“A maioria dos viadutos de Brasília encontra-se no mesmo estado”

O Antagonista teve acesso a uma mensagem escrita pelo arquiteto e urbanista Jônatas Bueno, que trabalhou em 2013 em uma empresa que produziu levantamento topográfico e geométrico e inspeção de todos os viadutos da Galeria dos Estados, em  Brasília, onde houve um desabamento hoje.

“Foi constatado na época que havia inúmeros pontos de corrosão das ferragens dos elementos de concreto. É certo que a ação do tempo fez com que as infiltrações fossem se agravando, mas a falta de manutenção preventiva e corretiva pioraram a situação.”

Em fotos da época — que publicamos abaixo — é possível ver que os cabos de protensão sofreram corrosão devido às infiltrações nos locais, mas também por falta de concretagem nas nervuras.

“Ou seja, desde o momento da construção de Brasília, estas estruturas estavam fadadas a sofrerem corrosão e, por fim, colapso, causando o desabamento que ocorreu hoje.”

Um relatório foi enviado para o governo local, mas nenhuma ação efetiva foi tomada.

“A maioria dos viadutos de Brasília encontra-se no mesmo estado. Tomara que o GDF faça sua parte, pois, do contrário, desabamentos como o de hoje serão notícias constantes.”

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 33 comentários
    1. Tudo do jeitinho que o brasuca pediu na cabine eleitoral. Para deixar bem claro: a meu ver o Cabral não tem culpa de nada, culpado por quebrar o RJ é o eleitor que elegeu o Cabral.

  1. Investimentos prioritários do GDF: motos BMW e viaturas novíssimas para os “auditores de trânsito” (nome pomposo para fiscais) do DETRAN, mais de seiscentos novos radares, drones e camêras, além de aumentar as blitzes da lei seca – temos um exército com várias divisões (Detran, DER, batalhão de trânsito da PM, polícia rodoviária) para nos multarem com valores extorsivos em nome de “nossa segurança” e hospitais e escolas caindo aos pedaços, abandonados, e as obras de infra-estrutura esfarelando ou desabando – retrato de um país de trouxas extorquidos para a luxúria dos barnabés do funcionalismo, empresários apadrinhados, e políticos-empresários que fazem fortuna com licitações e leilão de terras públicas (público no caso é a forma de denominar o que é apropriado por essa gentalha…

  2. Quando vejo meu país e sua economia destroçada por 14 anos de desmandos, roubos em todos os cofres públicos por essa canalha lulopetralha, um país sem saúde, educação, infraestrutura urbana e rural, caos na segurança devido ao pacto do crime organizado funcionando em dois lados (governo e criminosos em geral) e que hoje são cangaceiros do asfalto mandando e desmandando e buscando o que os governantes corruptos prometeram para eles, matando cidadãos de todas as classe sociais, terrorismo urbano e rural, ameça por parte de senadores caso prendam o chefe da quadrilha tocarem fogo no país, e para desmoralizar de vez se o “cara” não for preso por ser defendido por um “ex stf” é que teremos a certeza de que a Nação chegou ao fim e somente as FFFA nas ruas para Salvar o Brasil !!!

  3. Sou Brasiliense, o nosso governador gosta de investir o dinheiro público em derrubadas de casas, e até mesmo igrejas. Aí quando é pra investir em manutenção falta a boa vontade e dinheiro…. Eita incompetência!

  4. Alguém vai responder por este crime de negligência? O governador não assumiu o risco de alguém morrer? Governador criminoso e negligente. Quem lembra daquela ciclovia do Rio, que desabou e matou 2 pessoas? No que deu? Deu em nada, claro.

  5. O plano piloto de Brasília foi construído como uma obra só… todinho na mesma época…
    Felizmente até agora só ocorreram danos materiais… mas diferentemente das outras cidades que foram construídas ao longo do tempo e possuem obras de diversas épocas , o que aconteceu é um alerta máximo…
    Hora de arregaçar as mangas e começar a trabalhar…

  6. Morrendo pessoas ou não, tudo vai ficar do mesmo jeito. Quem, quem em sã consciência acreditarei há combate à corrupção no Brasil? Há combate à alguns corruptos. Outros estão blindados, aprovando licitações superfaturadas para obras pecarias no Brasil inteiro! Prender meia corja não resolve.

  7. Brasília nem precisa de terremotos ou furacões para sofrer com desabamentos e destruição.. bastam os ataques de fúria dos “exércitos vermelhos” e/ou a leniência e a incompetência administrativas…

  8. Estão sentindo um FORTE CHEIRO de superfaturamento de obras em viadutos em ano eleitoral?
    Parece que essa queda chegou no momento oportuno!
    Mas deve ser apenas, como disseram há pouco sobre Lula fugir, puro exercício de imaginação.

  9. Deixa Brasília afundar de vez! Deus é Pai! Se Deus quiser, essa porcaria afunda toda de uma vez!
    Não fala em obras, porque senão vão roubar mais bilhões!

    1. O povo trabalhador de Brasília não pode ser confundido com os políticos, a maioria vem de outros estados
      Os governos em Brasília desde que começaram a ser escolhidos em eleições, detonaram a cidade, principalmente os governos lulopetista. Não sabem governar!
      Nomeiam o pior de sua gentalha , principalmente sem concurso
      As administrações regionais entupidas de meliantes e achacadores.
      A Rodoviária Central de Brasília corre sério risco de desabar. Não foi projetada para a carga de veículos estacionados e em circulação!
      Estes estudos que o Antagonista trouxe mostra está catástrofe.
      O comunistao qu projetou Brasília, fez para ele e não para a sociedade