CNBB se mobiliza para discussão do aborto no STF

A CNBB divulgou um documento chamado “Aborto e democracia”, sobre a audiência pública marcada para discutir a ADPF 442, que tramita no Supremo.

A ação solicita ao STF que suprima os artigos 124 a 126 do Código Penal –que tipificam o crime de aborto–, alegando sua inconstitucionalidade.

O documento da CNBB, assinado pelo presidente da Pastoral para a Vida e a Família, dom João Bosco Sousa, argumenta que a proposta “burla as regras da democracia” e deveria ter sido discutida no Legislativo.

“A rigor, o STF não poderia dar andamento à ADPF, pois não existe nenhuma controvérsia em seu entendimento. (…) [Ela] transcende o problema concreto do aborto e ameaça os alicerces da democracia brasileira, que reserva a cada um dos poderes da República uma competência muito bem delineada.”

O documento também afirma que a maioria dos grupos participantes da audiência pública no STF –marcada para 3 e 6 de agosto– é a favor da legalização do aborto e pede que os fiéis católicos se mobilizem contra a proposta.

Clique AQUI para ler a íntegra do documento da CNBB.

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ridendo castigat mores disse:

    Querem legalizar o aborto e aquele idiota Fernando Henrique Cardoso,quer legalizar as drogas. Este país não é maravilhoso com essa fauna que aí está?

Ler comentários
  1. Alguem me explica ... disse:

    Acho que entendi mal: a CNBB não é da Igreja católica? A igreja não é contra o aborto? A CNBB está defendendo o aborto?

    1. Não, a Igreja não está defendendo o aborto. Ao contrário. A esquerda pede que o STF suprima dois artigos do CP que tipificam aborto como crime. Mas isso cabe ao Congresso. Para a CNBB, o STF estaria usurpando a competência do Congresso, o que ameaça os alicerces da democracia.

  2. Mauricio R. disse:

    Alguém lembre ai a CNBB, o Estado é laico!!!!

    1. O Estado é laico, mas a vida não tem religião nem é laica. É direito de todos, inclusive daqueles que estão sendo gerados. Independente de religião, qualquer um tem o direito e o dever de defender a vida.

  3. Zukorman disse:

    Atenção: O FoiceBook afirmou que quem for contra o aborto eLLes vão tirar na hora.

  4. Jesuino Nazarenno disse:

    Agora o aborto passa, CNBB e Edir Mancebo juntos nessa. Agora vai....

  5. Jesuino Nazarenno disse:

    Eu teria sedo favorável ao aborto, pelo menos nos anos de nascimento do Lula, Tofolli e Lewandollares.

  6. Renato disse:

    A CNBB não faz parte da igreja católica, embora muita gente ache que sim.

  7. Lullindo disse:

    CNBB é só mais uma que se julga dona do país. Como tantos outros coronéis.

  8. Sergio disse:

    O próprio argumento da CNBB mostra o quanto estão esquerdizados. Aborto não é uma questão de "democracia". Aborto é uma questão moral e ética.

  9. Danir disse:

    Os antagonistas que me perdoem, mas o texto do comentário está confuso e mal articulado. Parece coisa de estagiário. Em segundo lugar, lendo o texto da CNBB, fiquei perplexo ao ver que este grupo de excomungados (automaticamente) têm posição contra o aborto. Nem tudo está perdido.

  10. cris disse:

    Aborto é assassinato! Não por ser católica sou contra o aborto. Mulher que aborta deve ser processada e presa sob todo o rigor da lei.

  11. Leandro disse:

    "Aborto" é a morte da criança, durante a gestação, devido a um acidente ou a uma doença. "Aborto espontâneo" é pleonasmo. Os esquerdistas chamam assassinato de aborto, e querem burlar as leis para aprovar essa barbaridade.

  12. yamaza disse:

    A guerra é vencida trincheira a trincheira. O grande padre Lodi venceu uma batalha contra abortistas mesmo depois sendo condenado injustamente depois de ter protegido um bebe do assassinato pelos pais. http://g1.globo.com/goias/noticia/2016/10/padre-condenado-por-impedir-aborto-nao-se-arrepende-vida

  13. Cidadão disse:

    Os Cristão deveriam invadir o stf, prender aqueles golpistas vermelhos endemoniados e acender uma hrande fogueira na praça dos 3 poderes de lucifer.

  14. Sta Maria disse:

    Fiquem espertos antes que eles , esquerdistas & lunaticos afins, comecem a queimar igrejas..

  15. Billy disse:

    aborto e democracia?? cnbb? Esse ajuntamento de padrecos vermelhos representa os Católicos do Brasil?? Onde estão os Católicos que não se organizam? Título e "assassinato de criancinhas contra a Palavra de D'us". Esses malditos padrecos feiticeiros da sinagoga de Satanás vão arder no inferno!

  16. William Tamburi disse:

    A CNBB está quase toda dominada por bispos comunistas, como toda a Igreja Católica. Graças a Deus pela vida e o serviço de João Paulo II, senão não teria sobrado nada da Igreja, pra contar historia.

  17. o_contraditório disse:

    Isso é o que dá essa CNBB acender uma vela pra Deus e outra pro diabo. Isto faz parte das políticas "sociais" das esquerdas...

  18. ESQUERDA AMALDIÇOADA disse:

    APARELHOU O STF PARA PASSAR SUAS PAUTAS MALDITAS., QUE DEVERIAM SER DECIDIDAS PELO CONGRESSO. ESSA GENTE QUE COLOCOU ESSE STF LÁ NÃO PODE TER VOTOS! TEMOS QUE DIVULGAR QUEM SÃO OS MINISTROS ABORTISTAS E QUEM O INDICOU. DILMA É UMA DELAS! INDICOU O BARROSO.

  19. Geraldo de Margela disse:

    A CNBB como sempre atrasada e omissa. Como Catolico fico triste em saber que a igreja simplesmente abandonou o povo a propria sorte nas maos dessa corja que assaltou onpoder. E aqueles que levantavam a voz na igreja eram induzidos a ficarem quietos. Tristeza

  20. OLS disse:

    As Igrejas cristãs deviam estar informando e orientando o povo sobre o aborto que, quando provocado é assassinato, pois se tivesse acontecido comigo ou com um de vocês, em qualquer momento, após a concepção (início da vida), não estaríamos aqui participando desta página.

  21. DITADURA DAS MINORIAS disse:

    OUTRO DIA VI UM VÍDEO DO BARROSO DIZENDO QUE O STF EXISTE INCLUSIVE PARA GARANTIR O DIREITO DAS "MINORIAS" PARA QUE AS MINORIAS NÃO FICASSEM À MERCÊ DA MAIORIA. ISSO NÃO É DEMOCRACIA!!! DEMOCRACIA É FAZER VALER A VONTADE DA MAIORIA!!!

  22. Aborto => ASSASSINATO institucionalizado disse:

    A CF de 1988 defende a VIDA, e não o ASSASSINATO de INOCENTES! Simples assim! Não quer engravidar, existem mais de 10 métodos de prevenção concedidos DE GRAÇA pelo Estado brasileiro! Ou fechem as pernas e encolham o pinto!

  23. Flavio disse:

    Lá vem os pedófilos da CNBB meter o bico nas coisas do Estado! FORA!!! PICARETAS!

  24. ma disse:

    É impressionante como a CNBB perdeu todo o respeito pelas raízes Judaicas Cristã. Frei Beto é o mentor de tudo isso..... Olavo de Carvalho SEMPRE teve razão.

    1. raízes judaico-cristãs???????????? A raiz judaica do catolicismo vem dos apóstolos e nada mais, só existe raiz cristã mesmo, essa papagaiada de "cultura judaico-cristã" é coisa de neocon. o sionista olavo é culpado em propagar essa tolice.

  25. Edvaldo Nunes disse:

    E eu pensava que quel legislação era o Congresso... A esquerda criou um caos no legislativo e no arcabouço jurídico brasileiro durante décadas agora o STF passa a legislar. Estamos em uma ditadura, se o ser é poder moderador , Monarquia já.

  26. Marius disse:

    "Aborto e democracia?" Isso é a cara da esquerda infiltrada na Igreja Católica.. padres de passeata.

  27. antonio carlos disse:

    Os nossos bispos bolivarianos estão chegando muito atrasados na discussão da legalização ou não do aborto, estavam preocupados demais com a prisão do 51? Agora vão correr atrás do tempo perdido mas para isto contam com armas muito eficazes e eles bem sabem quais são. Fulminantes em muitos casos.

  28. Paulo disse:

    Quando comunista nascer , não hesite , leve o a um chiqueiro e entregue ao BANDIDO para que ele possa criar para você.

  29. JOAO BATISTA ROSA disse:

    CONCORDO QUE A DISCUSSÃO DEVA OCORRER NO ÂMBITO DO CONGRESSO E NÃO DO JUDICIÁRIO MAS PENSO QUE ESSA NÃO É UMA DISCUSSÃO DE CUNHO RELIGIOSO E SIM CIENTIFICO. A PARTIR DE QUE MOMENTO PASSA A EXISTIR UMA VIDA? PORTANTO A PARTIR DESSE MOMENTO QUALQUER ATENTADO CONTRA ESSA VIDA É CRIME.

  30. Diogo Hosp disse:

    CNBB não representa a Igreja Católica, e nem nenhum cristão. É apenas uma entidade política formada por religiosos com viés de esquerda, que ignoram não só a bíblia mas também a lógica, quando querem enfiar algo abaixo da goela da sociedade.

  31. CNBB comuna disse:

    Chega. Vou virar evangélico. Esses líderes não representam cristãos de verdade.

  32. Ninguém importante disse:

    Ninguém mais, ainda não leu o documento? Cessem as palavras e falem as obras...

  33. Ruiter disse:

    Que os Bispos não se esqueçam que muitos padres (não todos, mas muitos) é que flertam com os movimentos esquerdistas. Agora têm que conter a confusão que eles mesmos, os Bispos, permitiram.

  34. Marcelo disse:

    PEDÓFILOS! Quanto mais criancinhas abandonadas é melhor né não??!! Alvos fáceis....essa igreja é diabólica...vive da sofreguidão da alma e dela tira seus sustento e vícios.

  35. Fantomas disse:

    Eu sei que pode parecer um pouco idiota, mas de que lado está a CNBB? A favor ou contra o aborto?

  36. Ronaldo Trentini disse:

    Só uma coisa me incomoda: É função do stf mudar a Constituição? Até onde eu sei, não é. Se for, então precisamos de um stf que possa ser escrito com letra maiúscula. Porque o atual não cabe maiúscula nem em início de frase.

  37. O ESTADO PAGA TUDO, A GRANA É INFINITA disse:

    Não quer ter filho? Ou usa preservativo, ou SE ESTERILIZE, faça LIGADURA DE TROMPAS / VASECTOMIA. Mas não obriguem o Estado a pagar UM TRILHÃO DE ABORTOS pra comunistas que não assumem suas responsabilidades. VÃO PRO INFERNO. TUDO NAS COSTAS DO ESTADO!!!

  38. Juliano disse:

    Acordaram meio dia com o almoço já na mesa. Se interesses partidários da esquerda não fossem sua prioridade, os bispos estariam "atentos" a questões basilares aos cristãos antes que chegassem aos tribunais Ministros apoiados pela pastoral da terra por serem pró MST são pró aborto. Agora q reclamam?

  39. CNBB e a Pedofilia disse:

    A CNBB poderia fazer um documento repudiando a pedofilia reinante no cerne da Igreja Católica, pois se consideram o aborto crime (uma promessa de vida), que dizer da destruição da vida de crianças com abusos sexuais nojentos.

  40. EDNA disse:

    Ué...a CNBB não que se acerte com os amigxs.

