Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Xi Jinping é o 1º presidente chinês a visitar o Tibete em 31 anos

A viagem, que só foi divulgada hoje, coincide com o 70º aniversário da invasão da região pelas tropas comunistas chinesas
Xi Jinping é o 1º presidente chinês a visitar o Tibete em 31 anos
Reprodução/ONU

Xi Jinping realizou nesta semana a primeira visita oficial de um presidente da China ao Tibete em 31 anos. Ele chegou na quarta-feira (21) e foi embora nesta sexta-feira (23).

A viagem, que só foi divulgada hoje, coincide com o 70º aniversário da invasão da região, que fica na fronteira da China com a Índia, pelas tropas comunistas, data que é considerada pelo governo chinês como uma “libertação pacífica”.

Devido à tensão política, apenas um presidente foi à região desde a criação da República Popular da China: Jiang Zemin, em julho de 1990. Após os protestos contra o governo chinês registrados 2008, Pequim tem investido maciçamente no Tibete na tentativa de combater a influência do Dalai Lama, o chefe espiritual tibetano exilado na Índia desde 1959.

De acordo com a ONG International Campaign for Tibet, moradores relataram atividades incomuns e afirmaram ter sido monitorados nos últimos dias. Pessoas receberam ligações de oficiais de segurança perguntando sobre suas atividades, sem motivo aparente. Além disso, foram bloqueadas e as autoridades de Lhasa proibiram drones e pipas.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO