Governo pode acabar com o horário de verão

A Casa Civil do governo federal estuda acabar com o horário de verão, informa O Globo.

A equipe envolvida nas discussões quer decidir sobre o tema nas próximas semanas, já que o próximo período do horário de verão –com relógios adiantados em uma hora– deve começar em outubro.

Um estudo do Operador Nacional do Sistema Elétrico e do Ministério de Minas e Energia avalia que o principal objetivo da medida, economizar energia elétrica, não está mais sendo atingido.

O horário de verão é adotado no Brasil sem interrupções desde 1985. Caberá a Michel Temer a decisão final sobre sua suspensão.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 157 comentários
  1. Essa é uma daquelas das várias estrovengas dos tempos de Getúlio Vargas. Até hoje o Brasil nunca notou que o cenário energético é outro, perfil de consumo mudou, com energias renováveis, inovações tecnológicas, nem existe mais lampada incandescente. E com isso nunca entendeu que o gargalo são os recursos naturais que mantem a nossa principal fonte primaria que é a ÁGUA. Água essa que por falta de politicas de preservação ambiental está simplesmente EVAPORANDO, devido a degradação do ambiente. Portanto tem que se trabalhar a CAUSA e não o EFEITO.

  2. Alguem vai pagar essa conta do aumento da infraestrutura elétrica, necessário, para suportar o consumo/ demanda extra na ponta. Vocês acham que esse governo dá alguma coisa de graça? Aumento de tarifa sem compensação na inflação.

    1. Danilo, sabemos que “presidento” não existe, mas PRESIDENTA está nos dicionários como feminino de presidente. Se a Dilma merece o “feminino”, é outra história, estou me referindo apenas à Gramática e acho que esse foi o único acerto do PT. Quanto ao Horário de Verão, ao terminar, o governo diz que o Brasil economizou trocentos milhões, mas a gente não vê nada melhorar.

  3. Ótimo acabar com o horário de verão. Inicialmente, adorava e com o tempo fui verificando o quanto interfere somaticamente. Sensação de cansaço, sono constante, além de outras indisposições. E quando o organismo começa e se adaptar vem a mudança para o horário padrão. Diante disso sou totalmente favorável com o término do horário de verão.

  4. Nunca gostei do horário de verão, uma invenção que não serve para nada, os transtornos causados dão prejuízos a vida e a saúde e a tal economia de energia é uma piada, nunca acreditei nisto, desde que trabalhava na indústria nunca vi vantagem alguma, o consumo continua o mesmo e em alguns casos até aumenta.

    1. Concordo! Trabalho 10 a 12 horas por dia e acho ótimo no verão chegar em casa ainda com sol e ter vontade de passear! Aqui no sul, onde no inverno 17h, 18h no máximo está escuro, só resta se “intocar”, salvo se for um notívago!

  5. Segundo declaração dA ex-presidentE, o horário de verão é uma questão cultural para os brasileiros, devendo ser renovada automaticamente.
    Que porcaria de argumento!
    Mania de interferir na vida particular das pessoas. Chega de Estado patrão.

  6. Pelo amor de Deus, acabem logo com essa tortura de horário de verão. Tive até que tirar meu filho de 9 anos da escola em que ele estudou desde 3 anos de idade, por causa desse bendito horário…Fora o mal estar, já comprovado que causa acidentes e até infartos…

    1. Isso também aconteceu na minha família. Minha esposa levava nossos filhos cedo para a escola e quase se envolveu em acidente na estrada mais de uma vez, por causa da falta de reflexo e noites mal dormidas, e tivemos que mudá-los de escola, para estudarem à tarde. Esse horário afeta muito o corpo e não serve pra nada…

  7. Caso se confirme, está seria a grande marca do governo de Michel Temer… Acabar com essa idiotice que já dura mais de 30 anos… Vamos lá, presidente franguinho !!! Faça ao menos uma coisa boa neste seu mandato tampão… Tenha coragem, sem voltar atrás com o primeiro mimimi de “artistas” globais que vê pela frente…

    1. Se for confirmada a grande marca será o fim do imposto sindical, na minha opinião. O fim do horário de verão será a segunda maior marca!

  8. Outra besteira que não funciona, pura e simplesmente…
    A quantidade de energia que seria economizada no horário de verão é relativamente pequena porque o simples deslocamento da faixa horária de pico não significa uma economia expressiva no dia inteiro.
    A diferença é na capacidade energética que precisa estar funcionando para atender à população, a chamada “demanda de ponta”. Ou seja, poupa o esforço extra das usinas que estão ativas para garantir que, ao ligar o interruptor em casa, a luz irá acender.
    A curva de demanda diária tem um pico NO FINAL DO DIA, como você empurra o fim e usa mais a luz solar, ele é mais baixo, ou seja, você precisa acender menos as termelétricas e é essa economia que culmina na economia de 4,5% no horário de maior consumo. Menos de R$ 1 por brasileiro, de acordo com a estimativa do Operador Nacional do Sistema (ONS)!

  9. Horário Inútil de Verão!!! Não serve pra economia nenhuma, ridículo, mentira. Não compensa ou justifica a mudança de repartições, aeroportos, hospitais, escolas. Já quem gosta, pode fazer sem que obrigar os demais!!

    1. Altemir, o extintor do carro não apaga nada, nadica, nadica de pitibiriba. Sinceramente, você conhece algum caso que o extintor do CARRO (não vale do ônibus) apagou o fogo no carro? Sinceramente, meu caro.
      Aproveito para lembrar o natimorto kit de primeiros socorros do carro. kkkk, só na Banânia mesmo.

    1. Eu acordo por de 5h ou 6h todos os dias. Não gosto do horário de verão por duas razões: meu horário interno fica todo bagunçado e eu não posso mais acordar cedo com o dia já claro. Questão de ponto de vista, não é Edson?

  10. Então me explica isso ….
    Economia com horário de verão foi de R$ 162 milhões, diz ONS
    http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2016-02/economia-com-horario-de-verao-foi-de-r-162-milhoes-diz-ons

  11. Nossa, pensei que era dos poucos que odeiam esse horário. Acaba com minha saúde e não economiza coisa nenhuma de energia, acordo cedo o que não acendo a noite tenho de acender de manhã.
    Ahhh, o pico de consumo, nesse horário já estou tentando dormir com o sol na cara.

  12. ACABA LOGO COM ESSA DROGA! QUE INFERNO ESSE HORÁRIO… É SÓ PARA QUEM NÃO TRABALHA. NAO ECONOMIZA P NENHUMA! ALIÁS, MINHA CONTA DE LUZ VEM MAIS ALTA NO VERÃO. CHEGA DESSA BRINCADEIRA DE MAU GOSTO DESSES GOVERNANTES CRIMINOSOS.

  13. Horário de verão beneficia só quem fica o dia inteiro deitado em rede ou na praia.
    É um castigo injustificável para quem pega pesado no trabalho, acorda muito cedo e leva a vida e o país a sério.
    Serviu? Entendeu? Ou preciso desenhar???

    1. Concordo, pois não reduz meu consumo de energia. Lampadas led consomem muito pouco, que é a única que não ligo cedo. Meu banho quente não abro mão.

  14. Extinções possíveis e desejadas:
    horário de verão;
    tomadas jabuticabas;
    horário eleitoral na mídia;
    mordomias nos três poderes;
    metade dos ministérios e secretarias;
    80% dos partidos políticos;
    corruptos em cargos do governo – ops!, isso é uma utopia!!!!!!1

  15. Antecipadamente agradeço o fim desse horário de verão que interfere no sono, na alimentação e transtorna a vida de muita gente.
    Essa ideia eu aplaudo e muita gente aplaudirá também.

  16. Alguém no governo teve uma ideia brilhante, atrapalha todo mundo e não economiza nada, aproveita também e acaba com a tomada de três pinos e devolve o terceiro para o PT fazer o que quiser com ele.

  17. Por que será que às pessoas mais caxias, mais criquis, que geralmente tem o pensamento binário são às que mais apóiam essa mudança?
    Eu acho o horário de verão muito mais produtivo, meu negócio funciona mais, eu ganho mais dinheiro, quem seria contra ganhar mais dinheiro?

    Que pessoas são essas que querem dominar às vozes na internet?
    Quem são vcs seus loucos?

    1. Cumpra o horário que você quiser para tocar o seu empreendimento, acorde por volta das 3 da manhã e vá dormir depois da meia-noite .

  18. No litoral nordestino amanhece muito cedo, tem dias, que às 4:45, o sol já estar raiando, eu repara isso e pensava, que burrice, por que eles não mudam esse fuso horário, às 17 horas, já era um brio total, por que não mudar o fuso horário?
    Isso sim aliviaria o sistema e.com certeza economizaria energia.

    1. Apoio total. Só não saberia o que fazer com tantos adaptadores de tomada já que todos os aparelhos novos ou velhos exigiam a bugiganga. E uma investigação sui generis comprovando quem foi o malandro beneficiado com a obrigatoriedade do governo petralha de instalar as jabuticabas. Não foi por dois mil réis, foi?

  19. É outra lorota pra enganar os trouxas dos brasileiros. Odeio horário da enganação para não economizar energia alguma. Acaba sim, com a saúde da gente, quando já estamos querendo acostumar com um horário, altera pro outro.

    1. Concordo Sergio!
      Cara eu gostaria muito de ouvir argumentos convincente e sólido para me convencer de que o horario de verão de fato é ruim. Não enxergo nada de ruim só vejo beneficios.

  20. Horário de verão só é bom pra vagabundo. Pro trabalhador que acorda às 5 ou 6 da manhã é um infortúnio. Se eu fosse um desses bandidos que moram em mansões que mais parecem resorts, vivendo com dinheiro roubado e às custas do povo, eu também iria adorar esse horário. Mas sou ralé, e uma hora à mais de sono pra mim faz muita diferença. Fora o risco maior de assalto pra quem pega ônibus.
    Faça pelo menos uma coisa que presta, e acabe já com isso, Temer.

  21. Espero sinceramente que acabem mesmo. Como vários já comentaram, no Brasil essa estrovenga somente serve para prejudicar as pessoas, em vários níveis – desde o segurança até os aspectos de saúde. O Nordeste e o Norte já não adotam horário de verão. E no Sul, quanto maior a latitude pior, temos claridade até 21h ou mais, o que dá muito desconforto. Chega dessa coisa. A Natureza já regula esse ciclo: verão com dias mais longos e noites mais curtas. Apoio completamente a ideia. Conto com o Presidente Temer para tomar a decisão.

  22. O prazo de validade p. ex. de arroz no dia do início ou do fim do horário de verão termina uma hora antes ou depois? São coisas do Brasil: como o arroz pode valer até meia noite e um minuto depois não presta mais? Em outros países o prazo é garantido pelo produtor ou fabricante até a data mencionada, quem quiser comprar depois do prazo o faz assumindo o risco.

  23. Tomara que parem mesmo com essa palhaçada. Economizar nas costas e na paciência do povo, quando as peruas das mulheres deles escolhem tipo de diamantes comprados com o erário. Me poupe!

  24. Essa macaquice jamais funcionou para economia de energia. Num país tropical, como o nosso, só serviu pra encher o saco da população O pouco que era “economizado”, se o ano seguinte fosse com chuvas normais, era jogado fora através do vertedouro de alguma usina hidrelétrica, como excesso de água.

  25. Eu concordo, nas Grandes Cidades , Capitais o Cidadão que mora na petiferia, tem que levantar pela madrugada, correndo riscos em pontos de onibus5ou trajetos perigosos.Não vejo nenhuma vantagem, aliás eu particularmente gasto mais energia tendo que acender as lâmpadas pela manhã quando em horário normal não há necessidade pois já é claro 6:00hs da manhã.

    1. Bobagem, que a maioria dos comentários é a favor do fim desta bagaça.

      Acaba logo com isto, Temer! Os dráculas odeiam horário de verão!

  26. Agora que os relógios convencionais caíram em desuso e que os dos celulares são ajustados automaticamente esses fdp propõem acabar com a empulhação do horário de verão. Acho que essa m3rd4 nunca teve outra intenção a não ser atormentar a vida do povo.

  27. Isso não vai ser interessante para a política da Smartmatic na época das eleições onde no Acre a diferença fica de 3 horas, com o fim do Horário de Verão ficaram apenas 2 horas – período onde as apurações ficam secretas e … tudo (pode) acontece(r).

  28. Jamais concordei com mais essa aberração. No início os malucos alopraram e como bons comunistas , anti-federalistas, aplicaram a inutilidade para todo o país. Estamos num país tropical – lembram-se da música – horário de verão em nosso país só causa prejuízo. Imaginem os custos e perdas nas alterações horários em todos os lares, empresas e sistemas. Custos maiores que a quimérica economia. Como sempre, coisa de gente sem noção. Agora que perceberam a m.. vem com essa desculpa esfarrapada que a ideia amalucada de que o horário de verão não vem cumprindo mais seus objetivos. Ora senhores, nunca cumpriu, foi uma farsa, à semelhança do famigerado “Bug do Milênio,
    Enfim, no Brasil quando não se perde dinheiro em corrupção se perde em baboseiras.
    Aproveito para citar mais outras duas baboseiras:
    Veículos automotores com duas placas- Deveria ser obrigatória uma placa; no caso a traseira, como nas motos.
    Alcool 46ºGL: Não pega fogo mas, não serve pra nada. Tem função acéptica ZERO. Só espalha sujeira. Deveriam liberar embalagens com 92ºGL e principalmente o 70ºGL, assepticamente mais efetivo.
    Enfim isso é Brasil: UM PAÍS NO QUAL O GOVERNO NÃO SERVE À POPULAÇÃO MAS, SERVE-SE A SI MESMO.

    1. não é bem isso. No hemisfério norte, devido a declinação do eixo, o nascer e o por do sol são mais deslocados no verão. De forma que o sol nasce as 0600 e se põe as 2100. Situação que não acontece no Brasil mesmo em latitudes mais baixas

    2. Sério?! Precisa avisar então os países atrasados e pouco evoluídos da Europa, Asia, Austrália, Nova Zelandia, Estados Unidos, Canadá …

    1. Você já viu a diferença de latitude entre o Brasil e os EUA e a Europa? Você já viu quantos países tropicais têm horário de verão?

  29. Suspende logo essa M3RDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Odeio essa desgraça!
    .
    Delegue aos estados decidir isso, assim os VAGABUNDOS do Hell de Janeiro podem continuar a curtir sua praia imunda no final do dia.

    1. Você só esqueceu de comentar que após curtimos nossa praia maravilhosa que você não tem saboreamos várias iguarias como a b***** da sua mãe o c* do seu pai da sua esposa b****** da sua esposa é maravilhoso