Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Trump defende apoiadores que pediam 'enforcamento' de seu vice

"As pessoas estavam furiosas", alegou o ex-presidente republicano, que tentou convencer seu número dois, Mike Pence, a anular vitória eleitoral de Joe Biden
Trump defende apoiadores que pediam enforcamento de seu vice
Reprodução/Twitter/Donald Trump

Em entrevista a um jornalista da rede de TV ABC, Donald Trump (foto) defendeu apoiadores seus que durante a invasão ao Capitólio, em 6 de janeiro deste ano, gritavam slogans pedindo o “enforcamento” de seu vice, Mike Pence.

O caso foi revelado pelo site americano Axios, que divulgou áudios de uma conversa do ex-presidente republicano com o repórter Jonathan Karl. A entrevista foi realizada para o próximo livro de Karl, cujo título será “Betrayal” (traição em inglês).

O jornalista questionou Trump sobre as palavras de ordem de seus apoiadores, que queriam impedir que o Congresso americano certificasse a vitória eleitoral do democrata Joe Biden. Na ocasião, a invasão do Capitólio acabou com cinco mortes.

“Bem, as pessoas estavam muito furiosas”, respondeu o republicano. “Elas estavam dizendo ‘enforquem Mike Pence'”, rebateu o jornalista.  “É uma questão de bom senso, Jon. Como você pode —se você sabe que um voto é fraudulento, como você pode certificar um voto fraudulento para o Congresso? Como você pode fazer isso?”, afirmou Trump.

Pence presidia o processo de certificação eleitoral no Congresso, e Trump tentou pressioná-lo para anular a vitória de Biden —o que o vice-presidente dos EUA não tem poderes para fazer, já que seu papel de certificar os resultados é meramente cerimonial.

O site Axios lembra que o ex-presidente e o ex-vice podem se enfrentar na disputa pela candidatura do Partido Republicano à Casa Branca em 2024.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....