MPF abre investigação de improbidade sobre ministro da Educação

O MPF abriu uma investigação do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, por suposta improbidade administrativa, informa O Globo.

Trata-se do caso das cartas enviadas pelo MEC às escolas com o slogan da campanha de Jair Bolsonaro (“Brasil acima de tudo. Deus acima de todos”).

O MPF vai avaliar se o uso do slogan viola o artigo 37 da Constituição, segundo o qual a publicidade de órgãos públicos não pode incluir nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades.

Em audiência pública no Senado no último dia 26, Vélez reconheceu que o episódio foi “um erro”.

Bolsonaro tem a chance de entrar para a história. Mas ele precisa vencer seus principais adversários. SAIBA MAIS AQUI

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 135 comentários
  1. Infelizmente ao pedir a divulgação do slogan de campanha ele se colocou em uma situação complicada. Como houve retratação e o slogan não foi divulgado entre os alunos, talvez não dê em nada a

  2. Que bom que os procuradores de Curitiba “acordaram” seus colegas do resto do Brasil, que durante o governo mais corrupto da história ficaram a dormir em berço esplêndido.

  3. É interessante a diferença no tempo de reação de determinados setores da “justiça” brasileira, em relação aos envolvidos e à classe dos casos… Uns são instantâneos, outros caducam!!!

    1. O erro, se existiu, foi somente do ponto de vista político. Eu li o tal comunicado e não vi ordem para que as escolas usassem o slogan, mas apenas o uso deste em uma correspondência governamental.

    2. Não chegou a ser implantado por que a imprensa, a OAB, as entidades educacionais denunciaram. Agora, projeto para educação, NADA!

  4. Episódios de promoção do partido PT não faltaram nestes 14 anos deles no poder! Alguma vez viram o MP agir? Tem uma cidade do Rio que os alunos vestem camisas com cores da bandeira de CUBA!

  5. Quando Gilmar Mendes critica o MPF o faz com certa razão. O MPF que está abrindo a ação não tem outra coisa pra fazer? Não há outros casos de corrupção mais rumorosos que precisam de investig

  6. As escolas estão cheias de drogados, violência de todo tipo, tanto moral e física, ideologia de esquerda, desvio de verbas, olha a merenda SP, e gente se incomodando com Hino Nacional e DEUS?Me pou

    1. É exatamente por isso seu o MPF também é criticado por alguns juízes sérios. Às vezes o MPF age como um braço das esquerdas brasileira. Como não confio no STF também não confio no MPF.

  7. Desgraçar gerações inteiras em sala de aula = sem problema, quem reclama está “censurando”. UMA FRASE em uma correspondência = criminoso, improbidade, pune, ferra ele, fora!

  8. Ora, nos governos petistas quizeram até plantar flores vermelhas em forma de estrela e só não foi feito porque o jardim é tombado e saíram pintando estralas vermelhas por todo lado e o MPF fez na

  9. Responder a processo por ter: cantado o hino nacional e pregado o slogan: Brasil acima de tudo e Deus acima de todos. Que crime grave!!! 😳 nossa, ministro perverso. Roubar merenda de escola é norm

    1. Sim Munick, roubar merenda de escola, colocar a polícia civil de SP para investigar o povo na internet, ter o Gilmar para soltar etc, é absolutamente normal para o PSDB.

  10. O slogan de campanha foi esse. Foi retirado. Com o slogan retirado, o fato é que o Brasil, seu hino, e o caráter cristão da maioria do povo, permanecerão. O governo seguirá falando de Deus.

    1. E se o próximo presidente for Umbandista e fizer seu filho bater tambor? E se for muçulmano e dizer que vai ter que rezar para Allah o que vc vai achar? Estado laico amigão.

  11. Depois de toda roubalheira identificada no País. Depois dos indícios de possíveis mal feitos no próprio MEC, vem MP gastar energias para este bárbaro crime do Ministro, por favor…

    1. Bolsonaro incompetente, Velez outro incompetente, o Temer eh um ladrão, claro que sim, porem, não implantou ideologia no MEC, eh tanta trapalhada nesse governo que da saudade do Vampiro Idoso.

    1. Olhem as dezenas de criminosos que trabalhavam na esplanada na época dos governos petralhas! Isso pode? A esquerdalha tem criminoso amigo, não é de hoje!

  12. Curioso. Minha esposa é professora do Município de Nova Iguaçu. Quando Lindbergh era prefeito, TODOS os documentos tinham uma estrelinha do PT. Até o controle de notas e presença de alunos.

  13. Um governo que reclama de ideologia e assim que tem oportunidade faz uma trapalhada dessa, que ministro incompetente, coloque alguém de carreira no MEC para que se valorize a educação.

