Janaina Paschoal quer acabar com as festas ‘open bar’ nas universidades

A deputada estadual Janaina Paschoal apresentou um projeto nesta semana para vedar a venda e o consumo de bebidas alcoólicas nas instituições de ensino superior de São Paulo.

Ela também fala em proibir as festas ‘open bar’.

Na justificativa do projeto (leia aqui a íntegra), ela cita pesquisadores e diz que a lógica é bastante simples: “O fato de os estabelecimentos que adotam o sistema de open bar cobrarem uma quantia fixa (em geral, baixa) e permitirem que se beba em quantidade ilimitada, por toda a noite, faz com que seus frequentadores se sintam compelidos a beber o máximo que podem, fazendo jus a seu gasto comprometido”.

“Para fins de comparação, poder-se-ia recorrer a dinâmica dos rodízios de carne. Por mais que a pessoa se policie, finda comendo mais em rodízios, em virtude de uma quantia fixa permitir comer sem limitações”, acrescenta.

Janaina: Ainda falta democracia. Leia aqui

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. CCarlos Barros disse:

    Fala sério, deputada, com tanto assunto relevante você vai pra cima de uma pauta "enxuga gelo" e absolutamente impopular como essa.

    1. Não são assuntos excludentes, mas revelam a prioridade que cada um tem. Triste ver um parlamentar gastar seu tempo com isso. Seria um vingança por ter sido reprovada no concurso da USP?

    2. Os grandes enfrentam os grandes problemas. Pessoas pequenas se perdem em picuinhas. Ser grande dá trabalho. Pq ela não usa seu tempo para cobrar do Doria a volta do projeto Ela Brasil.

    3. Com os problemas mais urgentes. Tem gente morrendo por falta de pesquisa e a nobre parlamentar preocupada com bebida em festa.

    4. E vc com o típico deslocamento para pauta de costumes, para não ver os reais problemas da universidade. Se ela estivesse mesmo preocupada com a USP estaria gastando o tempo primeiro com os problemas

    5. Esse Leonardo tá com a típica desculpa de colocar um problema existente como empecilho a se discutir outra questão. Como se fossem excludentes.

    6. Tem coisa mais importante na universidade acontecendo do que se preocupar com festa “open bar”.

    7. Um centro de estudo.... trabalhe para garantir recurso para eles.

    8. univerdade particular nenhuma vai investir, eis que não dá retorno. É uma doença rara. E a USP tem centro

    9. No aguardo da deputada em abraçar a causa. A ELA mata da pior forma e deixa inválido antes. Cadê a verba para estudar?

    10. Proselitismos político e moralismo barato. Vai trabalhar para levar mais dinheiro para a USP. O projeto ELA Brasil da USP tá parado por falta de verba.

    11. Pra pessoas de bem isso é muito popular, impopular é quem quer se esconder atrás do título de "estudante"

    12. Exatamente Carlos. Tbm fiquei com essa sensação. A deputada defende coisas importantíssimas na câmara estadual de SP. Pra que censurar a bebida alcoólica nas universidades? Que viagem!

    13. Bom ter um pouco de regra né? Quer encher o c. cachaça e droga faça nas ruas aí ficará expostos e poderão responder pelos seus atos o q ñ acontece dentro das universidades já q a PM ñ pode at

    14. Na decadência que estão as universidades isto só pode ser impopular em mentes doentes.O que é lamentável é ter que fazer uma lei para isso. Decadência moral

Ler comentários
  1. SSÉRGIO ANTUNES FERREIRA disse:

    Vai funcionar igual a proibição da maconha, que zerou o consumo entre os universitários

    1. É a maconha é proibida mas o fratico de drogas corre solto em Universidades públicas, já que as Forças de Segurança são proibidas de atuarem nos campus universitário, chega de bagunça

  2. MMauricio Henriques disse:

    Incrível como tem político que se arvora no papel de saber o que é bom para todos, controlando todo e qualquer detalhe da vida do cidadão.

    1. Persefone, vá se informar o que é festa com open bar. Frequente uma. O aluno, maior de 18 anos, tem a liberdade de ir à festa que ele quiser; bebe se quiser. Já ouviu falar em INCONSTITUCIONALIDAD

    2. Marcos, festa com open bar não é realizada dentro das faculdades. Você deve estar meio desinformado sobre o que venha a ser festa com open bar. Vá a uma.

    3. Incrível como estudante v@agabundo se arvora a transformar um local público numa boate de 5ª categoria. Se quer beber, vai para o bar, que não é sustentado com dinheiro público.

    4. Se virar lei funciona SIM! Em outros Estados essa Lei já existe faz muito tempo e o aluno tem que cumprir. Pq um aluno que chega nesse grau de estudo não pode cumprir a Lei?

    5. As instituições de ensino ñ é pra festa, é pra formar profissionais, os impostos arrancados dos alimentos do povo simples ñ é pra bancar "open" pra malandrinhos ricos bem nascidos. APOIADA!

    6. Concordo Leonardo, acho que tem que valer pra todas as instituições de ensino, não somente as públicas.

    7. Ela não está proibindo a festa, está se referindo apenas a serem feitas DENTRO da universidade.

    8. Festa é a casa do CARALEOO, estudem se formem e PRODUZEM para Nação já que não existe está história de universidades gratuitas, tds que pagam impostos banca está porra toda..

    9. Acabou as festas dos jogos internos. Festas que são feitas nos fins de semana. Mas tá bom, o Estado sabe o que é melhor para as pessoas. Tem que interferir mesmo, inclusive em faculdade privada.

  3. AArnaldo de Mesquita Bittencourt Filho disse:

    Não adianta ! O brasileiro comum não se interessa por nada e adora a sacanagem. O DNA é o de eterno e insubstituível "final-de-fila" !

  4. ZázaRM disse:

    Certíssima, Janaína! Iniciativa que deveria ser tomada em âmbito nacional.

  5. jc.pompeu disse:

    Inveja recalcada mata. Janaína morre de ódio! dos tempos da picardia estudantil que "os anos não trazem mais!" Quando ela, mais o poeta Oswald, "tinha doces visões da cocaína da infância".

  6. Edu_Brasil disse:

    Vai ser proibido só a venda e consumo de bebidas alcoólicas?

  7. DireitaMassiva disse:

    Parabéns, deputada! Vamos a universidade para estudar, para aprimorar nossa mente, e não para destrui-la! Que nossas universidades voltem ao norma!

  8. Nilton disse:

    A decadência é grande, precisar fazer lei para proibir isto em escolas/universidades é ridiculo, a entrada e venda de bebidas alcoólicas é simplesmente um absurdo. Conflitos morais

  9. Maria disse:

    Concordo! É para mudar o Brasil que fomos para rua ! O que passa dentro das universidades é inaceitável.

  10. VDM disse:

    Eu concordo! Uma coisa não combina com a outra! E pode ser impopular, mas está corretíssimo!

  11. Luiz disse:

    Mais eficaz seria proibir a propaganda de bebidas alcoólicas na midia, como de fez com o cigarro.

  12. DireitaMassiva disse:

    Certa vez, entre num fórum d debate a respeito d universidades e um nóia em vez d perguntar sobre a qualidade d ensino da instituição perguntou se tinha barzinhos por perto p/ frequentar! Banania!

  13. Regina disse:

    Meu avô acharia nossos tempos muito chatos e caretas

  14. Nelson disse:

    Está certíssima! Universidade é para estudar, pesquisar e ensinar. Aínda mais em se tratando de escola pública. Quer beber? Atravesse a rua.

  15. Brasil2019 disse:

    Só quem não tem filhos é que não apoia.

    1. Só quem NÃO CONSEGUE educar filhos é que vem com essa demagogia barata. Bebe quem é maior de 18 anos e quer. Não há festas open bar dentro das Universidades.

    2. Exatamente, hoje em dia é uma dificuldade vc encontrar instituições de ensino até privadas onde se possa matricular seu filho sem que ele seja discriminado por ser honesto e com bons modos

  16. Jupira disse:

    Pra galera de direita, aquela que toma banho antes de ir pra aula e vai com o intuito de aprender, essa medida não fará diferença pois gente decente não bebe em local de estudo. Obrigada, Janaina!

  17. Ronald disse:

    Isso mesmo deputada, quiser fazer Open Bar que faça fora do espaço publico. Universidade não é boteco... é lugar de estudo, pesquisa e extensão. Vagabundo bêbado vai beber no raio que o parta..

  18. ROGÉRIO disse:

    TÁ CERTA, JANAINA ! Escola pública é para se estudar e não para se embebedar e praticar pu taria, como foi incentiva por esses MALDIDOS COMUNISTAS NESSES ÚLTIMOS 20 ANOS

  19. Márcia disse:

    Janaina Paschoal deveria ter sido candidata a dep federal. Está fazendo falta , teria tirado o espaço de um fisiologista ou corrupto. Seria eleita com certeza.

    1. Ela seria vice-presidente se topasse sair de SP para o DF.

  20. Antonio disse:

    meu total apoio ....universidades são para quem quer estudar e não ficarem fazendo festa.

  21. OBSERVADOR🇧🇷 disse:

    Ela é muito fraca, fraquinha

  22. Sergio disse:

    Ela está certa, mas também deveria proibir tudo que rege pelo mesmo princípio. Rodízios, buffet self service, refrigerante com refil ilimitado, etc.

  23. Reinaldo disse:

    Acho corretíssimo! Não só em SP, mas em todo Brasil. Escola não é para tomar cachaça e sim para estudar! Em tempo, eu bebo. E gosto!!

  24. claudio disse:

    Parabéns Deputada. Evitará muita mortes e dependência alcoólica.

  25. Marcelo disse:

    Muito Bem Sra Janaina, apoiado! Por isso que alunos saem das escolas e universidades sabendo nada. Indiscilina e permissividade. Boa proposta Deputada Estadual. Parabéns!

  26. Marcelo disse:

    Boa, Deputada! Unidade é local para se estudar e se formar cidadãos competentes e decentes, ainda mais as públicas, que têm muito pinguço e drogado sustentado pelo contribuinte.

  27. Sarcástico disse:

    Gozado a tempos atrás não proibiram não lembro onde e quando refrigerante em cantinas de escola e que só poderia ser suco? E nas Universidades bebida alcoólica pode?

    1. Que eu lembre esta proibição era pra jardim até o ensino fundamental 1

  28. Imelton disse:

    O consumo de álcool nas universidades brasileiras sempre foi estimulada e apoiada por professores e reitores de esquerda. Essa "tradição" começou nos anos 50 por fãs de Che Guevara e da "luta

  29. July disse:

    Parabéns, Janaína!!! Universidade é local sagrado de estudo. Mandou bem.

  30. Marcos disse:

    Nas Universidades não há que se consumir bebida mesmo. Não é pra isso que a Universidade Pública serve e só se arranja problema com isso. Mas, quanto as festas open bar, cada um sabe de si.

    1. Desde que seja fora do ambiente Universitário! Na rua cada um faz aquilo que bem entender, mas desde que utilizando um ambiente apropriado. Essa situação foi plantada pelos va-ga-bundos de esquerda

  31. Maxwell disse:

    Ideia estúpida e mais estúpida ainda a justificativa. Qual vai ser o próximo passo? Proibir as churrascarias rodízio?

    1. Bebeu muito na universidade né, por isso não entende o que lê!!??

    2. Presta atenção no que está escrito, ela quer proibir open bar NAS UNIVERSIDADES, não em geral.

    3. Churrascaria de rodízio é lugar de beber e comer. Universidade é lugar de estudar, praticar algo construtivo.

    4. O quê tem uma coisa, com a outra? Comentário im-be-cil! Faltou senso de análise das situações!

  32. 🇧🇷 disse:

    Vão dizer que o refrigerante é mais nocivo a saúde do que o álcool. 😂

  33. Raymundo disse:

    Não vou mentir - bebi muito em festas na universidade... mas a ideia é boa.

  34. Adriana disse:

    Hoje os jovens se concentram fora das salas de aula, onde proliferam botecos.

  35. Leonardo disse:

    PQP!!!!! Quem é obrigado a ir? só ninguém!

    1. Ninguém é obrigado a ir. E nós não somos obrigados a financiar.

    2. Não entendi nada! Por certo que deve ter frequentado muito o "Open Bar" e faltou às aulas.

    3. E quem é obrigado a financiar o local em que as farras são feitas? Todo mundo. Quem quer se embebedar, que faça fora da universidade.

    1. Na realidade, as drogas já são proibidas na sua origem, ou seja, não pode em lugar nenhum (na teoria, claro).

    2. O álcool é uma droga líquida, tão perigosa quanto o crack e a cocaína.

  36. Daniela disse:

    Certíssima a deputada! Consumo excessivo de álcool está diretamente relacionado à violência interpessoal, acidentes de trânsito (maiores causas de mortalidade entre jovens) e transmissão de DST

  37. Fernando disse:

    Dentro de Universidade e Faculdade? Ta mais que certo, oras!! Quer farra? Vai pro boteco. Escola é pra estudar!

  38. Rafael disse:

    Menos, Janaína, muito menos. Jânio Quadros não.

  39. interruptor disse:

    Exijam frequência, os bares e festas são mais interessantes que os bancos universitários? Melhor reverem.

    1. E voltar a serem jubilados após um certo nº de reprovações, afinal quem não passa de ano não tem capacidade e está ocupando o lugar de quem quer estudar

  40. Febeapá disse:

    O exemplo é bem ridículo, mas tem pessoas que não "sabem beber" e extrapolam o bom senso.

    1. Universidades públicas são bancadas com nosso dinheiro então os alunos teria que ter uma única obrigação entra lá estudar se forma e produzir para nossa nação para retribuir o investimento re

  41. Marcos disse:

    Está certa. Universidade é lugar de estudar, não de fazer farra. Quem quiser beber até cair que contrate um serviço privado em vez de usar local público.

  42. Cássio disse:

    Apoiado, Janaína! Cada vez mais lançamos péssimos profissionais formados com dinheiro público. Logo teremos "Open Bar" nas repartições públicas, já que a maioria destes vagabas acabam "colo

  43. Norberto disse:

    Apoiado Janaina. E depois da manguaça vem outras cozitas mais né !!!

  44. Ronaldo disse:

    Todo apoio. Lógico que os contra vão dizer que não funciona. Escola é lugar de estudar. Beber é no bar ou em casa. Brincar é no jardim de infância. O Brasil precisa tentar pelo menos ser sério

  45. TICO disse:

    Cumprimentos Dep Janaina.Repasse a area federal para tornar a medida nacional. Em todas as escolas do nosso Pais. Proibir mochilas carregadas de bebidas alcoolicas, drogas, maconha, e outros

  46. Montaigne disse:

    Certíssima Janaína. Demorou até. O combate e fiscalização da venda de bebida alcoólica tbem precisa melhorar. Jovens de 14 anos enchendo a cara na rua não dá!

  47. #nordeste_é_Lula disse:

    Mostrando a carinha. Querendo ditar costumes na sociedade e ser babá de marmanjo. Toma vergonha na cara, tantos velhos e crianças sem proteção legal é a senhora preocupada com universitários.

  48. Fábio disse:

    O Presidente preocupado com a amputação de pênis. A Deputado preocupada com open bar em festa universitária. O ócio deve ter tomado conta do Executivo e do Legislativo em Brasília.

  49. Rodolfo disse:

    Sigam o exemplo do... PARAGUAI!!! Ontem, expulsaram da universidade e do país um grupo de brasileiros que consumiam DROGAS dentro da escola. Lugar de VAGABUNDO é na cadeia!

  50. José disse:

    Ela é professora na USP e deve conhecer muito bem os problemas causados pelos bêbados .

  51. Martins disse:

    Comece pela USP....o maior antro de MACONHEIROS do Brasil.

  52. Adilson disse:

    Festa dentro de um campus com 500 participantes não é festa de aluno, é empreendimento em que o aluno é o público-alvo a baixo custo.

  53. Renato disse:

    Lamentável. O estado metendo o dedo na vida das pessoas. Estado não é pai não. Deixem as pessoas andarem com as próprias pernas. Sem tutea. Isso é puro autoritarismo!!!

  54. Carlos disse:

    Até onde eu saiba é proibido venda de bebida alcoólica em estabelecimentos de ensino. Sobre festas na faculdade. Lá é lugar de estudo. Quer festa faça em outro lugar. Pode ser até do outro lado

  55. Dirce disse:

    Todos nós que temos filhos nesses estabelecimentos, sabemos como "sempre" isso termina. Vá em frente Janaína !

  56. Gustavo disse:

    Na USP já é proibido a venda de bebida alcoolica faz tempo.

  57. Gustavo disse:

    Na USP faz anos que é proibido álcool. Mas essa Janaína quer interfeir em instituições privadas? Ridículo, coisa de coréia do norte.

  58. Edson disse:

    Filha, o governo já é paternalista demais! Chega de interferência. Bebe quem quer e quanto quiser.

  59. Arthur disse:

    E não existe uma lei em vigor e promulgada no governo SERRA e que trata deste assunto?

  60. Universitário disse:

    Eu adoro beber até cair, eu gosto de ficar loucão nas festas da Faculdade. O dinheiro é meu e eu faço o que eu quiser, o Estado não tem o direito de intervir em minha vida privada.

  61. Riolivre disse:

    Universidade, principalmente pública, não é lugar de bebida, ok. Mas criar uma lei proibindo? Deixa disso! Ninguem aguenta mais esse estado paternalista e totalitário. 😖

  62. Lia disse:

    Está certíssima, deputada. Universidade é local de pesquisa e estudo, não de pau d'agua encher a cara.

  63. Aparecido disse:

    A Janaina é professora da USP.. ate parece que não conhece...Estudei por lá de 78 a 82 e a cerveja era a nossa agua benta...O problema é meis embaixo.. os professores e funcionarios vermelhos....

  64. Aparecido disse:

    O problema das universidades são os vermelhos que dominam tudo.. os departamentos, os centros academicoe e tudo na vida da universidade...tem que desavermelhar tudo...deixe a loira gelada quieta.....

  65. Aparecido disse:

    O buraco é mais embaixo...o problema não é a loira gelada.... são os vermelhos vagabu..ndos.....

  66. Louis disse:

    Universidade não é lugar de bebedeira. Certíssimo deputada! Os maconheiros-vagabundos que não estudam é que vão chiar.

  67. Fabricio disse:

    Mais uma querendo intervir no direito individual. Daqui a pouco vai querer limitar quantos chops podemos beber e quantos churrasquinho podemos comer. Só rindo.

  68. -ORGULHO-PAULISTA- disse:

    Com tanto PROBLEMA em SP para ser discutido, a Janaína Paschoal (de quem sou grande admirador) vai se preocupar em mandar o ESTADO se intrometer em Festa PRIVADA de Alunos, maiores de idade

    1. Marcela É OPEN BAR nas FESTAS PRIVADAS que os alunos organizam, não durante as AULAS. Ela podia se preocupar com o que acontece no HORÁRIO das aulas, os roubos e o uso de DROGAS na Universidade

    2. Festa privada? Se é dentro das instituições, tem mesmo que proibir e enquadrar na lei os infratores. Que absurdo falar que isto não é um problema. Ainda bem que votei na Janaína e ela revelar es

  69. Marcela disse:

    Puxa, nem imaginava que existia isto dentro de instituições de ensino. É mesmo verdadae que isto existe? Jura?

  70. Mineiro disse:

    Escola não é botequim. Todo apoio à deputada.

    1. Festas NÃO são realizadas dentro das Universidades. O aluno bebe se quiser; opção pessoal. Inadmite-se é o desejo de pessoas legislarem sobre vida alheia.

  71. ROGÉRIO disse:

    TÁ CERTA, JANAINA ! Escola pública é para se estudar e não para se embebedar e praticar pu taria, como foi incentivado pelos MALDITOS COMUNISTAS nesses últimos 20 anos.

  72. Sandra disse:

    Está certíssima. Ñ quero meus impostos pagando orgia de estudantes.

  73. Sérgio disse:

    Bebidas fazem parte de qual disciplina????

    1. Comuniscina...e socialissina...o álcool ajuda muito a gravar essas matérias.

    2. Na realidade em química fazem parte de fermentação, mais é só pra aprender e não fabricar ou usar dentro do ambiente acadêmico.

  74. So disse:

    Medida autoritária, sem efeito algum, pura perda de tempo, beberão em outro lugar. O que tem é que mostrar mais os males que a bebida causa!

    1. Exatamente So, podem beber onde quiserem, desde que não sejam nas universidades que não é local pra isso

  75. jc.pompeu disse:

    Lei Seca da Janaína. O tráfico e o contrabando agradecem a força legal da nobre deputada mais votada na Alesp.

  76. Paulo disse:

    Na PUC onde eu e Paulo Guedes estudamos o padre Laércio reitor proibir a venda de bebida alcoólica dentro da universidade , simples assim

    1. Hoje se queremos manter o caráter de nossos filhos temos que mante-los bem distante das universidade públicas, nem cogitei isso pro meu filho.

  77. cesar disse:

    Ótimo pq a história que a universidade pública é gratuita é mentira todo brasileiro que paga imposto banca está bagunça que está aí. O único direito deles seria estudar e estudar se forma e

  78. MARIA disse:

    Estou tão por fora que nem sabia que era possível fazer porém bar DENTRO da universidade! Está bem pior do que eu pensava!

    1. Também não imaginava isso, sabia que o controle de drogas e as doutrinações esquerdistas estava um absurdo, mais vende de bebidas alcoólicas dentro das universidades desconhecia.

  79. emerson disse:

    mais do que justo. festa se faz em casa de show, em instituições de ensino se da e assiste aula. ponto final.

  80. Aloha disse:

    algoritmo de censura daqui esta com problema

  81. Aloha disse:

    é o estado querendo inferir na vida privada das pessoas

    1. Não, o estado interferindo em setores onde nunca deveriam ter venda de bebidas alcoólicas, ou alguém sob efeito de álcool consegue aprender alguma coisa?

  82. José disse:

    Esta correto o posicionamento da deputada.

  83. Augusto disse:

    Boa deputada! Mais Estado interferindo na vida do cidadão. Festa open bar clandestina daqui pra frente. O mulher bem intencionada e “maluquinha”

  84. Fernando disse:

    Gosto da Janaína, mas essa proibição é uma forma de censura.

  85. Lima disse:

    Ela está certa, caso de polícia. Já vi de estupro a lesão cerebral saindo dessas festas,todos devidamente abafados por professores e coordenadores de curso.

  86. Jorge disse:

    Sem pó, maconha e cachaça, vai aumentar muito a evasão escolar.

  87. Sandra disse:

    Acho inadmissível que se venda bebida alcoólica dentro de universidade, são locais de aprendizado e não de farra, quem quiser beber que ache o bar mais próximo e que não seja dentro das universi

  88. Ezequiel disse:

    Da pra ela só no combate à corrupção? Quando o assunto é liberdade individual ela é uma lastima.

  89. umcvs disse:

    Que Janaína se lembre do livre arbítrio, se não for para evitar uma pandemia de comas álcoolicos, melhor deixar o indivíduo exercer seu direito inclusive à estupidez.

  90. Vicente disse:

    Simples: universidade não é lugar de bebida e drogas liberadas. Será que é tão difícil entender isso? Vários jovens já perderam a vida nessas festas. Precisa mais mortes para alguns entenderem

  91. Djalma disse:

    Tem que higienizar as Universidades públicas, a começar pela ideologia esquerdopata.

  92. Gilberto disse:

    Mas é permitido consumir bebidas alcoólicas dentro das Universidades? Quando eu estudava isso era proibido.

  93. Universitário disse:

    Eu gosto de beber até cair, eu gosto de ficar loucão nas festas da Faculdade, o Estado não tem o direito de intervir em minha vida privada.

  94. Andrea disse:

    Certíssima!! Nas Universidades públicas do Paraná é proibido dentro e nas proximidades de 100 metros fora do campus.