Irã sem chuteiras

A três dias de estrearem na Copa do Mundo, os jogadores do Irã podem ficar sem chuteiras, em razão das sanções comerciais impostas pelos EUA que impedem a Nike de fornecer qualquer tipo de material à seleção do país árabe, registra a Folha.

“As sanções significam que, como uma empresa norte-americana, a Nike não pode fornecer chuteiras aos jogadores da seleção iraniana neste momento”, explicou a companhia em comunicado oficial.

A delegação do Irã foi pega de surpresa, de acordo com o jornal, já que na Copa de 2014 as imposições comerciais americanas não impediram o fornecimento.

“Os jogadores estão acostumados com os seus equipamentos. Não é certo mudar isso em uma semana antes de partidas tão importantes”, reclamou o técnico Carlos Queiroz à ESPN.

Os jogadores estão contando com a ajuda de colegas não-iranianos ou comprando eles próprios as chuteiras, segundo a emissora.

Temas relacionados:

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 46 comentários
  1. Por que a tag Donald Trump? O que ele tem a ver com isso? Com certeza vocês não acham que os embargos foram impostos durante o governo dele….

  2. Gente, dá má nota não, o Irã é um país muçulmano, mas não é um país árabe! São etnias bastante diferentes! Os iranianos são indo-europeus, são persas… Corrijam isso aí!

  3. E daí, se por acaso a Nike fornecer as chuteiras os processos engavetados no STF serão julgados e não prescreverão? O ministro Barroso irá rever a decisão de mandar um deputado ladrão condenado trabalhar na função de legislar para o povo brasileiro, como se roubar fosse bonito e próprio ao poder legislativo? A ladras e ladrões de colarinho branco voltarão para a cadeia em vez de ficarem na prisão domiciliar em suas mansões ou de tornozeleiras no passeios ao shopping, restaurantes caros e campos de golfe? Os jogadores que comprem e se ondulem.

    1. Para os “cultos” do Antagonista, isso é apenas um detalhe.
      Você está exigindo demais deles, tadinhos.

  4. Que bobagem.
    Tudo da Nike e outras tantas fábricas de chuteiras é feito na China, com quem o Irã tem ótimas relações.
    É incrível o grau de imbecilidade que assola esse site.

  5. Que o PT da Gleisi Narizinho doe uns pares de kichutes para os iranianos, e aproveitar pedir apoio para libertar Lula…

  6. É preciso acabar com a ditadura dos aiatolás atomicos do Irã. Uma ditadura relegiosa, terrorista, cruel, assassina e medieval.

  7. O PT da Gleisi narizinho poderia oferecer uns kichutes pros iranianos, já que estão pedindo apoio para o Lula mesmo…

  8. Que matéria sem interesse, ou talvez a Nike esteja patrocinando.
    Eles que comprem suas chuteiras ou consigam com o AIATOLÁ

  9. ANTAS quem manda vocês ficarem sempre usando a Faia de SP para sua informações? O irã é muçulmano, mas não é Árabe é Persa e até berço da civilização Ocidental que foi povoada por hindu/Persas tanto que se chama Indo Europeu

  10. Os habitantes do Irã são predominantemente persas , de origem ariana , já os árabes são de origem semita . Sua língua predominante é o farsi , não o árabe . Favor corrigir , antes que MAVs venham encher o saco.

  11. Pelo menos até ontem o Irã era um país persa, não árabe. Seria interessante contar essa anedota lá no Irã ou na Arábia e depois tentar voltar para relatar o resultado.

  12. Não acredito que a nota tenha sido escrita por Diogo Mainardi. Desconfio que ele sabe o suficiente sobre o Irão para não cometer tal erro. O irmão dele, em todo caso, deve saber.

  13. O Irão não é um país árabe, ao contrário do que diz a nota do Antagonista. A etnia predominante no Irão é a persa (51%). Apenas 3% da população iraniana é da etnia árabe.

  14. O Irã não é um país árabe. Qualquer pessoa minimamente informada o sabe. Acho que até a Folha o sabe.
    Quem sabe o Antagonista não pendura as chuteiras da cobertura internacional, e fica só no Moro, Lula, Palocci, Dilma, Alckmin, etc.?

  15. NÃO ERA NEM PARA ESTAREM NESSE EVENTO. O AVIÃO QUE USARAM É DE FABRICAÇÃO NORTE AMERICANA E NEM DEVERIA TER LEVANTADO VOO COM ESSE PESSOAL QUE REPRESENTA UM RETROCESSO À HUMANIDADE, ESTUPRANDO MULHERES, MATANDO GAYS E OPRIMINDO SEU POVO EM NOME DE UM DOIDO VARRIDO CHAMADO MAOMÉ.

  16. Irã com bomba atômica é um perigo imenso para o mundo. Ah…heim…não…desculpem, essa notícia diz respeito à chuteiras. Eu acho que com chuteiras eles não são tão perigosos assim, não.

  17. Verdade seja dita, IRA, não merece nem ao menos estar em qualquer evento desportivo internacional….

  18. País árabe é a tua bunda, Diogo. O Irão é um país persa e não árabe.

  19. Trump é o maior filh@ da p$ta que já alguma vez foi presidente dos EUA! Nunca os EUA foram tão mal vistos no mundo todo. Felizmente o mundo está cheio de fornecedores de equipamento esportivo sem ser a nike que é a marca do preto suburbano.

    1. Chora mais petralha. Nacionalismo é isso aí, America primeiro e com orgulho. Que falta faz um líder assim no Brasil, país sempre humilhado e passado pra tás por todo tipo de republiqueta!
      Fora que o padrão de vida de qualquer p . r . e . t . o suburbano nos Estados Unidos é bem superior que à de qualquer branquinho de classe média bananeiro pagando 5 conto no litro de gasolina. B . o . c . ó!

    2. Chora mais petralha. Nacionalismo é isso aí, America primeiro e com orgulho. Que falta faz um líder assim no Brasil, país sempre humilhado e passado pra tás por todo tipo de republiqueta!
      Fora que o padrão de vida de qualquer preto suburbano nos Estados Unidos é bem superior que à de qualquer branquinho de classe média bananeiro pagando 5 conto no litro de gasolina. Bocó!

  20. Como tudo q diz respeito à copa… Coisa mais insignificante, impossível…
    Comprem de outra marca, ora bolas… Jogar descalços é q não vão… Q abobrinha… E eu ainda me dei o trabalho de ler isso e, ainda por cima, comentar…

  21. Vôts…, pra que chuteiras para quem enriquece urânio, fabricam foguetes, cintos de bomba individuais e doutrinam crianças como terroristas… Certamente sabem fazer… um CONGA, não?? Kkkkkk… #GOTRUMPGO!

  22. Diego Mainardi sempre tao solicito com os americanos, nada entende de geografia que nao se refira aos norte americanos. Geografia e demografia! O ira nao eh arabe!

  23. O Irã não é um país árabe! Eles são persas, a língua usa o alfabeto árabe, mas é uma língua totalmente diferente, indo-européia. De fato, os árabes detestam os persas e vice-versa. Os sauditas dizem que os iranianos sequer são verdadeiros muçulmanos, o que em parte é verdade. Que pena o completo desconhecimento do ocidente da realidade persa! O Irã é um país fascinante. Quando o regime totalitário, insano, dos aiatolás terminar e, quem sabe, a dinastia Pahlavi voltar ao poder, o mundo vai se surpreender enormemente com o povo e a cultura Iranianos. Por favor, corrijam isso: os iranianos não são árabes, nem na língua, nem na etnia!

  24. Besteirol ESPN, sempre em defesa dos radicais de esquerda. Claro que o Irã, um país onde é praticado muito o futebol, tem fábrica de chuteira ou fornecedor que não seja a Nike. E por quê tem de ser a Nike?

  25. O editor quis dizer “persa”, ao invés de “árabe”. O Irã não tem nada de árabe, a não ser para aqueles que desconhecem do assunto.

  26. Dado que cidadãos bem informados são indispensáveis ao exercício da democracia, todos os eleitores ficam obrigados a assinar um periódico. Se jornalistas apresentássemos um projeto de lei com essa justificativa, seríamos corretamente tachados de corporativistas, aproveitadores e outros adjetivos pouco abonadores. Arrisco até afirmar que parte da categoria, aquela que não perdeu a noção do ridículo, se rebelaria contra a proposta.
    .
    Um dos problemas graves do Brasil é que ele se tornou um país de corporações, em que diferentes categorias estão mais interessadas em sequestrar o poder do Estado para assegurar vantagens legais para si do que em promover um espaço público no qual todos os setores possam prosperar na medida de suas próprias competências. O resultado disso é um país incompetente.

Os comentários para essa notícia foram encerrados.