Como acontece desde que foi lançada, em 2018, a Crusoé traz nesta semana a sua edição especial de final de ano, com artigos de personalidades em diversos campos do conhecimento e da política sobre as perspectivas do ano que começará. Na edição especial do final deste 2020 tão desafiador, a revista tem a honra de publicar artigos de Luís Roberto Barroso, Sergio Moro, Thomas Shannon, Ana Fischer, Alessandro Vieira, Natalia Pasternak, Abel Gomes, Ana Paula Vescovi, Gustavo Nogy e Eduardo Wolf. Justiça, combate à corrupção, pandemia, desafios no mundo do trabalho, relações com os Estados Unidos, cultura — todas essas áreas são contempladas por articulistas brilhantes e com atuação importante nas suas especialidades. Eles lançam luzes sobre o futuro, com realismo e o otimismo possível.

O diretor de redação da Crusoé, Rodrigo Rangel, apresenta a edição especial com uma carta ao leitor que também comemora o extrarordinário trabalho jornalístico dos repórteres da revista e reafirma o compromisso de fiscalizar o poder sem medo de retaliações e ofensas.

Leia o que Rangel escreveu:

“Caríssimo leitor,

Felizmente, 2020 foi embora. O Ano Novo chega trazendo para todos nós a esperança de, tão logo seja possível, retomarmos a vida depois de meses tão estranhos e sombrios. É uma oportunidade para o recomeço.

Aqui na Crusoé, de casa durante o longo período de isolamento, nosso time seguiu no esforço para levar até você reportagens interessantes e reveladoras, sempre em linha com o espírito que define a revista desde seu lançamento, em maio de 2018.

Mesmo com as limitações impostas pela pandemia, trouxemos boas histórias. Algumas, justamente por tratarem de temas tabus que só são abordados por aqui, repercutiram apenas dentro dos limites da nossa ilha. É o caso, por exemplo, do pacote de revelações do empreiteiro Marcelo Odebrecht sobre o ministro Dias Toffoli. Outras, como o furo acerca das dezenas de cheques da família Queiroz para a primeira-dama Michelle Bolsonaro e os plágios de Kassio Marques, ganharam o mundo.

Também seguimos firmes na missão de cobrir criticamente os fatos mais comezinhos do dia a dia do poder, em todas as suas esferas, e por isso continuamos a ser atacados. Sofremos campanhas de ódio nas redes sociais, oriundas das torcidas de sempre. Mas nada disso nos abala. Continuaremos vigilantes, a despeito dos ataques, porque entendemos que essa é a melhor forma de contribuirmos para que o Brasil avance de verdade.

Avançar, aliás, nunca foi algo tão primordial. Para além dos horrores da doença, 2020 nos mostrou que estamos em um país quase à deriva, dependente de autoridades que parecem viver em um mundo paralelo, movidas pelas próprias patetices e perdidas na própria inépcia. E a corrupção, a despeito do discurso etéreo desses mesmos poderosos, continua a grassar pelos gabinetes. Tudo isso mostra que não nos faltará trabalho tão cedo.

Esta edição especial, em que trazemos artigos de dez convidados aos quais pedimos para traçar as perspectivas para 2021, não poderia deixar de transparecer um pouco do pessimismo imposto pelo quadro geral desagradável que vivemos no ano que acabou. Mas, o mais importante, também aponta caminhos e mostra que há portas de saída — e que é possível, sim, recomeçar.

Em nome de todos que fazem a Crusoé, desejo a você e a seus familiares um ótimo recomeço. Feliz 2021!”

Rodrigo Rangel
Diretor de Redação

Não deixe de ler a edição especial da Crusoé, a revista que fiscaliza TODOS os poderes. Assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente, que não aceita anúncios de governos e só depende dos seus leitores.

Por que ter acesso ao combo

O ANTAGONISTA+ e CRUSOÉ?

Embora tenham o mesmo DNA, O ANTAGONISTA+ e CRUSOÉ são publicações com características e personalidades bastante distintas.

Explicando melhor: as duas publicações são complementares.

Enquanto O ANTAGONISTA+ oferece uma cobertura eletrizante e em tempo real dos principais fatos da política, CRUSOÉ traz reportagens investigativas aprofundadas e artigos analíticos sobre o presente e o futuro do Brasil.

O ANTAGONISTA+ coloca VOCÊ na trincheira da cobertura política, no corpo a corpo com os poderosos.

CRUSOÉ leva VOCÊ para a ilha do jornalismo independente, que propicia o aprofundamento e a reflexão.

Em conjunto, eles podem fazer o que nenhuma outra publicação faz por você.

O acesso às duas publicações é uma oportunidade única de saber — em tempo real e em primeira mão — os movimentos nos bastidores da política brasileira e, adicionalmente, entendê-los em profundidade, antever seus desdobramentos para o país e até as consequências para a sua vida.

Mais: nenhuma das publicações veicula anúncios de órgãos públicos de qualquer Poder (Executivo, Legislativo e Judiciário) e esfera (federal, estadual ou municipal), tampouco de empresas estatais ou companhias privadas enroladas em escândalos de corrupção.

Recusamos integralmente qualquer recurso proveniente dessas fontes.

O princípio é: o jornalismo independente não pode ter vínculos comerciais com autoridades e instituições que ele, o jornalismo independente, deve fiscalizar

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo

1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE

A Coluna Exclusiva de Sergio Moro

Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe

Newsletters Exclusivas