Submarino argentino: “Estão todos mortos”

Luis Tagliapietro, pai de Damián, um dos 44 tripulantes do submarino ARA San Juan, disse à rádio La Red ter conversado por telefone com um chefe do filho, que confirmou “uma explosão entre 200 m e 1.000 m de profundidade há uma semana”.

“Estão todos mortos”, disse o pai.

O governo argentino está disposto a demitir toda a cúpula da Marinha, informa a imprensa local.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. gustavo disse:

    Pouco ou nada muda os políticos argentinos em relação ao Brasil. Com uma política estupidamente desarmamentista, sucataram as forças armadas argentinas, destinando menos de 2% do PIB para o orçamento (quando a média mundial é 2%). Deixaram de investir nos únicos 3 submarinos que possuem (que ainda são movidos à diesel) e todos são quase pré-históricos, datando entre 52 e 30 anos). O san juan tinha 32 anos e em 2014 já apresentava problemas que deveriam ter sido vistos para serem reparados na Alemanha. Mas, graças á esta caterva política que atingiu a América latina como um todo, insistiram em uma insana desmilitarização, sucateando os equipamentos e a consequência disso tudo foi uma tragédia para o setor e para as vítimas

    1. A denuncias que oficiais da cúpula da Marinha Argentina, lucraram na compra de baterias de péssima qualidade para os seus submarinos e, isso custou a vida de 44 marinheiros. Isso é uma vergonha pois, esses oficiais deveriam ser levados a corte marcial. Tudo em prol do lucro fácil, seus atos criminosos destruíram a vida de 44 famílias. A América do Sul é um antro de perdição, os políticos sul-americanos só pensam em si e não no povo, um exemplo maior é Nicolas Maduro que acabou com a Venezuela e ainda esta pensando em reeleição. Concordo com o Augusto pois a politica na América do Sul em um todo é igual a bolo, pois trocasse o tamanho, sabor, formato, mais as moscas são as mesmas.

Ler comentários
  1. Popeye disse:

    Já descobriram a causa do naufrágio do submarino ! Era um treinamento e um mergulhador que estava do lado de fora deu quatro batidas na escotilha. Um marinheiro de primeira viagem abriu a escotilha para ver quem era .

  2. Luizs disse:

    Que Deus conforte as famílias e os homens punam os culpados. Descansem em paz.

  3. Pedro Luis disse:

    Essa classe de submarino TR alemão que é primo do Tapajó S33 brasileiro não tem capacidade para submergir a 1.000 metros. Isso ai não confere.

    1. Caramba, Geraldo Tavares, não quer fuzilar o Pedro Luis de uma vez? Você deve ser um bolsominion pelo estilo.

    2. Pedro Luis, você é burroo, jumentto, ignorantte ou mal intencionado? Obviamente o sinistro deu-se devido a uma série de falhas no sistema de funcionamento da embarcação. Provavelmente a explosão aconteceu após o submarino perder sua capacidade de navegação, consequência de outras falhas no sistema e que levou a explosão. Explosão das baterias? Torpedos? Só uma investigação minuciosa dirá se a embarcação for resgatada do fundo do mar. O que parece pouco provável.

    3. Ah meu Deus. Ele explodiu e daí afundou aos mil metros. NENHUM submarino no mundo submerge a mil metros.

  4. Patrizia Suzzi disse:

    País pobre não tem que ter submarino. Isso é para nações desenvolvidas.

    1. Concordo totalmente com vc.....quem não tem competência não se estabelece...imagine,nosso país onde a maioria da população nem sistema de esgoto tem,pra q precisa de submarino ????

    2. JS paga pra ser ignorante. Aliás, o inventor do submarino Cornelius Drebbel, jamais imaginou que sua invenção poderia ser usada como embarcação em uma guerra. Assim com Santos Dumont e os irmãos Wright não imaginaram que o avião seria usado em guerras. Tem gente, como o JS, que se recusa em ver a verdade. Prefere se iludir achando que está com a razão. É o famoso orgulho beócio.

