 24 leitos em Londres deverá hospedar inicialmente as pessoas que serão inoculadas com o vírus. A clínica é dirigida pela empresa hVivo, que surgiu da Universidade Queen Mary, é especializada nesse tipo de “testes de desafio” e foi comprada pela Open Orhan, organização de pesquisa farmacêutica baseada em Dublin. Que vai liderar academicamente os testes será o Imperial College de Londres.

Para conduzir o estudo, os pesquisadores têm de encontrar uma variante genética do vírus que seja representativa das outras em circulação no mundo. A dose de vírus a ser inoculada também não pode sobrecarregar o sistema imunológico das pessoas. Como “remédio de resgate”, os pesquisadores escolheram o antiviral remdesivir, o único medicamento que provou ter algum efeito contra a Covid-19.

Os voluntários que participam de testes com vacinas contra a influenza recebem da hVivo cerca de 3.750 libras. A previsão é que as pessoas que serão inoculadas com o vírus da Covid-19 recebam uma quantia maior.

Segundo o Financial Times, o projeto será anunciado na semana que vem.

Leia mais: O erro dos governadores na pandemia. Clique aqui para ler mais
Mais notícias
Comentários
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 11 comentários
TOPO