Trump ameaça vetar projeto que renomearia bases militares em homenagem aos Confederados

Trump ameaça vetar projeto que renomearia bases militares em homenagem aos Confederados
Foto: Official White House Photo by Tia Dufour

Donald Trump está ameaçando vetar um projeto de lei para fornecer verbas às Forças Armadas se uma cláusula para renomear bases militares não for removida.

A reportagem é da NBC.

O projeto contou com amplo apoio de ambos os partidos nas duas casas do Congresso. Em junho, foi aprovado na Comissão de Serviços Armados do Senado por 25 votos a 2. Os republicanos têm maioria no Senado.

O Exército tem 10 postos militares com nomes de líderes dos Confederados, como o Forte Bragg, na Carolina do Norte; o Forte Benning, na Geórgia; e o Forte Hood, no Texas.

Os Confederados foram a facção rebelde pró-escravidão que provocou a Guerra Civil (1861-1865) e foi derrotada pelas forças da União, liderada por Abraham Lincoln.

A ideia do projeto que Trump ameaça vetar é trocar em até três anos todos os nomes de instalações que homenageiam os Confederados.

Durante a campanha eleitoral deste ano, Trump prometeu vetar o projeto de lei que direciona verbas para a Defesa se ele incluísse mudar os nomes das bases em homenagem aos Confederados.

Segundo a NBC, a mudança não precisa ser feita pelo Congresso. Depois de tomar posse, em 20 de janeiro, Joe Biden poderia mandar mudar os nomes assinando uma ordem executiva. A equipe de transição de Biden não informou à emissora se o presidente eleito vai fazer isso.

Leia mais: A revista que fiscaliza TODOS os poderes e conta com os melhores colunistas do Brasil.
Mais notícias
Comentários
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 11 comentários
TOPO