    3. Jura que é uma embarcação? Se você não tivesse dito eu não tinha percebido. Mas eu chamei de arma de guerra. Qualquer pessoa entende o que eu quis dizer. (talvez não todas).

    4. Sim mas eu chamo de arma. E se eu quiser, vou continuar chamando de arma. Tem lei que proíbe?

    5. Amigo, não insista no erro. Repito: submarino é embarcação. Arma é torpedo, míssil balístico e etc. Inclusive há organizações, institutos que usam submarinos para pesquisa científica sem nenhum armamento à bordo.

    6. Não, submarino não é arma. É um ramalhete de flores. É uma embarcação de guerra, caramba. Serve para que? Para espalhar flores no oceano? A minha fonte é o canal do Youtube Hoje no Mundo Militar. E lá é comentado que, numa guerra, onde há um submarino presente, a coisa muda de figura. Não se consegue ver ou detectar essas coisas. E eu falei da guerra das Malvinas justo porque a poderosa Marinha Britânica evitava ir onde havia suspeita da presença de submarino Argentino. Que só tinha um, se não me engano. Você deve ser um perito militar pelo jeito?

    7. É cada falácia...cada tergiversação... Pra começar, submarino não é arma. É uma embarcação. Submarino sem armamento adequado, é igual carrinho de bebê sem o bebê. Em segundo lugar, a Argentina levou um pau violento na guerra das Falklands(Malvinas).

    8. Bobagem. Pergunte a um militar qual a arma mais temida que existe depois da bomba atômica: ele vai responder: o submarino. E países já faziam essa coisa na primeira guerra mundial. E eles são importados, dos EUA, França, Alemanha. Na guerra das Malvinas, a suspeita da presença de um só submarino Argentino na área servi pra deixar a Marinha Britânica em pânico.

  5. Marco disse:

    A operação de submarinos é de alto risco, acidentes com perda acontecem também nos países mais ricos que tem vasta experiencia na operação dessas embarcações! Só para citar alguns: K-141 Kursk - Rússia S467 Minerve - França USS Scorpion - USA Pelo menos esse Sub argentino naufragou navegando, o submarino brasileiro Toneleiro naufragou parado no porto.

    1. Dicionário: Embarcação é todo tipo de aparato capaz de navegar sobre ou abaixo da água. http://www.nauticurso.com.br/embarcacoes.html O ignorante não é apenas um lastro, mas um perigo da embarcação social. (Cesare Cantú)

    2. Submarino é uma embarcação na literatura de Júlio Verne , com o Capitão Nemo pilotando. Se fosse só uma embarcação, país nenhum do mundo iria gastar bilhões e correr tantos riscos, a não ser que gostem muito dd ver peixinhos no fundo do mar...

  6. Dalila disse:

    Duvido tenham comprado o submarino novo, Argentina,Brasil compraram só sucatas.

  7. Sara disse:

    Macri é um canalha, está mentindo e fazendo pouco caso da dor dos parentes.

    1. Legal foi Cristina que reformou o sucatao e ainda roubou o dinheito da reforma....

  8. Os Talassopetralhas disse:

    Essa cúpula da Marinha. era da era Kirchener (petralhada porteña)? Ou já tinha sido trocada por Macri?

  9. PERITO disse:

    Em 2011, foi finalizado o reparo de meia-vida do submarino ARA San Juan e a entrega realizada em cerimônia com discurso verborrágico de Cristina Kirchner. Um dos serviços que seria realizado (a substituição das baterias por novas), por questões financeiras, deixou de sê-lo. Optou-se pelo recondicionamento das baterias usadas -foi feito "um replacado"- com garantia de 6 anos de uso em 100% da capacidade. Vale acrescentar que o próprio fabricante do submarino recomenda a troca das baterias por novas a cada 5 anos, pois um dos grandes problemas das baterias velhas é a liberação de muito hidrogênio! Se a concentração de hidrogênio na atmosfera do sub atingir 3%, ele é inflamável a qualquer faísca! Se passar de 5% de concentração, ele se torna explosivo! São as hipóteses mais prováveis.

