Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Repressão em Cuba força dissidentes a ficarem em casa

Ditadura prende ou retém em suas casas manifestantes que planejavam novo protesto contra o regime nesta segunda-feira (15)
Repressão em Cuba força dissidentes a ficarem em casa
Foto: Reprodução

Vários dissidentes em Cuba foram presos até as primeiras horas da tarde desta segunda-feira (15), para evitar que eles saíssem às ruas em uma manifestação cuja realização foi proibida pela ditadura, informa a Folha. Ao todo, segundo a Crusoé, foram registradas mais de 200 detenções.

No Twitter, a youtuber e influencer Dina Stars —que foi presa em julho, nos protestos anteriores contra o regime (foto)— reuniu durante o dia depoimentos dos que estavam tentando sair para participar das manifestações.

“Se não pudermos sair para protestar hoje, não é porque as causas não são importantes, mas sim que nos estão encurralando, fazendo demonstrações de força nas ruas, desfilando com carros militares, vigiando nossas casas”, afirmou Dina a um grupo virtual com a participação de jornalistas.

Ativistas e jornalistas relataram também que a internet esteve instável nos últimos dias, impedindo a comunicação. A maioria conta que suas casas foram alvo de manifestações de grupos pró-governo.

“O Exército armado está circulando, também os Boinas Negras circulam desde ontem. As casas dos principais líderes do protesto estão cercadas. Se não houver protesto, é por pura intimidação”, escreveu a blogueira e ativista Yoani Sánchez.

“É impressionante como o governo se armou para derrubar até um simples smartphone da mão de um adolescente que estiver na rua em Havana hoje”, acrescentou ela.

LEIA AQUI a reportagem de Duda Teixeira na Crusoé; assine a revista e apoie o jornalismo independente.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....