“O País vive um momento bastante complicado de instabilidade psíquica”

O diretor do Conselho Federal de Psicologia, Pedro Paulo Gastalho de Bicalho, disse ao Estadão que a entidade tem recebido um número expressivo de relatos sobre as consequências psicológicas do processo eleitoral.

“Em 20 anos de profissão jamais vi algo parecido, o País vive um momento bastante complicado de instabilidade psíquica.”

O quadro de desequilíbrio emocional, diz a reportagem, ficou tão evidente que psicólogos e terapeutas de diversas correntes estão promovendo as chamadas rodas de conversa e acolhimento — as ações funcionam como grupos de terapia coletiva.

“No dia seguinte à realização do primeiro turno das eleições, a psicóloga Tatiana Bacic Olic atendeu dez pacientes em sua clínica, em São Paulo. Naquela ocasião, todas as consultas, sem nenhuma exceção, foram pontuadas pelas angústias e medos despertados pelo ambiente político do País. ‘Muita gente chegou dizendo que não conseguia dormir, com crises de choro, deprimidas ou mesmo tomando medicamentos’.

O que aconteceu no consultório de Tatiana se repetiu em outras clínicas e divãs pelo Brasil.”

Bolsonaro x Haddad: o que a grande imprensa não conta para você está AQUI

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 257 comentários
  1. O brasileiro faz tempo que tem “instabilidade psíquica” por ter de trabalhar muito (os que ainda tem emprego), pagar elevados impostos, custo de vida alto, criminalidade, insegurança . . .

  2. Essa geração que apoiou e mamou nas tetas dos 13 anos de PT é a mais mimizenta jamais vista desde o Brasil colônia. Não dá para construir um país minimamente decente com esses trastes…

  3. Diagnóstico : “Síndrome de abstinência de mortadela”! Tratamentos indicados:
    1º:”Desintoxicação das drogas petralhas”! 2º:”Internação compulsória em presídio de segurança máxima

  4. Quem deve estar perdendo o sono, o apetite, a alegria, são os comunas. As pessoas de bem estão entusiasmadas e prontas para cravar 17 dia 28. Esse “mi, mi, mi” é falta de rola.

  5. Certamente,os funcionários públicos,petistas sem noção,amantes da Sinecura,ou seja vampiros do Estado e zumbis comunistas…São e serão os maiores clientes…A adaga de prata reluz…

  6. Este “Conselho” está aparelhado! No auge dos assassinatos de manifestantes na Venezuela se prestaram a ir lá e fazer um simpósio “explicando” a violência dos manifestantes! São Maduro!! FDPs!

  7. Fruto de uma guerra psicológica travada pela esquerda, que promove neurose e histeria para capitalizar votos. Basta ver os argumentos de ambos os lados e quem abraça uma pauta emocional.

  8. Há 1 mês eu tive Herpes Zoster (cobreiro), vírus de quem já teve catapora. Meu médico disse que foi devido ao stress por causa da política, cada um reage de maneira diferente. Esse PT adoece o B

  9. Eu continuo tranquila, tranquila…chegou a hora esperada!a hora da virada!a hora da mudança!brasil acima de tudo!Deus acima de todos!pensando assim, ninguém vai precisar de divã!!!

  10. Caro Gastalho, se tivessem perguntado aos pacientes em quem eles votaram, diriam que haviam votado no haddad. Pacientes com grana. Pois a maioria dos não têm dinheiro para consultar psicólogos.

  11. Com todo respeito que a comunidade médica merece, eu acho é que o Brasil abriu os olhos (e vai abrir ainda mais) e vive um grande momento de estabilidade cívica e de querer o melhor. J B 17

  12. Lula, Haddad, Dilma, Dirceu, Pimentel, Ciro, Cid, Falcão, Marinho, Suplicy, Alckmin, Aécio, FHC, Gleise, Lindenberg, Vanessa, Renan, Juca, Maluf e eu etc. Todos psicopatas. Hasta la vista baby!

    1. Tratamento psicológico de pobre é levantar antes do nascer do sol, preparar a marmita, tomar condução lotada, e ralar 14 horas por dia. Muito “mi, mi,mi” de quem não tem o que fazer.

  13. A sociedade está sofrendo por mais essa violência lançada pela esquerda. O pt roubou nosso dinheiro, nossa paz e nossa saúde mental e física. Fizeram um estrago, mas estão no fim.

  14. Meu Querido Cidadão sim os brazucas estão loucos também com as Fake Press, ka rapina política, com as alopradas da Foice de SP. Faiz um favô pra moi ? Vou acionar a Hydra pra te mandar pro Brasi

  15. Há muitos vídeos de choro e esperneios por parte de adultos americanos infantilizados, quando Trump venceu a eleição. Agora os snowflakes brasileiros mostrarão do que são capazes, quando contrar

  16. A maioria é formada por “intelectuais”, “pensadores” e “professores universitários” que estão vendo a distopia que criaram e nutriram por anos ruir com muito barulho na frente deles.

