Vargas Llosa: “A pior paixão é a nacionalista”

Mario Vargas Llosa participou da passeata contra a independência da Catalunha, que ocorreu hoje em Barcelona, reunindo centenas de milhares de pessoas.

No seu discurso, ele disse o seguinte:

“Queremos que a Catalunha volte a ser a capital cultural da Espanha como era quando eu vim viver aqui. A paixão pode ser destrutiva e feroz quando movida pelo fanatismo e pelo racismo. A pior de todas, que causou mais estragos na história, é a paixão nacionalista.

A Espanha também é uma terra de liberdade, de legalidade. Isso, o independentismo não irá destruir. É preciso muito mais que uma conjuntura golpista para destruir o que foi construído em quinhentos anos de história, não vamos permitir.

“Aqui estamos, cidadãos pacíficos, que acreditamos na coexistência e na liberdade. Vamos demonstrar aos independentistas minoritários que a Espanha é um país moderno.

Viva a liberdade, viva a Catalunha, viva a Espanha!”

32 comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

1200

  1. Tá certo o Llosa. A Catalunha nunca foi um país independente. Sempre foi parte da Espanha, ainda que sempre tenha gozado de relativa autonomia.
    Não será uma meia dúzia de oportunistas malucos que dividirá a Espanha.
    Aqui também um grupo de gaúchos andou com essas ideias esquisitas.

  2. Que diabos de liberdade é esta que o cidadão catalão é impedido de decidir?
    E por que Raios Madri quer tanto a Catalunha grudada a si? Nacionalismo???
    Parece Norte-Nordeste mordendo a galera do SUL nas redes sociais, mas MORE de medo de uma separação.

  3. A Catalunha não será independente sem guerra civil.
    Os catalães querem pagar o preço?
    Se quiserem…e ganharem a guerra cairão nos braços dos comunistas.
    É o óbvio ululante.

  4. Hipócrita. Se ele preza tanto a liberdade, deveria deixar os habitantes da região livre para decidir. Ao invés disso, chama a lei para dizer que todos são livres, mas ninguém pode decidir nada por si próprio.

    H-I-P-Ó-C-R-I-T-A.

  5. O racismo (assim como termos similares, como machismo, homofobia, etc…) sempre será a muleta desses canalhas desalmados…
    Que a Catalunha se liberte, não apenas da Espanha, mas também da MALDITA União Européia… Quem quiser se afunda em islâmicos junto com Angela Merkel, que o faça, mas quem manteve a sanidade, que possa pular fora desse Titanic o mais rápido possível…

  6. O PT não é esquerda esclarecida. Nunca será.
    A carência do Brasil é de arte de qualidade! O PT ama e venera a indústria cultural. Cultura de massas.
    Sobretudo a música atual ruim.
    Che Guevara é ícone da esquerda. Ícone da industria cultural esquerdista. Cultura de massas. Com certeza Kitsch.
    O “algo mais” do PT na arte e na cultura: O PT detesta a cultura popular e a erudita simultaneamente.
    Por exemplo, BACH é música de enorme qualidade. Não tem nada a ver com o PT, ok?
    Inclusive é música para poucos brasileiros (por ser complexa), ou seja:
    de “elite”. Assim como Machado de Assis, Villa-Lobos são arte de elite, sim. O mesmo diga-se de Dostoyevsky. Elite honrosa.
    Não se trata do lixo bem tragável de Q o PT gosta, venera, ama e adora, não.
    E, por outro lado, o bem centrado MBL [Mov. Brasil Livre] em seu papel empírico em 2016 faz jus ao nome dessa sigla, ok?
    A diminuição do poder vigarista do PT com a saída de Dilma em 2016, — mesmo com Lula solto –-, foi fortemente permitido devido ao MBL.
    Empírico, corajoso e pragmatista, o Arthur do “#MamaeFalei” ajudou bastante a desconstruir o discurso ideológico do PT através do método socrático. MBL e o Arthur lutam contra o Kitsch

    1. Ache um único e me mostre…. Se esse é o seu melhor argumento para criticar Bolsonaro, que tal chamá-lo de corrupto ?

    2. E você, o “letradão”, diz o que?
      Nem deve saber que o cara que está dizendo isso é peruano e não espanhol.

    3. Há menos favorecidos em todos os partidos, todavia os eleitores de Bolsonaro são os mais determinados.
      Vá plantar batatas Duilio.

