Trump e o chanceler do Irã gritam pelo Twitter

Ontem à noite, Donald Trump escreveu um tuíte endereçado ao presidente do Irã, Hassan Rouhani, quase todo em maiúsculas –uma espécie de grito nas comunicações via internet.

“NUNCA MAIS AMEACE OS EUA NOVAMENTE, OU VOCÊ SOFRERÁ CONSEQUÊNCIAS COMO AS QUE POUCOS SOFRERAM NA HISTÓRIA. NÃO SOMOS MAIS UM PAÍS DISPOSTO A AGUENTAR SUAS PALAVRAS LOUCAS DE VIOLÊNCIA E MORTE. CUIDADO!”, escreveu o presidente americano.

Era resposta a um discurso de Rouhani, que descreveu uma eventual guerra entre EUA e Irã como “mãe de todas as guerras” e a paz entre os dois países como “mãe de todas as pazes”.

Agora há pouco, o chanceler do Irã, Mohammad Javad Zarif, respondeu a Trump –mais cauteloso no uso das maiúsculas, mas também gritando aqui e ali.

“NÃO ESTAMOS IMPRESSIONADOS: O mundo ouviu bravatas ainda maiores há alguns meses. E os iranianos as ouviram –ainda que mais civilizadas– por 40 anos. Estamos aqui há milênios e assistimos à queda de impérios, incluindo o nosso, que duraram mais que a vida de alguns países. CUIDADO!”

Gritar pelo Twitter é, decididamente, uma modalidade nova de política externa.

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 52 comentários
  1. Quando alguns analistas políticos enxergam “anomalias na ordem” em razão do uso do Twitter apenas demonstram sua desqualificação para perceber tendências.
    Trump inaugurou, com vigor, uma modalidade de comunicação muito mais próxima dos representantes com seus representados.

  2. E os Antabobistas ficaram horrorizados?
    ANTABOBISTAS, nos mostrem o histórico do blog com uma msg positiva do governo Trump?rs
    Eu vivo aqui, meu Deus, de qual Trump vcs falam vivem falando mal, querendo fazer sua caricatura sempre…
    Povo aqui tá ótimo com ele. Só a escumalha que nunca prestou, ench

  3. O TRUMP SÓ TEM GOGÓ, NEM O BAIXINHO DA CORÉIA RESPEITA MAIS ELE.
    A UM ANO ATRÁS LI UMA MATÉRIA DE SOBRE UM RABINO QUE PERCORRIA OS EUA ALERTADO OS JUDEUS A VOLTAR PARA ISRAEL, POIS O CÁUS VIRIA SOBRE OS EUA, A PONTO DE NÃO SER POSSÍVEL VIAJAR DE UM ESTADO PARA OUTRO.
    SERÁ Q TEMPOS DIFÍCEIS ESTÃO AI?

  4. MÁS, LI UMA MATÉRIA INTERESSANTE SOBRE O FIM DO DOLAR E DOS EUA, E UMA DAS COISAS QUE SE COLOCAVA NESSA MATÉRIA, É DE QUE OS EUA NÃO SÃO CITADOS NA BÍBLIA (APOCALIPSE) NOS FINAIS DOS TEMPOS.
    OU SEJA, PODERÃO NÃO SER MAIS TÃO PODEROSOS OU NÃO ESTARÃO MAIS ALI, NOS DIAS FINAIS.
    ATÉ 2025 VAMOS VER ISSO

  5. O TRUMP E OS EUA ESTÃO NO FIM DA LINHA, E OS DIAS DO DOLAR E PODERIA AMERICANO ESTÁ SE FINDANDO.
    A GUERRA VERBORRÁGICA DO TRUMP NÃO ASSUSTA MAIS NINGUÉM, NEM A PEQUENA COREIA DO NORTE QUE MANTÉM INTACTA E OPERANTE SUAS INSTALAÇÕES NUCLEARES, E AGORA COM O APOIO VELADO DA CHINA QUE ESTÁ SOB SANÇÕES

  6. Eu gostaria q O Antagonista informasse primeiro qual foi a ameaça do Irã aoa EUA. Assim, com a notícia pela metade, fica difícil entender se a reação do Trump foi adequada ou se já deveria ter lançado o bombardeio.

  7. Boas falas as de Trump! Tem que colocar estes trastes em seu devido lugar. Tem que fazer entender que se passarem dos limites vão virar pó de traque. Todos os paises tem que colocar claro que a islamização mundial não ocorrerá nunca e se começarem a se sair muito vão levar o que merecem.

  8. Não gosto da política teocrática dos aiatolás. Mas a resposta foi o “fino da bossa” em ironia, inteligênciae sarcasmo. Se é que – já que os substantivos nao podem – podem estar aliados os adjetivos.

  9. A imbecilidade parece ser um pressuposto dos poderosos de hoje, quanto mais estúpido e arrogante melhor, vide os exemplos das ditaduras latino americanas, cada vez mais violentas e arrogantes. O povo que se ferre.

  10. O Irã, vai ter que negociar, já que a UE/China temem as sanções do Trump e a Russia quer vender e não comprar petróleo. A China/UE, sonham com a queda do Trump mas já estão perdendo bilhões com as taxas e não desafiarão Trump pelo Irã. Zarif, sabe que foi abandonado e quer negociar.

  11. Agora aguentem as comunistas patéticas da Globo News falando disso o ano inteiro.
    Se o Trump espirrar, o Guga Chackra se ofende!

    Ainda bem que parei de ver esse canal parcial de merda.

  12. O do turbante afinou pro TRUMP… é como se diz no popular… só é maluco enquanto o dele não está na reta… num instante o cara fica “sãozinho” … maluco hein!? rsrs sei…

  13. A ditadura dos Aiatolás, está condenada a longo prazo, não existe a necessidade de uma intervenção estilo Iraque. Os EUA, diariamente aumentam sua produção de petróleo, no máximo em 20 anos essa ditadura cai como a URSS, até lá é só administrar via sanções, vai faltar $$ até para torturar o povo.

  14. – Alô? Seu Putin?
    – Fala Trumpov.
    – Desculpa aí. Meu serviço secreto é muito mentiroooso!
    Foi essa impressão que passou. Penso que com o Irã, vai quebrar a cara. Quer consertar a patuscada com uma lambança. Pelo menos será divertido.

  15. Te dou um mês pro Irã comer na mão, assim como fez o Kim.
    Essa é a diplomacia que esses cavalos entendem, não adianta ficar falando bonito com essa turma, tem que ser muito duro mesmo.
    MAs num pódi, o politicamente correto (para o qual o Irã caga), num deixa falar assim.

  16. A estratégia de TRUMP é simplesmente perfeita, ele pode exterminar o Irã com um peido, mas o que ele quer mesmo é mostrar ao seu eleitor o trabalho que está fazendo, porque se for depender da CNN e do NYT, só saberemos notícias sobre unicórnios e arco-íris.

  17. Nessas horas o aiatola ja esta no seu palacio escondendo todas as garrafas de wisky,mandando os meninos e meninas peladinhos de volta para as familias,despachando caminhoes de dolares para as cavernas,queimando arquivos dos assassinatos e torturas da SAVAK.Gracas ao Trump.

    1. O elefante selvagem Trump vai quebrar todas as bonequinhas de porcelana (incluindo Obama, clinton, hillary e soros). A humanidade agradece.

    2. Ainda bem, o mundo que presta agradece a Putin ajuda para eleger o maior e melhor presidente que os EUA já tiveram. Assim o Brasil tivesse alguém com esse perfil.

  18. Trump sabe lidar com essa bagaceirada arabe terrorista-tem q ofender e ameacar sim.Vao botar o rabo no meio das pernas os iranianos pq o Trump fez uma alianca com o putinho russo.Continuam subestimando o trump,esperem e verao.

  19. Trump, está buscando estabilizar a região como fez com a Coréia. O Irã, está em busca de um acordo já que as sanções estão sufocando os aiatolás. Trump, vai exigir a retirada da Síria, o congelamento do programa nuclear, etc.. A Russia, vai intermediar o acordo para se livrar das suas sanções tb.

  20. Se fosse o Obama, utilizando o Twitter, os progressistas estariam em frenesi, afirmando que isto seria coisa de presidente jovial.
    Ninguém comenta a velocidade da resposta do Trump em tempo real.
    A um ano atrás, com o Obama, esta resposta seria dada após uma semana e e elaborada por assessores.

    1. Toma vergonha na cara rapá… quando Putin ameaçou os EUA de forma direta como fez o lambe bolas de maome aí? Se o fizer, pode apostar numa guerra nuclear … enquanto vcs ficam fazendo campanhazinha contra o Trump ele passa o trator na hipocrisia esquerdista