A edição desta semana da Crusoé traz uma grande reportagem sobre a disputa entre Luciano Huck e João Doria para ser o candidato anti-Bolsonaro na eleição presidencial de 2022.

As intrigas, os planos,  os aliados de cada um: só a Crusoé revela todo o panorama ao leitor, a fim de que ele projete qual será o cenário daqui a dois anos, quando o país escolherá o próximo inquilino do Palácio do Planalto.

Leia um trecho da reportagem:

“Luciano Huck e João Doria frequentam os mesmos salões, cultivam amigos em comum e adotam estilos semelhantes na maneira de se portar e vestir. O linguajar político de ambos muitas vezes se confunde. Embora a estrela global faça questão de se apresentar como “progressista” e o governador de São Paulo prefira o rótulo de “liberal”, diversas frases ecoadas por Doria nos últimos tempos poderiam muito bem ter saído da boca de Huck e vice-versa. Algumas ações são realmente idênticas, como a compra de jatinhos com financiamento do BNDES. De uns meses para cá, no entanto, a relação azedou. Convencido de que ambos ocupam a mesma raia na disputa para saber quem personificará o anti-Bolsonaro em 2022, o tucano está fulo da vida com os recentes movimentos do apresentador.

Depois de ensaiar uma candidatura à eleição presidencial de 2018 e recuar, premido pela família e pelos vantajosos contratos com a TV Globo, Huck recolocou em marcha um extenso circuito de conversas reservadas com figuras influentes para tratar sobre a conjuntura do país e passou a flertar princilpalmente com o DEM, para ser o nome capaz de aglutinar as forças de centro e derrotar Jair Bolsonaro em 2022. O tucano Doria acha que Huck quer ocupar um lugar que é dele – e de mais ninguém – e, para fustigá-lo, começou a espalhar nos meios político e empresarial que a candidatura do apresentador é fogo de palha. Em recentes conversas, o governador de São Paulo disseminou a tese de que Huck é o “Datena nacional”, em referência ao apresentador José Luiz Datena, da TV Bandeirantes, que a cada eleição insinua que será candidato, mas na hora “h” sempre refuga. Por ora, no entanto, o efeito é o inverso do planejado pelo tucano: quanto mais Doria insiste que a candidatura Huck não é para valer, mais os caciques políticos interpretam que o apresentador está no jogo.”

Os milhões de Cristina Boner na Suíça

A empresária tem 9 milhões de dólares na Suíça bloqueados pelo MP por suspeita de lavagem de dinheiro. A dinheirama que ela tenta resgatar está em nome de empresas, entre as quais a controladora da Globalweb, que fez repasses a Frederick Wassef.

Como o PT elogiou uma farsa

O PT elogiou uma farsa: as eleição legislativa na Venezuela do ditador Nicolás Maduro. Disse que foi “democrática”. Faz sentido. O partido de Lula sempre apoiou o bolivarianismo que flagela o país vizinho. A Crusoé foi verificar in loco a farsa perpetrada pela ditadura venezuelana, e encontrou um cenário desolador.

Virada no STF barra o golpe branco

Por 6 votos a 5, maioria no Supremo impõe derrota ao relatório de Gilmar Mendes e proíbe reeleição de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre.

Deu para sentir o gosto, não é? Assine a Crusoé e saiba de tudo, sempre. Crusoé é a revista que fiscaliza TODOS os poderes e também mostra os bastidores do jogo político.

Por que ter acesso ao combo

O ANTAGONISTA+ e CRUSOÉ?

Embora tenham o mesmo DNA, O ANTAGONISTA+ e CRUSOÉ são publicações com características e personalidades bastante distintas.

Explicando melhor: as duas publicações são complementares.

Enquanto O ANTAGONISTA+ oferece uma cobertura eletrizante e em tempo real dos principais fatos da política, CRUSOÉ traz reportagens investigativas aprofundadas e artigos analíticos sobre o presente e o futuro do Brasil.

O ANTAGONISTA+ coloca VOCÊ na trincheira da cobertura política, no corpo a corpo com os poderosos.

CRUSOÉ leva VOCÊ para a ilha do jornalismo independente, que propicia o aprofundamento e a reflexão.

Em conjunto, eles podem fazer o que nenhuma outra publicação faz por você.

O acesso às duas publicações é uma oportunidade única de saber — em tempo real e em primeira mão — os movimentos nos bastidores da política brasileira e, adicionalmente, entendê-los em profundidade, antever seus desdobramentos para o país e até as consequências para a sua vida.

Mais: nenhuma das publicações veicula anúncios de órgãos públicos de qualquer Poder (Executivo, Legislativo e Judiciário) e esfera (federal, estadual ou municipal), tampouco de empresas estatais ou companhias privadas enroladas em escândalos de corrupção.

Recusamos integralmente qualquer recurso proveniente dessas fontes.

O princípio é: o jornalismo independente não pode ter vínculos comerciais com autoridades e instituições que ele, o jornalismo independente, deve fiscalizar

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo

1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE

A Coluna Exclusiva de Sergio Moro

Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe

Newsletters Exclusivas