  17. O Brasil precisa é criar ambiente favorável ao SURGIMENTO de emprego para essa gente desorientada! Problema psicológico, normalmente, é coisa de gente desocupada! Trabalhando a crise passa!

  18. Va cuidar da sua vida. Fica inventando factóides par aparecer na mídia q não deveria dar espaço a esses caras. Semana passada foi publicado aqui as opiniões de 3 psicólogos q meteram o pau no Mi

  19. VERDADE…estou abalado psicologicamente mesmo…..se não se configurar a verdade necessária dos fatos ….pode ter certeza que passarei agir de forma esquizofrênica…..cuidado petistas , não for

  20. A esquerda esculhambou a psicologia no país. Existe uma turma chamada de “psicólogos de esquerda” o mesmo que piloto com medo de altura, são psicólogos admiradores de ditadura, são loucos?

  21. OAntagonista é um espaço democrático. Deixa até um petralha sem-noção como esse cidadão vir falar asneiras aqui. Desabafar aqui é o melhor e único remédio para os problemas psicológicos da

    1. Amancio, pelo menos aprenda a escrever antes de tentar fingir que não é um petista se passando por apoiador do Bolsonaro!

  22. Muitos jovens estão influenciados pelo discurso pseudo-libertário do PSOL, o mesmo partido aliado ferrenho de Nicolas Maduro e de Kim Jon-un, ditador da Coréia do Norte. Imaginem o nó mental.

  23. Se posicionou contra a Cura Gay e é outro que vai perder a mamata. Os brasileiros não estão sofrendo de nada não, só querem e estão na ansiedade, no frisson de colocar um pé na bunda de vocês.

  24. Sr. Pisquiatra, são 13 milhões de brasileiros desempregados, sujeitos à criminalidade e falta de saúde que aumentou com os governos petistas! Lula, Dilma e seguidores devem ir para o manicômio!

  25. as universidades e a mídia ocupada pelos universitários são uma grande fonte de neuroses.. pior que, como o cérebro é plástico, erros lógicos e preconceitos toscos causam danos cerebrais sério

  26. Está certíssimo! A ladra gentalha finalmente terá que trabalhar ou se suicidar. Mas já é sabido que irá curtir a vida com os bilhões furtados. Ir a psicanalista é chique, é coisa de “soçai

  27. O que esperar de um povo que acordou de uma ilusão implantada com requintes psicopáticos de ideologias da esquerda podre e que agora mostrou-se uma enganação que tem se erradicada das nossas mente

  28. Muitos ja estao de malas prontas para cair fora do país se der PT( Peerda Totl). Eu vou pro Uruguai… Perto e dá de MIL A ZERO nessa bosta e que vai virar Hiper bosta se der Perda Total( PT).

  29. é interessante ver a diferença no estado de espirito das pessoas. Eu vejo amigos que votam no haddad realmente desesperados, achando que a vida deles estarao em perigo a partir de 2019.

    1. Uns irmãos meus estão nessa. Psicoterapia para quem não cresceu no tempo certo. O complexo de Édipo afeta os infantes mentais diante de um enfrentamento tardio do pai. Medo dos homens alfa. Hister

  30. Não vejo isso a minha volta, no trabalho, família e amigos. Devem ser os militontos petistas de cabeça lavada que acreditam nas histórias espalhadas pela cúpula do PT de que a ditadura vai voltar

  31. O CFP é aquela madraça petista que quer cassar psicólogos que ousem tratar de homossexuais que os procurem,a não ser que seja para reforçar esse comportamento. Sua revista é o Manual Ilustrado d

  32. Essas crises atingem os petistas lobotomizados que ainda não tinha visto cair a ficha! O choque de realidade ao saber que vão ter de trabalhar e respeitar as leis está acabando com eles!

  33. Todos apavorados com a perspectiva de viver em um país presidido por alguém que defende a “Ordem e Progresso”, com respeito às leis e com o trabalho, ao invés de defender a bandalheira. #CHORAPT

    1. É verdade. Fico doente quando ouço algum petista falar em DEMOCRACIA. É muita safadeza, calúnia, invencionice! Logo eles que adoram uma ditadurazinha!!! ARGH!!!!

  34. O Brasil está fazendo uma revolução de dar inveja àquelas onde morreram milhares/milhões! Isto, seu Psi, é algo muito elevado…!!! O mundo vai aprender com o Brasil, pode ter certeza!!!

