Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Rússia relança 1ª dose da Sputnik V como 'Sputnik Light', vacina de dose única

Rússia relança 1ª dose da Sputnik V como Sputnik Light, vacina de dose única
Foto: Divulgação/Sputnik V

O governo da Rússia anunciou nesta quinta (6) o registro da ‘Sputnik Light’, vacina em dose única contra a Covid.

A  ‘Sputnik Light’ é na verdade uma nova marca para a 1ª dose da Sputnik V. “A Sputnik Light’ usa como vetor viral o adenovírus Ad26, o mesmo usado na 1ª dose da Sputnik V”, diz texto do Fundo Russo de Investimentos Diretos (RDIF).

A Sputnik V, como a maior parte das vacinas hoje no mundo contra a doença, é aplicada em duas doses. Sua segunda dose usa outro adenovírus, o Ad5.

O anúncio da ‘Sputnik Light’ foi feito em conjunto pelo Ministério da Saúde da Rússia, o Centro Gamaleya (vinculado ao ministério) e o RDIF.

Segundo anúncio à imprensa, “[a] eficácia da vacina de componente único “Sputnik Light” foi de 79,4% a partir do 28º dia após a imunização”.

A eficácia foi calculada “com base em dados de russos que receberam apenas uma injeção como parte do programa de vacinação em massa de civis e não receberam uma segunda injeção por qualquer motivo entre 5 de dezembro de 2020 e 15 de abril de 2021”.

A Rússia já havia anunciado em janeiro deste ano estudos clínicos com a 1ª dose da Sputnik V. Um pequeno ensaio seria conduzido com 150 pessoas em Moscou e São Petersburgo, segundo a Reuters publicou na época.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO