“Horário de verão não se justifica”

Foi o próprio diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, que disse isso hoje.

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 40 comentários
  1. Horário de tolos, só prejudica a classe trabalhadora que tem que correr riscos em trajetos e pontos de ônibus de madrugada.Falata sensibilidade aos politicos que não estão alinhados aos problemas do povo.

  2. Junto com a declaração de que o horário de verão não se justifica, esse Rufino deveria apresentar demonstrativos e gráficos que comprovem isso, pois se já vão cobrar mais pela tarifa de energia antes do verão, justificando que a produção está sendo inferior à necessária, então o que vai ocorrer no verão … com aparelhos de refrigeração ligados dia e noite … esta declaração tá parecendo encomenda das concessionárias de energia e de operador … quanto será que já foi depositado e ainda vai ser nas contas correspondentes, lá fora … ou quantas malas serão necessárias para transportar esta propina??? …. com a palavra o sr. Ru … fino …

    1. Mas a economia que se leva em conta no horário de verão nem é financeira, é ecológica, o que conta é a energia que deixa de ser produzida, ainda mais a suja das termelétricas. É lamentável que só pensem no dinheiro que vão nos cobrar a mais! Se economizava dinheiro também antigamente porque nós ainda não tínhamos virado sucursal do inferno com 3 meses a 45°! É um argumento furado, não economiza mas também não custa nada e gera receita, os donos de bares e restaurantes vão protestar segundo vi no Twitter.

  3. A República da Banânia é pródiga em copiar moda de países avançados. Mas só a perfumaria. Porque não se copia a honestidade da Suécia, a pontualidade alemã ou a política carcerária americana?

    1. Assino embaixo, só copiam lixo.As Leis para punir menores criminosos contumazes não copiam, só copiam as leis que beneficiam menores carentes.Veja o que vai acontecer com aqueles jovens que soltaram bomba no Metro de Londres.

  4. eu odeio este horario sao os piores meses do ano aqui no rio grande do sul é horrivel pois 9 da noite ainda tem um solao queimando em dezembro janeiro e fevereiro o dia fica muito comprido e quem trabalha sofre muito nao se acostuma e mais- de manha nao se economiza ja que as 6 da manha ainda é noite tem q se acender a luz é quem sai esta hora tem q acender a luz e gasta nao economiza m nenhuma ainda corre risco na escuridao sim aqui no sul nunca foi uma boa este horario

    1. Não existe mais motivo pra utilizar essa estrovenga para economia de energia meu caro. Reflita um pouco, a 20 anos atrás quais e quantos equipamentos eletrônicos o brasileiro comum mantinha ligados à tomada elétrica? No máximo uma geladeira, uma TV, um rádio… E hoje? Não justifica mais deteriorar a saúde do cidadão trabalhador em prol de uma merreca em economia energética.

    2. Pelo visto, a companheira tá com dinheiro sobrando! Joga 5% de energia fora e depois vai comprar energia do Uruguai e da Venezuela! PQP, brasileiro é phoda!

  5. A noite todos os gatos são pardos. Esse é o fundamento. Vão poder roubar a vontade. No horário de verão 8 horas da noite ainda está claro. Dá para ver movimentação de malas, carros entrando no subsolo do planalto….

  6. Até que enfim vão acabar com essa palhaçada de matar a velharada. E eu me incluo nessa espécie etária. Portanto, se tivermos de ir à praia, que o façamos no clarear das 6 h.

  7. Nunca houve justificativa real para horário de verão em paisesvtropucais e equatoriais. Pinto Isto sempre foi uma forma de TORTURAR biologicamente o trabalhador mais sacrificado. Em especial os miseráveis que trabalham honestamente nos famigerados turnos de revezamento!!!! Pura s…!!!

  8. Seria a melhor notícia dos últimos 20 anos para a saúde mental dos brasileiros, com tanto problemas no sono. Talvez só o Temer tenha coragem de tomar essa medida necessária. Os que trabalham e saem cedo para a labuta, os que levam crianças a escola de manhã, agradeceriam!

  9. Tá jogando dinheiro fora! São mais de R$ 155 milhões de economia!
    Depois, é obrigado a fazer usina no URUGUAI pra fazer treta de compra de energia e ganhar um por fora!
    Brasil não tem a menor chance de dar certo nas patas dessa gente que está aí!

    1. de onde vc tirou isto esta economia nao vale a pena é uma merreca perto do esforço que o povo q trabalha tem q fazer com este asqueroso horario de verao

  10. Yes! Acabem logo com essa bagaça…
    O verão já tem seu próprio horário feito pela natureza, três meses com os dias mais longos e as noites mais curtas…
    no inverno, a coisa se inverte…

  11. Ok. Mas o que isso tem a ver com o Brasil comprando energia do Uruguai e Argentina? Qual o TRAMBIQUE DOS LADRÕES dessa vez? Por que só agora descobriram que o horário de verão não presta?

    1. Estiagem no Nordeste. O preço de ligar as termelétricas é muito maior do que o da importação.
      Escolheram a opção de menor custo.

    2. Concordo! Depois de tantos anos só agora descobriu isso?
      Algo tem por trás disso….e ainda vão comprar energia de argentina e uruguai.

  12. Isto é uma piada, só pode, este governo é uma piada…passamos anos vivendo este nojento horário de verão que diziam economizava muita energia. Agora os pândegos dizem que não adianta para nada e vão importar energia do Uruguai e Argentina…Alguém tem de fazer uma investigação e uma auditoria neste antro de ladrões!