  14. Que besteira! Deus e Patria são exaltados, que pessoa está sendo beneficiada? Absurdo e mais uma ilegalidade dos comandado de dodge. Contra o beiçola nada? Contra Bolsonaro e seu governo, todo rigo

    1. Verdade! As universidades um caos e o MPF preocupados com cantar o hino nacional e com o slogan: Deus acima de tudo. Estou perplexa com esta investigacao. Falta serviço? E o GM vão investiga lo?

  15. Deveriam investigar o Gilmar Mendes, o Pimentel de MG, o Renan, e vão investigar o ministro pq bandou na carrinha para as escolas pedivdo p cantar o H Nacional e a frase: Deus acima de todos. ufa!!

    1. É na verdade cantar o hino nacional é una proibição da esquerda é Deus acima de todos par esquerda, são togados olímpicos.

    2. Deus não precisa saber de gestão pública. Bolsonaro sim. Largar a bomba na mão de deus é covardia da boa.

  16. O sujeito merece ser demitido por ser incompetente. Na época do PT, esses BABACAS aceitavam passivamente o material escolar com conteúdo político e sexual. Não encham o saco.

  17. Como um Estado, através de um governo, consegue obter tanto prejuízo para mercado interno em tão pouco tempo? Por que à exceção de alguns YouTubers ninguém mais fala no assunto?

    1. A prioridade da mídia é ajudar Bolsonaro a aprovar a reforma da Previdência. Depois, ele já poderá cair. Contudo, acredito que a queda venha antes.

  18. Estão gastando o dinheiro do cidadão para fazer picuinha política e ferrar o governo. Vão destruir o país se necessário para a esquerda voltar ao poder. Que ninguem se engane quanto ao risco dis

  19. velez .abra a vela e veleje de volta para a colômbia.através do mar de lama que virá dentro em breve desse novo desgoverno. o pornobolso deve procurar um outro estranja no saco do trump,novo herói

  20. MPF que vá à *erda!! Porque não investiga Gilmar, Toffoli e respectivas esposas???? Essa incapaz molóide indicada pelo Temer tem que vazar logo. Precisamos de um PGR de verdade como Deltan!!

  21. Vai ser este festival de ataques agora. A justiça vermelha funcionará a pleno vapor para derrubar o país e abrir caminho para volta da esquerda ao controle e implementação da cleptocracia. Vai ve

    1. Exato. A imprensa canalha mal noticiou. Sequer os órgãos oficiais do DF, que é uma cidade tombada, tomaram providências. Vivia-se numa vigarice comunista!

  22. Fiquem olhando. Não basta ‘parecer honesto’. Tem que saber administrar. Vão começar a estourar os pedidos de impeachment de Bolsonaro que se fomentam nos bastidores.

    1. E o que eu tenho a ver com sua mediocridade, amigo? Olha, fica ligado que 81 milhões não votaram no imbecil. Os votos úteis derreteram. Aprovação de apenas 37% e caindo. Presta atenção.

  23. Olha o que o MPF se preocupa. O Brasil tem alguma chance de dar certo com um MP e Justiça dessas? O próprio Ministro já admitiu o erro ( slogan e filmar sem autorização ) de resto foi PERFEITO

    1. Será arquivado, porque o “erro”não se concretizou. Ele mesmo voltou atrás. Mas vão gastar NOSSO dinheiro para abrir o Processo. A Imprensa de Extrema-Esquerda noticia para desgastar o Governo…

    2. Como alguém de bom senso pode ser contra hastear a BANDEIRA e cantar o HINO do seu país? MPF vá caçar CORRUPTO, BANDIDO e recuperar o DINHEIRO, para isso que vocês são muito bem PAGOS por nós

    3. De qualquer forma, um juiz sensato, pode arquivar o processo. Porque essa utilização de slogan de campanha/governo é grave no potencial de influenciar voto, por exemplo.

    4. Essa turma não passa de um bando de barnabés que não produzem 1 único centavo pro PIB brasileiro, não geram empregos, riqueza… só gastos públicos! E querem derrubar JB pra melar reformas.

  24. É possível de que a pessoa responsável por inserir o slogan seja de extrema (esquerda ou mesmo direita). A falta de profissionalismo e ética no trabalho é um caso sério replicada pelo país.

    1. Parece mesmo q faltou uma assessoria competente ao Velez. E ele corrigiu o erro. Afinal a Administraçao Publica pode fazer isso e o MPF sabe disso.

    2. Todos concordamos que o Ministro errou ( pareceu desconhecimento da legislação ) mas voltou atrás no dia seguinte diante da repercussão. Gastar DINHEIRO PÚBLICO, nosso. Para abrir INVESTIGAÇÃO?

    3. Não duvido nada. Porque o MEC é um antro de petralhas e esse erro é tão grosseiro que qualquer assessoria jurídica furreca poderia ter avisado o ministro que não pode.