ACESSE

URGENTE: OMS DECLARA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS

Telegram

A Organização Mundial da Saúde acaba de declarar que há uma pandemia do novo coronavírus no mundo.

O anúncio foi feito pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

“Pandemia não é uma palavra para ser usada de maneira leviana ou descuidada. É uma palavra que, mal utilizada, pode causar medo irracional ou aceitação injustificada de que a luta acabou, levando a sofrimento e morte desnecessários”, afirmou Ghebreyesus.

“Mas, diante de todos os elementos que temos à disposição, fizemos nossa avaliação e chegamos à conclusão de que a Covid-19 pode ser caracterizada como uma pandemia.”

Ele disse ainda:

“Nunca vimos uma pandemia provocada por um coronavírus. E nunca vimos uma pandemia que possa ser controlada, ao mesmo tempo. A OMS está em modo de resposta completa e de total atenção desde que foram notificados os primeiros casos.”

Pandemia é um surto de uma doença que ocorre em uma grande área geográfica e afeta uma quantidade “excepcionalmente alta” de pessoas.

A pandemia é declarada, em geral, quando uma doença está espalhada por praticamente todo o mundo, com transmissão sustentada e de forma simultânea.

Vários países, entre os quais o Brasil, vinham cobrando a OMS para que declarasse a pandemia da Covid-19.

Segundo o mais recente balanço divulgado pela OMS, já foram registrados mais de 118 mil casos do novo coronavírus em 114 países. Até o momento, 4.291 pessoas morreram.

Leia também: Central de espionagem no Planalto?

Comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 146 comentários