  7. Quando uma pessoa que deveria ser culta, diz o seguinte:
    “Queremos que a Catalunha volte a ser a capital cultural da Espanha como era quando eu vim viver aqui. A paixão pode ser destrutiva e feroz quando movida pelo fanatismo e pelo racismo. A pior de todas, que causou mais estragos na história, é a paixão nacionalista.” Ele mostra o quanto é um MAL-CARÁTER e principalmente MAL-INTENCIONADO. Na gíria popular, um típico TRANQUEIRA.
    O VERDADEIRO problema da nova onda de independência da Catalunha, tem nome e sobrenome: GEORGE SOROS. O resto é firula e distração para o real problema. A Elite Globalista age dia e noite, e indiferente de serem de esquerda ou fingirem ser de direita(uma direita verdadeira JAMAIS seria adepta do Globalismo) o George Soros(também conhecido como o Anti-Cristo na Terra) está sempre incentivando e influenciando confrontos. Tanto que no Brasil ele é o financiador da Mídia Ninja, Movimento Passe Livre, Black Blocs e afins.

  8. Quando uma pessoa que deveria ser culta, diz o seguinte:
    “Queremos que a Catalunha volte a ser a capital cultural da Espanha como era quando eu vim viver aqui. A paixão pode ser destrutiva e feroz quando movida pelo fanatismo e pelo racismo. A pior de todas, que causou mais estragos na história, é a paixão nacionalista.” Ele mostra o quanto é um .F.D.P., MAL-CARÁTER e principalmente MAL-INTENCIONADO.
    O VERDADEIRO problema da nova onda de independência da Catalunha, tem nome e sobrenome: GEORGE SOROS. O resto é firula e distração para o real problema. A Elite Globalista age dia e noite, e indiferente de serem de esquerda ou fingirem ser de direita(uma direita verdadeira JAMAIS seria adepta do Globalismo) o George Soros(também conhecido como o Anti-Cristo na Terra) está sempre incentivando e influenciando confrontos. Tanto que no Brasil ele é o financiador da Mídia Ninja, Movimento Passe Livre, Black Blocs e afins.

  9. Pelo visto o pior sentimento é o nacional catalão, o espanhol vai bem.

    Realmente é preciso tomar cuidado com tudo hoje em dia, onde tem comuna tem perigo, porém nações pequenas, fortes e independentes é muito melhor que gigantes a serviço do comunismo.

    Ao contrário do que já estão dizendo por ai, eu quero entender por qual razão uma Catalunha independente seria isolada economicamente a começar pela Espanha?

    Se isso acontecer fica mais claro ainda para mim que a Espanha é um país a serviço do comunismo internacional.

  10. O Nordeste quer declarar independência e construir um muro. O lider do movimento, Professor universitário e com pós-doutorado na França será o primeiro ministro do novo país. Ele é o autor do livro “Nordeste Independente” e representante do grupo que quer a separação do Nordeste do restante do país, pois este é o momento do Nordexit:

    http://www.bbc.com/portuguese/brasil-36720198

    1. Aleluia ! Eu contribuo com a construção do muro para isolar o Nordeste de São Paulo.
      Já estou a ouvir “Paris Belfort”.

  11. ELE DIZ: ” A pior paixão é a nacionalista”, IMEDIATAMENTE MERGULHADO NUM SENTIMENTO APAIXONADO PELO NACIONALISMO. – O bom cobrador, é um péssimo pagador…..