  35. A sociedade vermelha de sindicalistas corruptos, estudantes e professores marxistas, desmoronando. A volta dos verdadeiros valores, cultura e economia livre. Muito choro e chilique daqui para diante.

    1. Renata, o que Dirceu disse é pior ainda que isso. Ele disse que quer vencer a eleição E tomar o poder – e que as duas ações são diferentes. Ou seja…

    2. Vamos nos preparar para o troco dessa gente. Eles farão o que o PT sempre fez em governos de outros partidos: greves, arruaças, quebradeiras. Vão dar uma trabalheira danada.

  36. Isso começou em 2002, quando elegeram Lulla presidente e por 13 anos o país ficou doido, com monte de “instáveis psíquicos” .. pior que tem gente que vai morrer PT… loucos de pedra…

  37. Se isso for verdade, a instabilidade psicológica com certeza está atacando apenas os esquerdopatas, por causa da perda da boquinha. Todos as demais pessoas decentes estão felizes com a vitória do

  38. O diretor do CFP está depressivo e insone porque milhões acham que viver de receita compulsória paraestatal, tirando do suor dos psicólogos para patrocinar apoio aos petistas, é algo que tem de a

  39. Corto a bola esquerda se esse pessoal não atende gente com estrutura mental esquerda. Angustiados todos estamos, mas ali é caso pra estudo. Aliás, Jordan Peterson fala da desconexão marxista e seu

  40. Tenho constatado muita turbulência sim neste período,embora considere natural diante de tempos de mudança.A incerteza do futuro é ansiógena,mas do jeito q estava também não dava.

  41. Isso foi desenvolvido pela esquerda. Criticaram tanto o medo e a esperança com Regina Duarte. Agora eles trabalham no medo da população sobre a possível vitória de Bolsonaro.Só os mais alienados

  42. Com o PT , fomos a locomotiva dos pobres e ditadores. O PT ganhava polpudas comissões lesando o Brasil. Agora seremos o último vagão dos ricos e prosperar , sem as tolas amarras ideológicas.

  43. Sou psicólogo e posso afirmar com certeza absoluta que o CFP e os CRP’s são todos cutistas e defensores da “ideologia” lulopetista. Conforme o G1 a candidata a vice pelo PT na chapa de Luiz Marin

    1. Leia-se o cara que é oriundo da UFRJ que esta nas mãos do PSOL lá no Rio faz parte de um Conselho APARELHADO do petismo. Diga-se de passagem foi convocado pelo Jean Wyllis e foi contra a Cura Gay.

    2. Sim, João, me lembro de quando fui pegar meu crp e ser obrigada a passar por uma constrangedora cerimônia de doutrinação.

    3. Candidata a vice pelo PT na chapa de Luiz Marinho ao gov de SP, ANA BOCK foi PresidentA do CFP, do CRP e da Federação Nacional dos Psicólogos. XÔ PT! XÔ psicólogos vermelhos.

  44. Seu Pedro Paulo, o senhor está totalmente enganado, não conhece nada do “fenômeno” chamado “conscientização”..!! O país está fantástico, tudo aquilo q criticávamos nele, está deixando de

    1. Exatamente…!!! São estes profissionais enlatados q diziam q o brasileiro só pensa em carnaval e futebol…!! Continuamos pensando, mas , agora, muito na política, também..!!!

  45. Rarararará Aposto que 99% da clientela que entupiu os consultórios de psicólogos vermelhos são jornalistas da Folha e da Globo, artistas desmamados da Rouanet e comissionados que perderão as boqu

    1. Ou Simancol… talvez até uma viagem pra acalmar os nervos… Venezuela… Cuba… Nicarágua… dá pra ir a pé! #B17

  46. Podem ser preparar para mais DESEQUILIBRAMENTO da turma canhota. Para essa turma é intolerável viver num mundo me Normalidade. Felizmente o Brasil descartou boa parte dos resíduos da canhota

    1. Nada contra bolsonaristas. Falo de bolsominions. Essas pragas demoníacas. Petistas de sinal trocado. Quando se pensa que vai se livrar dos lobotomizados da esquerda, aparece esse pessoal.

    2. Esses são os esquerdistas. Agora, os bolsominions, esses se passarem perto do hospício são puxados por vácuo lá pra dentro. Esse pessoal atira pedra na lua e pensa que acerta.

  47. Que receitem mais Rivotril pra essa gente vermelinha, porque vem mais condenações do Lula ainda esse ano. O processo do Sítio já está na das alegações finais e sairá uma nova canetada do Moro.

