Bolsonaro Sugere Impeachment de Ministros do Supremo Bolsonaro Sugere Impeachment de Ministros do Supremo
O Antagonista

Kajuru é um agente provocador, um agente duplo, um irresponsável?

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 12.04.2021 17:04 comentários
Opinião

Kajuru é um agente provocador, um agente duplo, um irresponsável?

Brasília é um circo em que os cidadãos são os eternos palhaços no picadeiro. Esses requerimentos que querem incluir a investigação de governadores e prefeitos na CPI da Covid visam apenas a tirar o foco do objetivo inicial -- debruçar-se sobre a atuação calamitosa do governo federal no enfrentamento da pandemia --, confundir o indistinto público e não indiciar ninguém ao final. Quando a culpa está em todo lugar, ela não está em lugar nenhum. A manobra é manjada, mas ninguém se constrange em reprisá-la. Para completar, ainda temos a história do impeachment de Alexandre de Moraes, sugerida por Jair Bolsonaro em telefonema a Jorge Kajuru...

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 12.04.2021 17:04 comentários 0
Kajuru é um agente provocador, um agente duplo, um irresponsável?
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Brasília é um circo em que os cidadãos são os eternos palhaços no picadeiro. Esses requerimentos que querem incluir a investigação de governadores e prefeitos na CPI da Covid visam apenas a tirar o foco do objetivo inicial — debruçar-se sobre a atuação calamitosa do governo federal no enfrentamento da pandemia –, confundir o indistinto público e não indiciar ninguém ao final. Quando a culpa está em todo lugar, ela não está em lugar nenhum. A manobra é manjada, mas ninguém se constrange em reprisá-la, com a ajuda dos ingênuos que acham que daqui para a frente tudo pode ser diferente.

Para completar, ainda temos a história do impeachment de Alexandre de Moraes, sugerida por Jair Bolsonaro em telefonema a Jorge Kajuru, autor do mandado de segurança impetrado no Supremo Tribunal Federal para que a CPI da Covid fosse instalada no Senado, juntamente com Alessandro Vieira. Luís Roberto Barroso concedeu liminar favorável, cumprindo a sua obrigação de defender a Constituição Federal. A conversa com o presidente foi divulgada pelo senador não se sabe ao certo por qual motivo. No diálogo erudito, Jair Bolsonaro sugere a Jorge Kajuru incluir o impeachment de ministros do Supremo no bolo, a fim de melar a CPI da Covid. O senador diz, então, que já havia entrado com o pedido de afastamento de Alexandre de Moraes. “Você é dez”, responde Bolsonaro.

De fato, na sexta-feira passada, dia 9, Diego Amorim havia noticiado em primeira mão, em O Antagonista, que Jorge Kajuru havia solicitado a Luís Roberto Barroso, por meio de outro mandado de segurança, que determinasse ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a abertura do processo de impeachment de Alexandre de Moraes. O pedido de impeachment, assinado também pelo próprio senador, está pendente de análise na casa. Jorge Kajuru sabe que um ministro do STF não tem esse poder sobre o Senado, mas mesmo assim foi adiante. De acordo com o que ele disse a O Antagonista, tratava-se de uma provocação a Jair Bolsonaro, que, irritado com a ordem de Luís Roberto Barroso para que a CPI da Covid fosse instalada, cobrou do ministro do STF  que mandasse o Senado “analisar também pedidos de impeachment de seus companheiros”.

Disse Jorge Kajuru a O Antagonista:Esse meu pedido é para ‘calar a boca’ do Bolsonaro. Era ele, Bolsonaro, que não deixava isso [pedidos de impeachment de ministros do STF] avançar aqui. Ele não queria briga com o Supremo. Mas agora quer? Então, estou atendendo a um pedido do presidente. Está aí, presidente.”

Apesar dessa declaração a este site, Jorge Kajuru parece entender-se com Jair Bolsonaro no telefonema que o próprio senador divulgou no domingo. A conversa, obviamente, aprofundou o fosso entre o Planalto e o Supremo. Não contente, Kajuru divulgou uma segunda parte da conversa. Nela, o presidente da República ameaça agredir o senador Randolfe Rodrigues, autor do pedido de instauração da CPI da Covid.

Que jogo é esse, afinal de contas? Jorge Kajuru é um agente provocador, um agente duplo, está fazendo teatro ou é simplesmente um irresponsável? Talvez ele seja tudo isso, sob o argumento tosco de que está sendo transparente. A única certeza é que tocar mais fogo no circo é do interesse de Jair Bolsonaro. Já não basta apenas confundir o indistinto público com uma CPI da Covid que de tão abrangente não levaria a lugar nenhum, É preciso também queimar a lona que ainda nos protege das intempéries: a da democracia.

Brasil

Câmara discute projetos que alteram legislação do setor elétrico

16.04.2024 10:30 2 minutos de leitura
Visualizar

Rover Perseverance revela novas descobertas em Marte

Visualizar

China se posiciona sobre conflitos entre Irã e Israel

Visualizar

Concurso Correios 2024: veja os cargos e benefícios

Visualizar

Gerson pode ganhar nova função no meio-campo do Flamengo

Visualizar

Economize no IR 2024: dicas e estratégias para pagar menos imposto

Visualizar

Tags relacionadas

CPI da Covid impeachment de Alexandre de Moraes Jair Bolsonaro Jorge Kajuru Luís Roberto Barroso Randolfe Rodrigues Senado STF telefonema
< Notícia Anterior

CPI da Covid sobre governadores só poderia investigar uso de verba federal, diz jurista

12.04.2021 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Renan Calheiros quer relatoria da CPI da Covid; Kajuru está fora do colegiado

12.04.2021 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Com caso Lulinha, esquerda pode perder bandeira da mulher para direita

Com caso Lulinha, esquerda pode perder bandeira da mulher para direita

Madeleine Lacsko
15.04.2024 17:05 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Romero Jucá: a volta dos que não foram

Romero Jucá: a volta dos que não foram

12.04.2024 20:32 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Jerônimo Teixeira na Crusoé: As hipérboles histéricas da dupla Musk & Moraes

Jerônimo Teixeira na Crusoé: As hipérboles histéricas da dupla Musk & Moraes

12.04.2024 15:49 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Conheça o Chiquinho Brazão do passado: Talvane Albuquerque

Conheça o Chiquinho Brazão do passado: Talvane Albuquerque

Madeleine Lacsko
11.04.2024 19:16 4 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.