Confira as principais reportagens da edição 143 da revista Crusoé

Impeachment na agenda

Na edição desta semana da Crusoé, a revista traz a reportagem mais completa sobre as movimentações nos bastidores de Brasília em torno do impeachment de Jair Bolsonaro. A possibilidade de afastar o presidente, como relata a revista, passou a ser encarada com seriedade. Caiu a ficha de que Bolsonaro faz parte do problema da pandemia, com a sua postura irresponsável e os seus assessores incompetentes, e que talvez o processo de impeachment não possa ser postergado. Já está claro que, devido à falta de qualquer plano nacional de vacinação contra a Covid-19, morrerão mais brasileiros em 2021 do que o imaginado.

Leia um trecho da reportagem:

“Considerado impensável há alguns meses, o afastamento do presidente Jair Bolsonaro começou a entrar no radar de Brasília. Para além do que pode ser observado a olho nu, como as pressões exercidas pelas redes sociais e por esparsas manifestações de rua, já há nos bastidores conversas, cálculos de cenários e até ensaios sobre possíveis soluções e caminhos a serem seguidos caso o plano dê certo e Bolsonaro seja destituído do cargo. Participam das discussões lideranças do Congresso, ex-presidentes da República e até ministros do Supremo Tribunal Federal.

Antes completamente inerte, por considerar que não havia clima político para nem sequer iniciar um debate sobre o impeachment, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, adotou uma postura diferente nos últimos dias. Conversou sobre o assunto com políticos de diversas colorações partidárias e até magistrados. Entre seus interlocutores principais estiveram o ministro Gilmar Mendes, do STF, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o governador de São Paulo, João Doria, e o candidato do MDB à Presidência da Câmara, Baleia Rossi. Aconselhado, Maia passou até a medir o pulso do Senado, na hipótese de um processo de impedimento de Bolsonaro desaguar lá. De Simone Tebet, candidata do MDB ao comando da casa, ouviu que ela jamais se oporia a dar andamento ao processo de impeachment, depois de aprovado na Câmara. “Imagina: o processo é aprovado na Câmara e o Senado presidido por Simone Tebet barra? Não existe essa hipótese”, garante, sob reserva, um interlocutor da senadora.

O tema do impeachment também esteve no cardápio de uma reunião no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, na sexta-feira 15, entre Maia e Doria, que contou ainda com a presença do candidato do MDB à presidência da Câmara, Baleia Rossi. Foi na saída desse encontro que Maia, pela primeira vez publicamente, admitiu a possibilidade da abertura de um processo contra o presidente. “O impeachment de Bolsonaro é um tema que será debatido de forma inevitável pelo Congresso no futuro”, vaticinou.”

 

Pachequismo em causa própria

Rodrigo Pacheco, favorito para suceder Davi Alcolumbre na presidência do Senado, é mais um exemplar do que há de pior na política brasileira: na essência, ele usa o mandato para defender os próprios negócios.

Vacina para poucos

É louvável que uma parcela dos brasileiros já esteja sendo vacinada. Mas, infelizmente (e apesar do marketing), o país ainda está muito longe de ter doses em quantidade suficiente para atender a todos.

Um presidente para remediar

Joe Biden assume a Casa Branca com uma longa lista de tarefas, que inclui unificar o país, controlar a pandemia e recuperar a economia. A história americana mostra que a missão pode não ser tão difícil quanto parece.

.

Por que ter acesso ao combo

O ANTAGONISTA+ e CRUSOÉ?

Embora tenham o mesmo DNA, O ANTAGONISTA+ e CRUSOÉ são publicações com características e personalidades bastante distintas.

Explicando melhor: as duas publicações são complementares.

Enquanto O ANTAGONISTA+ oferece uma cobertura eletrizante e em tempo real dos principais fatos da política, CRUSOÉ traz reportagens investigativas aprofundadas e artigos analíticos sobre o presente e o futuro do Brasil.

O ANTAGONISTA+ coloca VOCÊ na trincheira da cobertura política, no corpo a corpo com os poderosos.

CRUSOÉ leva VOCÊ para a ilha do jornalismo independente, que propicia o aprofundamento e a reflexão.

Em conjunto, eles podem fazer o que nenhuma outra publicação faz por você.

O acesso às duas publicações é uma oportunidade única de saber — em tempo real e em primeira mão — os movimentos nos bastidores da política brasileira e, adicionalmente, entendê-los em profundidade, antever seus desdobramentos para o país e até as consequências para a sua vida.

Mais: nenhuma das publicações veicula anúncios de órgãos públicos de qualquer Poder (Executivo, Legislativo e Judiciário) e esfera (federal, estadual ou municipal), tampouco de empresas estatais ou companhias privadas enroladas em escândalos de corrupção.

Recusamos integralmente qualquer recurso proveniente dessas fontes.

O princípio é: o jornalismo independente não pode ter vínculos comerciais com autoridades e instituições que ele, o jornalismo independente, deve fiscalizar

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo

1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE

A Coluna Exclusiva de Sergio Moro

Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe

Newsletters Exclusivas