  10. Elizabeth sanchez disse:

    Boa noite aos queridos amigos, que formam esse trio que diz o que pensa e o que nós precisamos ouvir e saber. Não consigo entender porque o povo não reage a tudo isso que é esfregado nas nossas caras, quase todos os dias. Estou ficando com receio atualmente de assistir aos jornais. A sensação que tenho é de que o que não presta sempre está prevalecendo. Estou ficando com horror da maioria lá em Brasília. Só armações e safadezas: na nossa cara. Todos os dias. Nem disfarçam mais. Essa última do STF foi a gota d'agua. Que nojo. Qdo a gente acha que estão fazendo algo de bom, vem logo um balde de água, jogando a nossa esperança pelo esgoto junto com ela. Meu Deus. Ate qdo o mal vai prevalecer? Gostaria que uma grande multidão fosse igual a vcs Antagonistas. Quem sabe, um dia .

  11. PATRIOTA disse:

    Como se "toda a cúpula da Marinha" fosse a verdadeira culpada pelo sucateamento da Armada Argentina!

  12. Tito disse:

    Eu li todos os comentários. Muito melhor esperar o resultado das investigações do que ler palpites de uns pseudo-direitistas de araque.

  13. aparecido f. disse:

    A Argentina não perde para o Brasil em materia de submarinos...Um submarino de nossa armada em manutenção na Baia da GUANABARA afundou sozinho sem nenhum tripulante alguns anos atrás....a nossa expertise ,assim como a deles, é outra...

    1. Antes de falar besteira, informe-se! O sub não estava em manutenção!

  14. Uma oração por favor disse:

    pelas almas das vítimas e por conforto para as famílias

  15. SOCORRO disse:

    "Não chore por mim, Argentina", dizia Evita Perón. Neste caso dos militares argentinos, cabe sim, chorar (ou lamentar) e rezar por suas almas. Descansem em paz. Quanto às suas famílias, passado o momento de dor e de indignação, deveriam responsabilizar todos os responsáveis. Sou brasileira, gosto do presidente Macri e ainda não acredito que ele seja diretamente culpado pelo triste fim de seus concidadãos. Vi num telejornal noturno da Band, ontem, a afirmação de uma juíza federal da Argentina de que a missão dos tripulantes do submarino era secreta, além de um especialista brasileiro dizer que o submarino da Marinha, de fabricação alemã, foi construído há mais de 30 anos e era velho, sucateado, mesmo tendo sido restaurado pelo governo de Cristina Kirchner.

  16. Almanakut disse:

    The Beatles - Yellow Submarine (Animated) - Song for Childrens SKG Animation https://www.youtube.com/watch?v=7i1XD2yN4Ug

  17. Almanakut Brasil disse:

    Caso de submarino argentino provoca lembranças amargas na Rússia - 24/11/2017 Em 2000, poucos meses depois do ex-oficial da KGB assumir a presidência, a Rússia perdeu o “Kursk”, um submarino nuclear com 118 pessoas a bordo, após uma tentativa frustrada de resgate. A perda do “Kursk” se tornou o maior desastre na história da Marinha russa e um enorme embaraço para Putin. https://istoe.com.br/caso-de-submarino-argentino-provoca-lembrancas-amargas-na-russia

  18. Paulão disse:

    Lamentável, e mais lamentável ainda é o comportamento do Almirantado neste episódio. Tudo isso se deve ao sucateamento das embarcações das marinhas de muitos países. Alô Marinha do Brasil! Abram os olhos, amanhã pode acontecer com vocês, espero que não!