  48. Pior ainda vão ser as consequências judiciais para os corruptos que até agora nadaram de braçadas. O chefe da gang, já está preso, mas muitos ainda lhe seguirão no seu destino. Preparem-se petr

  49. A culpa do MIMIMI desses mileniais é do próprio PT e suas fakenews sobre nazifacismo bolsonariano… Mas esse povinho nutella não percebe o quão próximo o PT está do bolivarianismo chavista.

  50. A esquerda fez de tudo para vender o medo nessas eleições. Dentro da bolha, a própria esquerda comprou esse medo. Agora, recorram ao divã, deixem suas bolhas e desfrutem da modernização econômi

    1. Foi convocado pelo Jean Wyllis para e se posicionou contra a Cura Gay. Sim CFP e os CRP estão todos aparelhados como a própria UFRJ nas mãos do PSOL.

    1. Não e não me interessa só sei que os E.U.A. estão em grande prosperidade com o Sr. Donal Trump no poder. Lá psicólogo trabalha não vive pendurado $$$ em Conselho que recebe verba !

  51. Esse pessoal nunca ficou de castigo, nunca levou tapas ou ouvir a verdade. Agora, cheias de mimimi, estão ‘chocadas’ com a realidade. Isso que dá abraçar ideologias de psicologos socialistas…

  52. O Brasil atual não coisa para gente fraca. Mas, estamos quase lá. Vai ser uma faxina geral. E aí, os psicólogos e psiquiatras vão ter muito trabalho – o salário some, mas os boletos, não!

  53. Bem parece que o velho ditado da angustia de quem tem culpa no cartório, ou quem tem o C da marcia tribufu tem medo. O medo associado a suas más ações, perda da vida boa e exposição de atos pu

  54. Indago: Esses tais angustiados são comunistas? São ladrões? São sindicalistas? São os políticos vermelhos? São os mamadores da Lei Rouanet? São os comparsas do presidiário? SIM? Então tá..

    1. Dúvida: com a abertura política, quem chegou ao poder, trouxe junto o narcotráfico? Somos um Narco Estado, por isso o aumento brutal de assassinatos a partir de 1990?

    2. Dados Google, assassinatos no Brasil. 1980-13.910, 1985-19747, 1990-31989, 1995-37.129, 2000-45.360, 2005-47.578, 2010-49.578, 2015-58.383. População: 1980 – 121,2 milhões. 2015 – 206 milhões.

  55. Há 4 anos atrás eram os direitistas e ninguém falou nada ou nos “acolheu”. (Claro que não somos tão histéricos) Agora viramos a mesa. Se virem também. Lutem como garotos e garotas, ué..

  56. Ah tá. Avisa os psicólogos por aí pra melhorarem a abordagem que o problema mesmo é o desemprego aviltante. Tá bom que varrer uma quadrilha de bandidos da governança brasileira causa piti. Ta bo

  57. Tem um destes cararinhas “os Freud fraudulentos” q foi à Venezuela e tirou uma foto com o Maduro.É um desespero só, de fascistas agora nos acusam de peturbados coletivo.Vão à m.erda.

  58. O que aconteceu no consultório de Tatiana, no seu no meu e de tantos, é mesmo um desequilíbrio emocional! Sabemos quem é lula e quadrilha, o medo que assola é de fraude, de agressões, de golpe d

  59. Não existe instabilidade psiquíca! O que há são partidos revolucionários de esquerda que saquearam o país, o povo brasileiro, para instalar um regime socialista-comunista identico a Venezuela.

  60. Insegurança psíquica causada por outros fatores que desaguaram no desequilíbrio. O ambiente conturbado no Brasil atende os interesses hegemônicos de dominação, sem apoio em fatos!

  61. A vitória esmagadora de BOLSONARO está fazendo a esquerda caviar pirar. Perderam as boquinhas e agora a MERITOCRACIA vai imperar. Nada como uma enxada para curar frescuras e chiliques.

    1. É vero! Estou tranquilo, não roubei e não detenho cargo loteado, como a petralhada. Nas horas de folga bebo uma geladinha para distrair e isto me evita uma consulta no divã – coisa boa e barata!

  62. Este é o legado do PT. Entristeceu e amedrontou o Brasil. Este segundo turno foi desnecessário. Precisaremos de pelo menos mais 10 anos para arrumar o casa . Lula o farsante, nosso maior erro.

  63. Esse sr. fala de qual país, 10 pessoas podemos abranger 120, 130, 140, 150 milhões de eleitores, quer aparecer?, p/ os brasileiros, a roubalheira, a corrupção, passou da conta, transbordou, CHEGA!

  64. Será necessário que Ibope e Datafolha façam uma pesquisa no consultório deste doutor. Creio que 99,99% são pacientes petistas e assemelhados em pânico pela expectativa das tetas secas. Nada de f