ACESSE

Células de gordura podem funcionar como reservatórios para o vírus da Covid-19

Telegram

Um estudo conduzido por pesquisadores da Unicamp averigua por que pessoas obesas têm mais risco de desenvolver formas graves de Covid-19, para além do fato de serem mais propensas a ter comorbidades, como diabetes e hipertensão.

O  motivo pode ser a maior quantidade de células adiposas (gordurosas) que os obesos apresentam. Isso levaria a que houvesse maior quantidade de “reservatórios” no organismo para o vírus causador da Covid-19.

“Temos células adiposas espalhadas por todo o corpo e os obesos as têm em quantidade e tamanho ainda maior. Nossa hipótese é a de que o tecido adiposo serviria como um reservatório para o SARS-CoV-2. Com mais e maiores adipócitos, as pessoas obesas tenderiam a apresentar uma carga viral mais alta. No entanto, ainda precisamos confirmar se, após a replicação, o vírus consegue sair da célula de gordura viável para infectar outras células”, disse Marcelo Mori, professor do Instituto de Biologia e coordenador da investigação, à repórter Karina Toledo, da Agência Fapesp.

Nas experiências feitas in vitro, os vírus resistem mais no interior das células adiposas do que em outros tipos de células, como as do intestino ou no pulmão.

Leia mais: O erro dos governadores na pandemia. Clique aqui para ler mais

Comentários

  • Carlos -

    tô ferrado!

  • Marco -

    Cara vice escreve o dia inteiro isso é vai falar que estão te censurando? Toma vergonha bolsopetista

  • Severino -

    Aí dentro!!!

Ler 19 comentários