Trump ou Biden? Os candidatos favoritos de Rússia, China e Irã

Trump ou Biden? Os candidatos favoritos de Rússia, China e Irã
Reprodução/C-SPAN

China, Rússia e Irã estão entre os países que buscam influenciar a eleição nos EUA neste ano.

William Evanina, diretor do Centro Nacional de Segurança e Contrainteligência (NCSC), publicou um comunicado sobre o assunto em 7 de agosto.

Segundo a avaliação, os candidatos favoritos dos rivais dos americanos são os seguintes:

China. A China prefere que o presidente Trump perca a reeleição. Pequim vê Trump como “imprevisível”. A ditadura chinesa criticou a postura do governo americano sobre Hong Kong, o aplicativo TikTok, a situação no Mar do Sul da China e os esforços de Pequim para dominar o mercado do 5G.

Rússia. “Avaliamos que a Rússia está usando uma série de artifícios para sujar a reputação o ex-vice-presidente Biden e o que ela vê como ‘establishment anti-Rússia'”, diz o texto.

Irã. O Irã busca enfraquecer as instituições democráticas dos EUA e o presidente Trump — quer dividir o país. Vai concentrar seus esforços em espalhar desinformação nas mídias sociais e circular conteúdo anti-EUA. Segundo a avaliação de Evanina, parte da motivação para isso advém da convicção de que a reeleição de Trump resultaria em “continuação da pressão americana sobre o Irã para fomentar uma mudança de regime”.

Leia mais: Por que a escolha de Bolsonaro para o STF agrada a Renan, PT, PDT...
Mais notícias
Comentários
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 12 comentários
TOPO