A diplomacia do governo Jair Bolsonaro é um fiasco de todos os pontos de vista.

A Crusoé descobriu, em mais uma reportagem investigava, que o ditador venezuelano Nicolás Maduro está fazendo o presidente brasileiro de bobo.

Faz o que quer inclusive dentro do território do Brasil.

Leia o que a revista publicou:

 

 

“Uma eventual queda do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, sempre foi vista como uma espécie de troféu para o governo Jair Bolsonaro. Por isso, desde o início do mandato, quando Maduro chegou a anunciar o fechamento da fronteira com o Brasil para evitar o envio da ajuda humanitária solicitada pelo autoproclamado presidente venezuelano Juan Guaidó, o governo brasileiro tenta se mover no plano internacional para enfraquecê-lo politicamente e se consolidar como o principal antípoda do ditador venezuelano na América Latina. Em 2019, dois meses após a posse, um dos filhos do presidente, o 03 Eduardo Bolsonaro, cogitou deflagrar um confronto ou mesmo franquear apoio a uma intervenção militar americana no país vizinho, o equivalente àquela altura a riscar um palito de fósforo perto de um barril de gasolina. Mas as bombas foram prontamente desarmadas pelo vice Hamilton Mourão e pela ala verde-oliva do governo. Mesmo intempestiva, a postura beligerante do filho de Bolsonaro expôs a disposição do governo brasileiro de fazer de tudo para fustigar o herdeiro político do chavismo – o que, claro, soaria como música aos ouvidos do eleitorado bolsonarista.

Ocorre que, a julgar pelos últimos lances da refrega, a ditadura de Maduro não só tem imposto reveses ao Brasil, como age como se sambasse na cara do governo Bolsonaro, seja arrumando maneiras de driblar medidas anunciadas pelo Itamaraty, abrigando integrantes do MST em sua embaixada ou mesmo promovendo incursões em território brasileiro para capturar dissidentes do regime, enquanto as nossas autoridades assistem a tudo impassíveis. O mais recente movimento venezuelano em solo nacional, realizado em plena pandemia, assume um enredo no mínimo nebuloso. Tudo ocorreu, aparentemente, sem grandes objeções das autoridades brasileiras. A partir do consulado venezuelano em Roraima foi articulado o transporte de uma alta funcionária do governo Maduro para a Rússia.”

Para ler a reportagem na íntegra, clique aqui.

Assine a Crusoé, a revista que fiscaliza TODOS os poderes e apoie o jornalismo independente, que não aceita anúncios de governo nenhum.

Por que ter acesso ao combo

O ANTAGONISTA+ e CRUSOÉ?

Embora tenham o mesmo DNA, O ANTAGONISTA+ e CRUSOÉ são publicações com características e personalidades bastante distintas.

Explicando melhor: as duas publicações são complementares.

Enquanto O ANTAGONISTA+ oferece uma cobertura eletrizante e em tempo real dos principais fatos da política, CRUSOÉ traz reportagens investigativas aprofundadas e artigos analíticos sobre o presente e o futuro do Brasil.

O ANTAGONISTA+ coloca VOCÊ na trincheira da cobertura política, no corpo a corpo com os poderosos.

CRUSOÉ leva VOCÊ para a ilha do jornalismo independente, que propicia o aprofundamento e a reflexão.

Em conjunto, eles podem fazer o que nenhuma outra publicação faz por você.

O acesso às duas publicações é uma oportunidade única de saber — em tempo real e em primeira mão — os movimentos nos bastidores da política brasileira e, adicionalmente, entendê-los em profundidade, antever seus desdobramentos para o país e até as consequências para a sua vida.

Mais: nenhuma das publicações veicula anúncios de órgãos públicos de qualquer Poder (Executivo, Legislativo e Judiciário) e esfera (federal, estadual ou municipal), tampouco de empresas estatais ou companhias privadas enroladas em escândalos de corrupção.

Recusamos integralmente qualquer recurso proveniente dessas fontes.

O princípio é: o jornalismo independente não pode ter vínculos comerciais com autoridades e instituições que ele, o jornalismo independente, deve fiscalizar

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo

1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE

A Coluna Exclusiva de Sergio Moro

Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe

Newsletters Exclusivas