  41. Marco Antonio disse:

    Homem Pai quando abandona filho nascido tem eh abortista. Ai eles dissem eu pago pensao. Mentira. Nao pagam ou pagam mal. Nao querem nem saber. A muitos casos de celebridades ai enroladas na justica por ter feito filhos fora do casamento ou solteiros e viram as costas. Estes os principais abortistas

  42. Aborto é ASSASSINATO DE BEBÊS disse:

    Até que enfim a CNBB se manifestando contra o assassinato de bebês!

  43. Mack740 disse:

    O aborto nada mais é do que transformar o bebê inocente em bode expiatório de todos os problemas de sua mãe, e leva à prática do "falso bom samaritano", com a falácia de que se não posso cuidar bem de você, então é melhor matá-lo p/ que não venha a sofrer no mundo. Abortista é gente equivocada.

  44. Zuneide disse:

    abortista é filhhhha da phuta, simples assim... e tem que mandar pra phuta que os parriu... só um bhostha pra dizer que matar bebes é ''pogreço''... vão à mherdha. não se discute civilizadamente com um abortista psicopata assassino.

  45. AMELIA disse:

    Quando seu filho nascer , nao hesite , leve o a uma IGREJA catolica e entregue ao PADRE para que ele possa criar para voce .

    1. Amélia, muitos padres já fazem isso e muito mais. Acolhem não só os filhos, mas também as mães, dando dignidade e vida. Só não estão por aí alardeando o bem que fazem. Matar é muito mais fácil, né?

  46. CNBB? disse:

    O papa vai telefonar para a mãe da moça morta pelos comunistas da Nicarágua? Ou mandar um ter rosário?

  47. Nathan disse:

    Já li tanto sobre este assunto, que cheguei à conclusão de que não existe justiça contra ou a favor! Existem pontos impossíveis de serem defendidos ou ignorados!

  48. mmmm disse:

    isso é para quem fica idolatrando o Barroso, o mais esquerdista de todos os Doutores da Lei do STF vermelhinho

  49. Cris disse:

    Um pai ou uma mãe que pense em assassinar o próprio filho precisa com urgência de tratamento psiquiátrico neste momento em que meios contraceptivos estão amplamente disponibilizados e que qualquer um dos dois é perfeitamente capaz de evitar a gravidez indesejada...

  50. jaime disse:

    cnbb? garanhúns? e a pedofilia, cnbb? e o corrupto, cnbb enjaulado?

  51. pinguim disse:

    Pastoral da Democracia ? Ué, a CNBB não apoia o lula/petismo ? Não foram eles que ajudaram essa turma a chegar ao poder ? cinicos, a igreja catolica apoia o que ha de pior na politica e se finge de inocente quando começa a queima dos judeus. Como sempre

  52. Krer disse:

    A Bíblia tem um exemplo maravilhoso da importância do feto. Maria estava gestante de um mês quando foi visitar outra grávida . Isabel estava grávida de três meses. O bebê de Isabel demonstrou imensa alegria quando ouviu a saudação de Maria, João Batista era feto e já ensinava que feto é gente.

  53. Censurado disse:

    Hipócritas Todos somos contra o aborto . Mas criminalizar é canalhice . A fila do SUS para fazer laqueadura (ligar as trompas) demora anos . Gravidez infantil . . . Tem que combater as causas , conscientização planejamento familiar , prevenção . . .

  54. Krer disse:

    Segundo a Lei de Deus, conforme Êxodo 20 :2-17, está escrito NÃO MATARÁS. Jesus Cristo disse que o segundo maior mandamento da Lei de Deus é "Ame a seu próximo como a si mesmo." Porque tem mãe que não ama o filho no seu próprio corpo?

    1. Por que tem pai que abandona o filho e a mae assim que sabe da gravidez.

  55. analu disse:

    É incrível como alguns leitores não conseguiram entender o texto. A CNBB não está favorável ao aborto. Ao contrário. Mas argumenta que o STF não pode sequer examinar a matéria, pois modificar Lei seria competência do Legislativo! O que ameaça a democracia é o STF admitir examinar a matéria!

    1. Então.....mandem o Barroso -o ministro legislador anticonstitucional- de volta para a caixinha!!!