Senado dos EUA julgará impeachment de Trump a partir de 8 de fevereiro

Senado dos EUA julgará impeachment de Trump a partir de 8 de fevereiro
Foto: Official White House Photo by Tia Dufour

O líder da maioria democrata no Senado dos EUA, Chuck Schumer, anunciou nesta sexta (22) que o impeachment do ex-presidente Donald Trump será julgado pela Casa na semana de 8 de fevereiro.

Em 13 de janeiro, quando ainda ocupava a Casa Branca, Trump se tornou o primeiro presidente da história americana a sofrer impeachment duas vezes na Câmara —recusando-se a reconhecer a vitória de Joe Biden, ele foi considerado culpado de incitar os manifestantes que invadiram o Capitólio em 6 de janeiro.

“A cura e a unidade [do país] só virão se houver verdade e responsabilização”, declarou Schumer em seu discurso de hoje.

Atualmente, o Senado americano está dividido em 50 cadeiras para os democratas e 50 para os republicanos, com Kamala Harris —que acumula a vice de Biden e a presidência do Senado— dando o voto de minerva.

Para que o impeachment de Trump seja aprovado na Casa, será preciso que 17 senadores republicanos rompam com o ex-presidente.

Caso isso aconteça, ele poderá perder sua aposentadoria de US$ 200 mil por ano e o direito de se candidatar novamente à Casa Branca.

Leia mais: Assine a Crusoé, a revista que não tem medo de apontar os verdadeiros culpados pelas mazelas brasileiras.
Mais notícias
TOPO