Ministro diz ser contra cobrança de mensalidade em universidade pública

Em sua audiência no plenário da Câmara, Abraham Weintraub disse ser contra a proposta de cobrar mensalidade nas universidades públicas, registra o UOL.

“Eu sou contra o aluno pagar graduação porque sei que a maioria é pobre e não consegue entrar”, disse o ministro da Educação, em resposta ao deputado Emanuel Pinheiro.

Weintraub, porém, sugeriu a possibilidade de as universidades serem patrocinadas por organizações.

“A universidade [pode] ter um patrono, como lá fora. Por que uma organização como a Rede Globo não pode ser patrono da UFF ou da UFRJ? Coloca lá, ‘Campus Roberto Marinho’. É feio isso?”

Pondé recomenda: "Fechem o MEC." CONFIRA

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo disse:

    É pobre porque não estudou ou não trabalhou . Universidade é local de excelência não de um degrau a mais para um "bom emprego". Tem que acabar com universidade pública.

Ler comentários
  1. Juca disse:

    O ministro está totalmente enganado, pobre hoje em dia trabalha e paga faculdade particular; pois faculdade pública e para filhinho de papai, que estuda em escola particular. Cobrança já!

    1. Isso mesmo! Various levantamentos já mostraram que a maioria é de estudantes de alto poder econômico, principalmente nos cursos mais disputados.

    2. Deveria era privatizar tudo. E oferecer bolsas de estudos, por mérito, para quem não pudesse pagar.

    3. Bem lembrado. A esmadora maioria de quem estuda em univ. pública passou a vida só estudando (debaixo da asa dos pais classe média) e conseguiram um resultado maior de quem trabalha e estuda.

  2. André disse:

    Muito comum aluno largar disciplina à toa, demorar o dobro se formar. Faltaram prova minha por causa de jogo. Taxinha de matrícula seria saudável para diminuir abuso. O povo paga essa conta.

    1. Pior é que a maioria, quando termina o curso, faz infindáveis pós graduações e doutorados, dependurados em bolsas de pesquisa infinitas, com teses que não acrescentam nada.

    2. Tem aluno nas universidades que são estudantes profissionais!

  3. Fernando disse:

    melhor ministro de educação dos últimos 30 anos . deu um baile no congresso.. Deu gosto de ver e olha que o bozo nao merece. Mas o ministro me surpreendeu

    1. Surpreendeu, mostrou quem destruiu as Universidades, se ofereceu para o dialogo, comprovou que 2+2=4, e não 13 . O Ministro está de parabéns pela exposição de hoje.

  4. Rodolfo disse:

    Brasil finge que dá educação de graça a todos e os brasileiros fingem que estudam.

  5. Chrisoula disse:

    OFF TOPIC (notícia UOL) - "Paulo Guedes estuda fim das deduções no I.Renda com saúde e educação. Seria forma de reduzir desigualdades já que as deduções favorecem a classe média."

    1. E disse também que, enquanto os pobres custam R$ 100 bi no SUS, os mais favorecidos levam R$ 20 bi nas deduções feitas no I.Renda.

  6. Goose disse:

    Ate parece que empresa no brasil vai pagar para ter campus roberto marinho .. kkk

    1. Ele falou da Rede Globo adotar e patrocinar o campus. O conglomerado GLOBO, ENTENDEU???

  7. Odorico disse:

    Pena, deviam cobrar, principalmente das matérias inúteis de humanas, 95% tem condições de pagar, a elite estuda de graça e o pobre rala para pagar faculdade privada.

    1. Quem banca as Universidades Públicas, realmente são os pobres , com o pagamento dessa montanha de impostos deixados pelos Petistas.

  8. roberto disse:

    Todos deveriam pagar... Esse ministro é um idiota! Hoje, só pobre paga. Os ricos é que se locupletam com o ensino gracioso.

    1. Como todos, se a maioria o próprio ministro falou, são miseráveis. Está correto, patrocinadores seria uma das soluções.

    2. Se pobre consegue entrar em universidade pública também não paga.

  9. EDUARDO disse:

    Se a gente não pagasse 50% de carga tributária e os corrup tos pol iticos não des viassem tudo ... mas pagamos muito não recebemos nada de bom e ainda ouvimos m... do kafta.

  10. Paulo disse:

    O governo erra na comunicação. Bolsonaro prometeu na campanha inverter a pirâmide dos gastos públicos com a educação. CUMPRA a promessa!!! Universidades publicas para filhos de famílias ricas.

  11. José disse:

    Tinha que falar besteira, as universidades públicas são ocupadas pela classe media e alta, que cursaram os melhores colégios pagos do ensino médio.

  12. MARCOS disse:

    Sou favorável a cobrar de quem é rico e tem dinheiro para pagar os melhores cursinhos e escolas, que são a maioria do que estão lá. O dinheiro poderia ser investido em pesquisa. Desafogaria o gov

  13. Ivan disse:

    Mas ele está certo. Grana pra F1, copa etc etc sempre correu solta. Porque não dar pra educação também?! Essa imprensa é hipócrita!

  14. EDUARDO disse:

    Esses bolsonhentos vão cobrar consultas no SUS. Merenda escolar vai ser paga pelos alunos. Políticos corr uptos desvi am verbas e nós que pagamos. Fora bolsopatas.

  15. Edu_Brasil disse:

    Tem que cobrar de quem pode e o de baixa renda que for reprovado tem que pagar para lecionar a disciplina novamente. O governo tem que aprender a fazer dinheiro sem aumentar os impostos.

  16. VergonhaSTF disse:

    A maioria pode ser pobre, e , por isso mesmo a Universidade Pública tem que ser paga por aqueles que podem pagar. Sejam valores de acordo com a renda ,mas como contribuinte eu não quero bancar.

  17. Pedro disse:

    Errado o Ministro, quem pode pagar deveria.

  18. VergonhaSTF disse:

    Em Universidade Pública, a gratuidade é uma faca de 2 gumes, pois muita gente não valoriza porque não paga, e aí leva nas co.xas. O único cotista que eu não me incomodo de bancar é o do Méri

  19. Klinger disse:

    Parabéns ministro. Depois dessa, se demita por gentileza.

  20. Marcelo disse:

    Por essa eu não esperava! Como é que ele não sabe que quem está nas universidades públicas são filhos de classe de maior renda, que pagam as melhores escolas para ingressarem naquelas instituico

  21. Marcelo disse:

    Vamos parar com essa hipocrisia! Quem pode deve, sim, pagar universidade pública! Simples!

  22. claudio disse:

    Da onde vem a grana para esse pseudo protesto?

  23. Melissa disse:

    #MP870VotoNominal Não deixe de ver o video www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=3c619n-s1UY

  24. Mello disse:

    Pelo amor de Deus ministro, a maioria que estuda nas federais tem grana. De qq jeito poderia ser estabelecida uma renda mínima e isentar o pessoal q tem menos. Pronto.

  25. Pragmático disse:

    Ué? Com a palavra, bozotralhas. Ministro melancia? O que o Bozo dizia não era privatizar tudo? E cobrar nas públicas? Tem vídeo disso, falou até em campanha.

    1. Cobrar? Tá doido. E ele falou basicamente em privatizar a universidade